Francisco celebra de surpresa o casamento entre um guarda suíço e uma brasileira

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

17 Julho 2018

E quem esperava que, no último sábado, o Papa Francisco iria chegar em Santo Stefano degli Abissini, onde estava sendo celebrado o casamento entre um guarda suíço e uma funcionária dos Museus Vaticanos? Os esposos, Luca Elia Maria Schafer e a brasileira Letícia Vera, enviaram ao pontífice o pedido para participar de suas bodas, mas não esperavam tanto. Bergoglio, em vez disso, sem qualquer pré-aviso, foi até a antiga igrejinha do Vaticano, que se encontra no largo homônimo atrás da basílica de São Pedro.

A reportagem é de Salvatore Cernuzio, publicada em Vatican Insider, 16-07-2018. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Francisco durante a celebração-surpresa do casamento de um guarda suíço e uma brasileira (Foto: Reprodução/ Instagram)

As pessoas presentes ficaram totalmente incrédulas, a começar pelo padre Renato dos Santos, o sacerdote brasileiro encarregado de celebrar a função, que foi pego de surpresa quando, entrando na sacristia para se preparar para a missa, encontrou o papa a esperar sentado e sorridente.

“Nunca na minha vida eu pensaria em encontrar o papa em uma sacristia”, declarou ele em uma entrevista ao Vatican News. “Os convidados se perguntavam uns aos outros se aquele que eles viam diante deles era de fato o Papa Francisco.”

“Eu vi nele – disse o sacerdote – o verdadeiro pároco que cuida das suas ovelhinhas da paróquia, com toda a sua doçura e ternura.”

Quem difundiu a notícia do improviso papal foram os outros padres presentes na igreja através das suas redes sociais. Em particular o Pe. Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor-Corcovado (Rio de Janeiro), que, na sua conta no Instagram, publicou a foto do pontífice com os esposos, acompanhada pela legenda: “Olha quem veio fazer a surpresa! Papa Francisco sempre surpreendendo!”.

Na sua homilia – conta o padre Renato dos SantosFrancisco indicou três ações para viver plenamente o dom do matrimônio: “Começar, parar, retomar o caminho”. O pontífice “traz no coração o valor do matrimônio”, observou o padre. “Nele há amor por esse sacramento que dá início a uma família e que quer colocar Deus no centro.”

Não é a primeira vez que o Papa Francisco preside um casamento no Vaticano: é preciso a cerimônia nupcial de 20 casais em São Pedro, em setembro de 2014, ou a dos dois cônjuges surdos celebrada na capela da Casa Santa Marta, em julho de 2016. Sem esquecer, no filão das surpresas, as famosas “bodas no voo” dos comissários de bordo chilenos no avião em que o papa viajava durante a viagem de janeiro ao Chile.

Leia mais