22 Mai 2018
Dois homens em situação de rua morreram hoje (21) em São Paulo, quando foi registrada a madrugada mais fria do ano. De acordo com o padre Julio Renato Lancellotti, da Pastoral do Povo da Rua, eles não tinham sinais aparentes de violência, por isso há suspeita de hipotermia.
A reportagem é de Fernanda Cruz, publicada por Agência Brasil, 21-05-2018.
“Moradores de rua podem ter uma patologia preexistente, uma doença cardíaca, pulmonar, hepática e se expõem à baixa temperatura sem uma proteção, sem agasalho”, disse o padre. Os homens ainda não foram identificados.
Um dos corpos foi encontrado próximo ao terminal de ônibus Parque Dom Pedro e o outro estava na Avenida do Rio Pequeno. Eles foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML), que vai investigar a causa das mortes. A Secretaria Estadual da Segurança ainda não se pronunciou sobre o caso.
A pastoral pede ajuda à população, pois está com baixo estoque de cobertores e roupas de frio. Doações podem ser levadas para a Casa de Oração, na Rua Djalma Dutra, número 3, no centro, e para a Paróquia São Miguel Arcanjo, na Rua Taquari, número 1.100, no bairro Belém.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de São Paulo registrou hoje, às 6 horas, a menor temperatura do ano, de 9,6 °C. A queda nas temperaturas chegou no sábado (19) com a intensa massa de ar frio e seco de origem subpolar.
A previsão para os próximos dias é que a massa de ar frio se desloque lentamente para o oceano, perdendo intensidade, provocando aumento gradativamente das temperaturas. Os dias devem ser ensolarados e com poucas nuvens.