O Papa Francisco visitará em janeiro Puerto Maldonado, na Amazônia Peruana

Papa Francisco | Foto por Luis Ruiz Tito, Presidencia RD, Flickr

Mais Lidos

  • Cristo Rei ou Cristo servidor? Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Dois projetos de poder, dois destinos para a República: a urgência de uma escolha civilizatória. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • Desce da cruz: a sedução dos algoritmos. Comentário de Ana Casarotti

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

22 Junho 2017

O Vicariato Apostólico de Puerto Maldonado (Peru), cujo bispo sempre foi dominicano, receberá em janeiro do próximo ano a visita do Papa Francisco. A Santa Sé confirmou as cidades que o Santo Padre vai visitar durante a sua Viagem Apostólica ao Chile: Santiago, Temuco e Iquique, de 15 a 18 de janeiro de 2018; e no Peru: Lima, Trujillo e Puerto Maldonado, de 18 a 21 do mesmo mês.

A reportagem foi publicada por Ecclesia Digital, 20-06-2017. A tradução é de Henrique Denis Lucas

Para o Monsenhor David Martínez de Aguirre Guiné, Bispo do Vicariato de Puerto Maldonado, a visita do Papa Francisco ao Peru e, especificamente, a Amazônia peruana é uma alegria imensa: "Para o nosso Vicariato Apostólico de Puerto Maldonado (La Convención, o Purús, o Bajo Urubamba e toda a província de La Convención), uma oportunidade única para despertar e reavivar a nossa vida como seguidores de Cristo. Um grande incentivo para assumir a nossa identidade amazônica e responder a partir do Evangelho ao grito da terra e ao grito dos pobres, tal como o papa nos diz na Encíclica 'Laudato si'.

Martínez de Aguirre garante que para os povos da Amazônia é um reconhecimento que ergue a sua auto-estima: "o fato de o papa querer visitar nossa casa, nos ouvir e falar, é um grande incentivo para tomarmos consciência de que no projeto da Casa Comum, nós também somos importantes".

Para o bispo dominicano esta visita também tem um olhar de projeção evangélica: "Para toda a Mãe de Deus, uma oportunidade de nos deixarmos interpelar pelo Evangelho e um incentivo para tornar a nossa terra um lugar de acolhida fraterna para o papa e para todos os irmãos que queiram contribuir com algo positivo para a sociedade".

Além disso, a Visita Apostólica será uma grande alegria para o povo: "Eu sei que cada família, cada comunidade, cada paróquia, cada instituição se sentirá motivada a preparar esta visita do papa ao nosso país, e este movimento irá gerar uma convivência alegre e positiva para a nossa terra da Mãe de Deus e, finalmente, para toda a zona sul do país", declarou o bispo.

Vicariato Apostólico de Puerto Maldonado

O Vicariato Apostólico de Puerto Maldonado, atribuído à Ordem dos Pregadores, é uma província eclesiástica da Igreja Católica no Peru e está sediada na localidade de Puerto Maldonado, na região de Madre de Dios.

Durante o pontificado de Leão XIII, em 1900, a Prefeitura Apostólica de Urubamba foi criada nomeando o Rev. Padre Ramón Zubieta, OP, como Prefeito Apostólico da missão de Santo Domingo Urubamba. Em 1913, o Papa Pio X elevou a Prefeitura a Vicariato Apostólico de Urubamba e Madre de Dios. Mais tarde, mediante Decreto do ano de 1949, recebeu o nome atual de Vicariato Apostólico de Puerto Maldonado.

O atual bispo do Vicariato Apostólico é o irmão David Martínez de Aguirre, dominicano espanhol que recebeu a ordenação episcopal em 2015. No Vicariato trabalham frades dominicanos da província de Hispania, que estão presentes em sete missões e desenvolvem inúmeros projetos de evangelização e de solidariedade apoiados pelo Secretariado de Missões da Selva Amazônica.

Leia mais