• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Um só no Espírito: católicos e pentecostais celebram o Pentecostes com Francisco

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

05 Junho 2017

A amizade do Papa Francisco com – e a sua abertura a – líderes pentecostais e evangélicos reflete uma relação já existente nas bases entre os carismáticos católicos e alguns de seus companheiros de renovação espiritual.

A reportagem é de Cindy Wooden, publicada por Catholic News Service, 03-06-2017. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Enquanto uns pentecostais em algumas regiões do mundo, especialmente a América Latina, têm a reputação de ficar tentando convencer os católicos a deixarem a Igreja, a realidade da relação entre católicos e pentecostais é muito mais variada.

Em muitos lugares, ambos os grupos dividem momentos de louvor, adoração, música e estudos Bíblicos com os carismáticos, e se colocam juntos para proclamar a todos que Jesus é o Senhor, trabalhando lado a lado com os demais no alimento aos pobres e na defesa dos nascituros.

Francisco convidou para irem a Roma aproximadamente 300 lideranças pentecostais e evangélicas para se juntar a cerca de 30.000 católicos carismáticos para celebrar o Pentecostes e marcar o 50º aniversário da Renovação Carismática Católica.

Dando início às celebrações, ocorridas entre os dias 31 de maio a 4 de junho, Salvatore Martinez, presidente da Renovação no Espírito Santo, da Itália, caracterizou os movimentos carismáticos e pentecostais de “o maior despertar espiritual do século XX”, e notou como movimentos espirituais parecidos impactaram as igrejas anglicana, protestante, católica e ortodoxa.

Reconhecendo que “é exatamente o Espírito Santo que cura as divisões”, Francisco quis uma celebração ecumênica.

Na realidade, muitas comunidades carismáticas possuem uma membresia misturada, ecumênica, afirmou Michelle Moran, presidente do Serviços para a Renovação Carismática Católica Internacional – ICCRS, grupo com sede no Vaticano.

Além de compartilhar momentos de oração e ação, disse Moran, os carismáticos católicos envolvem-se no diálogo teológico oficial com os cristãos pentecostais.

O diálogo promovido pelo Vaticano com os pentecostais e evangélicos difere um pouco do outros diálogos ecumênicos, que trabalham no sentido de uma restauração da unidade plena, incluindo aspectos doutrinais, ministeriais e sacramentais.

“Católicos, ortodoxos, anglicanos e protestantes históricos decorrem todos da mesma tradição e experiência histórica da Igreja do primeiro milênio e mais”, explicou Dom Brian Farrell, secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

“Os pentecostais e os evangélicos”, disse ele ao Catholic News Service, “vêm de uma experiência histórica muito diferente; eles têm um entendimento inteiramente diverso de igreja, sacramento, ministério e missão. O objetivo do diálogo, portanto, precisa ser diferente”.

“Com estes novos grupos religiosos, o objetivo ecumênico é um entendimento mútuo e uma cooperação maior no testemunho da mensagem cristã”, falou, observando que com muitos deles a Igreja Católica concorda em “questões morais e éticas fundamentais”, o que abre espaço para a cooperação prática na defesa e promoção da visão bíblica de pessoa humana e sociedade.

Embora certos pentecostais tenham uma atitude “exclusivista e antiecumênica, especialmente anticatólica muitas vezes”, outros voltam-se à fé compartilhada em Jesus e a uma experiência comum do derramamento do Espírito Santo, explicou Farrell.

“Quando o diálogo é possível”, disse, Francisco “está pronto e disposto”.

E, continuou, quando outros grupos atraem para si os católicos, a primeira pergunta deve ser: “O que falta em nosso trabalho pastoral? Os católicos estão suficientemente atentos à Palavra de Deus nas Escrituras? Eles têm uma imagem positiva de Deus e uma experiência de vida positiva na comunidade local? Na paróquia e no bairro, eles constroem uma comunidade real, cooperativa em solidariedade e em cuidado mútuo? O fato de muitos católicos e protestantes sentirem-se atraídos por estes novos grupos religiosos é um convite para que façamos um exame de consciência sincero e um lembrete de que há um grande trabalho pela frente”, disse o bispo.

Onde a relação dos carismáticos católicos com os pentecostais é positiva, ela fornece um exemplo de “ecumenismo espiritual”, que tem menos a ver com acordos em temas teológicos e mais a ver com momentos de oração em comum.

Mas essa relação é também um exemplo do que chamamos “ecumenismo receptivo”, processo pelo qual os cristãos divididos reconhecem que o outro possui dons dos quis eles também podem se beneficiar.

Os católicos têm muito a oferecer aos pentecostais, a começar pela liturgia e seu mistério e pelo senso de sacrifício, disse Martinez. Mas também, com um foco tão forte na leitura da Bíblia, os pentecostais igualmente se beneficiam dos escritos e das reflexões dos teólogos da Igreja primitiva. “Estes são um tesouro inestimável a todos os cristãos”, e constituem um guia importante para a leitura e compreensão das Escrituras.

Por parte dos pentecostais, continuou Martinez, a primeira coisa que os católicos podem aprender é “o amor pelo Espírito Santo, que continua sendo a grande incógnita da teologia católica”.

Uma outra coisa, disse ele, é o senso de fraternidade e comunidade que os pentecostais vivenciam, mesmo em suas megaigrejas. “Em nossas paróquias e comunidades, às vezes podemos nos sentir anônimos. No evangelicalismo em geral, vemos um foco no indivíduo e no acompanhamento espiritual como uma grande graça”.

Para Farrell, os pentecostais geralmente se destacam pela alegria e pelo entusiasmo ao compartilhar o Evangelho que o Papa Francisco vem incentivando.

Leia mais

  • América Latina, o poder das Igrejas pentecostais
  • Ecumenismo, o caminho rumo ao encontro. Artigo de Andrea Riccardi
  • Cristão pentecostal promove aquilo que o Papa chama de “ecumenismo do caminho”
  • Em diálogo com pentecostais e evangélicos: a unidade se faz caminhando
  • Católicos carismáticos chegam em Roma para semana cheia de Espírito Santo
  • Ecumenismo, o caminho rumo ao encontro. Artigo de Andrea Riccardi
  • Diálogo entre religiões para frear fanatismos e intolerâncias
  • Encontro ecumênico em Assis: um chamado ao diálogo necessário
  • “O ecumenismo é movido pelo Espírito e não pode ser considerado propriedade de nenhuma igreja”. Entrevista especial com Anivaldo Padilha. Revista IHU On-Line, Nº. 370

Notícias relacionadas

  • EUA. Irmãs abrem Assembleia 2016 da LCWR com ênfase no diálogo contemplativo

    Na terça-feira à noite, 09-08-2016, a presidente da Conferência de Liderança das Religiosas (Leadership Conference of Women Re[...]

    LER MAIS
  • EUA. Luteranos ratificam documento inter-religioso católico

    Um documento inter-religioso que afirma que católicos e luteranos não mais estão divididos em muitas questões centrais relacio[...]

    LER MAIS
  • Cinquenta anos de diálogo católico-luterano

    Em 2017, ocorrerá não só o quinto centenário do início da Reforma Protestante: ocorrerão também os 50 anos desde que a Igre[...]

    LER MAIS
  • Católicos estadunidenses, Trump e a autobiografia de uma nação. Artigo de Massimo Faggioli

    "Os católicos italianos aprenderam a ver Berlusconi como um problema italiano criado por italianos (incluindo os católicos); ess[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados