16 Dezembro 2016
Um líder religioso entre as cinco pessoas mais poderosas do mundo. O Papa Francisco foi assim reconhecido de acordo com a revista "Forbes" em 2016. Dessa forma, torna-se o primeiro dos três latino-americanos da lista.
A reportagem é publicada por Religión Digital, 15-12-2016. A tradução é de Henrique Denis Lucas.
A revista destaca que ele é o "líder espiritual" de quase um sexto da população mundial (1 bilhão e 300 milhões de pessoas) e está "comprometido em uma missão pessoal de transformar a imagem conservadora da Igreja Católica".
O pontífice caiu uma posição, sendo que em 2014 e 2015 manteve-se em quarto lugar.
Este ano, o presidente russo, Vladimir Putin, de 64 anos, foi a pessoa mais poderosa do mundo, enquanto que em segundo lugar está Donald Trump (70), embora ainda não seja presidente dos Estados Unidos.
É a quarta vez que Putin lidera a lista, enquanto que Trump sobe 70 lugares, empurrando a chanceler alemã, Angela Merkel (62), para o terceiro lugar. O atual presidente dos EUA, Barack Obama (55), caiu do terceiro lugar no ano passado para o 48º.
O Papa Francisco (79) está em quinto lugar, logo depois do presidente chinês, Xi Jinping (63).
Da Rússia até a Síria, passando pelas eleições presidenciais dos EUA, "Putin consegue tudo o que quer", disse a revista, justificando sua colocação em primeiro lugar. Merkel, por sua vez, é descrita como "o último bastião do poder liberal ocidental".
Completando os dez primeiros lugares, constam também a presidente do Federal Reserve, Janet Yellen (70); o fundador da Microsoft, Bill Gates (61); o co-fundador do Google, Larry Page (43); o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi (66); e o criador do Facebook, Mark Zuckerberg (32), de longe, o mais novo do "top ten".
O empresário mexicano de telecomunicações Carlos Slim Helu (76) está no 17º lugar, enquanto o presidente do México, Enrique Peña Nieto (50), classifica-se na 54ª posição. O também presidente turco, Recep Tayyip Erdogan (62), está de volta à lista após cinco anos, figurando na posição 56.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Francisco, entre as cinco pessoas mais poderosas do mundo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU