Sudão do Sul. Irmã Missionária Serva do Espírito Santo é assassinada

Mais Lidos

  • Cristo Rei ou Cristo servidor? Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Dois projetos de poder, dois destinos para a República: a urgência de uma escolha civilizatória. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • Desce da cruz: a sedução dos algoritmos. Comentário de Ana Casarotti

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

23 Mai 2016

Morreu na sexta-feira, dia 20 de maio, num hospital de Nairobi, no Quênia, Veronika Terézia Rackova, 58 anos, eslovaca, da Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo - MSSpS.

A irmã religiosa fora translada, por via aérea, desde o Sudão do Sul depois de ter sido baleada enquanto levava uma mulher grávida para o hospital local.

A informação é publicada por ACI, 21-05-2016. A tradução é de IHU On-Line.

Ela foi baleada na última segunda-feira, 16 de maio. O disparo atingiu seu estômago e causou fraturas na pélvis. Em Nairobi foi operada mas não resistiu depois de vários infartos.

A irmã Veronika era diretora do St. Bakhita’s Medical Center em Yei, Sudão do Sul. Ela antes trabalhou na Itália, Holanda, Alemanha, Áustria, Irlanda, Reino Unido, Indonésia e Gana.

Ela trabalhava no Sudão do Sul há seis anos, juntamente outras cinco religiosas provenientes da Argentina, Filipinas, Papua Nova Guiné e Indonésia.

Os meio de comunicação do Sudão do Sul informam que foram presos três suspeitos do ataque. Eles seriam membros do Sudan People Liberation Army.

O ministro da comunicação do governo sudanês condenou o incidente como “um ato indisciplinado e bárbaro”.

O atentado à religiosa mostra o alto risco que vivem os religiosos e as religiosas juntamente com a população do Sudão do Sul.

Recentemente um centro educativo dirigido por religiosas foi atacado e as irmãs que lá trabalham foram ameaçadas.

A república do Sudão do Sul, a nação mais jovem do mundo depois da sua separação do Sudão, em 2011, vive há dois anos uma feroz guerra civil, entre o exército regular do país, leal ao presidente Salva Kiir, e os rebeldes do ex-vice-presidente Riek Machar.

Nota da IHU On-Line: As Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo - MSSpS, atuam também no Brasil, entre outros, nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rondônia. Para saber mais clique aqui.