13 Abril 2016
De acordo com o Idese, o desenvolvimento socioeconômico na região do Vale do Sinos apresentou melhora de 2012 a 2013. No entanto, tal Índice, que reúne dados sobre educação, renda e saúde, continua menor que o do estado do Rio Grande do Sul. Além disso, todos os 14 municípios da região perderam posições no ranking em relação aos 497 municípios do estado.
O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, acessou os dados do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico – Idese disponibilizados pela Fundação de Economia e Estatística – FEE. Os dados usados referem-se aos anos de 2012 e 2013, sendo os dados de 2013 publicados em 22 de março de 2016.
Idese melhora em 11 municípios do Vale do Sinos, mas todos os municípios perderam posições no ranking estadual |
O Idese, de acordo com a FEE é:
“um indicador-síntese que tem o propósito de mensurar o nível de desenvolvimento dos municípios do Rio Grande do Sul. O objetivo de sua divulgação é avaliar e acompanhar a evolução dos indicadores socioeconômicos dos municípios do Estado, bem como fornecer informações para o desenho de políticas públicas específicas, de acordo com as necessidades municipais. O Idese é composto por 12 indicadores, divididos em três blocos: Educação, Renda e Saúde.”
A divisão em três blocos permite a análise individual de cada uma destas dimensões, sendo estas: educação, renda e saúde. O Idese é calculado a partir da média normal dos índices das três dimensões, portanto, as três variáveis possuem pesos iguais no cálculo. A metodologia do estudo e as variáveis inseridas em cada dimensão de estudo estão disponíveis na página da FEE.
No total, foram usadas 12 variáveis para o cálculo do Idese, divididas em três dimensões/blocos diferentes. A seguir, são apresentadas as variáveis calculadas em cada bloco.
A tabela 01 apresenta o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico – Idese nos 14 municípios do Vale do Sinos, na região e no estado, para os anos de 2012 e 2013. Nos municípios, houve redução do índice em três: Ivoti, Nova Hartz e Sapucaia do Sul.
Na região do Sinos, o índice que teve o maior aumento em pontos absolutos foi o da Renda, que passou de 0,718 para 0,732 no período. O Índice da Educação também apresentou melhora, passando de 0,654 para 0,662. No entanto, o Índice da Saúde apresentou recuo de 0,790 para 0,789, sendo que em 8 dos 14 municípios este indicador apresentou queda.
Em todos os índices, o Vale do Sinos apresentou resultados inferiores ao do estado. Em 2013, apenas 4 municípios da região tiveram Idese acima do estadual. No Vale do Sinos, a dimensão saúde, em particular, continua cada vez mais longe da registrada pelo estado.
O maior aumento absoluto do Idese ocorreu em Esteio, em que o Índice passou de 0,734 para 0,753 no período. Em Araricá o índice passou de 0,666 para 0,681. Desta forma, o município não apresentou o Idese mais baixo da região em 2013, que agora é de Sapucaia do Sul.
A tabela 02 apresenta o Idese por Corede nos anos de 2012 e 2013. Destaca-se que entre os 28 Coredes existentes no estado, o Vale do Sinos estava em 14° em 2012, enquanto em 2013 estava em 19°. Percebe-se, portanto, que o índice relativo da região teve queda em relação aos outros Coredes do estado.
Apesar do Idese do Vale do Sinos ter apresentado aumento no período de 2012 a 2013, manteve-se a queda no ranking estadual. Isto ocorre porque as outras regiões possuem aumento do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico em proporções muito mais rápidas do que a região do Sinos. De 2011 a 2012, a região do Sinos também apresentou alta no Índice.
A tabela 03 apresenta a posição dos municípios da região em relação aos 497 do estado. Assim como o Vale do Sinos em comparação aos outros Coredes, todos os 14 municípios da região recuaram no ranking estadual do Idese.
Apesar dos municípios de Carlos Barbosa e Alvorada não fazerem parte da região do Vale do Sinos, estes estão apresentados visto que são os municípios, respectivamente, com maior e menor Idese no estado.
O município com o maior recuo relativo foi Nova Hartz, que ocupava a 221ª posição em 2012 e passou para a 310ª em 2013. Além de o município ter recuado relativamente, houve também recuo absoluto com queda de 0,722 para 0,712 em seu Índice.
Sapucaia do Sul já está entre os 100 municípios gaúchos que apresentam os Ideses mais baixos |
Em relação ao município de Esteio, mesmo com o aumento do Idese municipal, houve queda no ranking estadual. Isto mostra que nem o município com maior evolução no índice no Vale do Sinos apresentou evolução quando comparado com os outros municípios gaúchos, apesar de ter apresentado evolução maior que a do estado.
Com os índices de 2013, destaca-se que Sapucaia do Sul já está entre os 100 municípios gaúchos que possuem os Ideses mais baixos. Araricá, na posição 393, também já se encontra muito perto disso.
Apesar da redução relativa do índice nos municípios do Vale do Sinos, destaca-se que de 2012 a 2013 a região apresentou aumento do índice, assim como de 2011 a 2012. Para a maioria dos municípios, o mesmo quadro é verificado, com aumento do índice absoluto.
Por Marilene Maia e Matheus Nienow
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Índice de Desenvolvimento Socioeconômico do Vale do Sinos continua menor que o estadual - Instituto Humanitas Unisinos - IHU