14 Fevereiro 2015
A Federação Luterana Mundial (FLM) lançou um novo site que irá permitirá que as Igrejas-membro "conectem-se, contribuam e participem" do 500º aniversário da Reforma Protestante de 2017.
A nota é da agência da Federação das Igrejas Evangélicas na Itália – NEV, 11-02-2015. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
O site http://2017.lutheranworld.org/ foi lançado no último dia 4 de fevereiro para ser o ponto de referência digital tanto do Jubileu da Reforma quanto da XII Assembleia da FLM, que será realizada na Namíbia, no mesmo ano.
"O site vai servir de inspiração para as Igrejas para a programação dos eventos em vista do aniversário da Reforma", explicou o pastor Martin Junge, secretário-geral da FLM. A primeira fonte de inspiração é o lema de 2017: "Libertos pela graça de Deus".
"Essas palavras – lê-se na página inicial do site – vão ao coração do evangelho de Jesus Cristo e à alma da Reforma Luterana. Elas se conectam às intuições-chave de Lutero, que ajudaram a desencadear a Reforma: os cristãos obtêm a salvação apenas pela graça de Deus. Chamamos isso de justificação pela fé apenas".
O site convida os internautas a refletirem, no período que vai de 2015 a 2017, sobre como o amor gratuito de Deus – através da vida e do ministério de Cristo, e com base nas diversas e concretas realidades locais – pode inspirar os cristãos de hoje a serem agentes de cura e de reconciliação em um mundo dilacerado por lutas e desigualdades.
O tema da graça e as suas implicações concretas também estão explicitamente presentes nos títulos das três temáticas principais da XII Assembleia da FLM, que será realizada em Windhoek (Namíbia): "Os seres humanos não estão à venda" (Human Beings – not for sale); "A criação não está à venda"; "A salvação não está à venda".
Além da reflexão sobre o tema principal, o site quer focar a atenção das Igrejas nos instrumentos e nos eventos preparatórios para o Jubileu de 2017. Em particular: a criação da Rede Global de Jovens Reformadores e a participação do encontro juvenil que será realizado em Wittenberg, em agosto de 2015; a valorização da liderança feminina na Igreja através da coleta de histórias de mulheres que fizeram a diferença; a utilização, em nível local, do documento luterano-católico "Do conflito à comunhão" como base para eventos ecumênicos; a participação na Exposição Universal de Wittenberg em 2017 para testemunhar que a Reforma se tornou uma "cidadã do mundo"; por fim, o envio das informações sobre os eventos organizados em nível local.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Federação Luterana lança site do cinquentenário da Jubileu da Reforma - Instituto Humanitas Unisinos - IHU