Por: Jonas | 21 Março 2013
Tempos de diálogo e comunicação entre a Igreja Católica e a Anglicana. O novo arcebispo da Cantuária, Justin Welby (foto), revelou que tem o desejo “conhecer e de trabalhar” com o papa Francisco, cuja vida considera “extraordinária”. De sua parte, Bergoglio animou-lhe a “continuar as relações fraternas” entre as duas igrejas.
A reportagem é de Jesús Bastante, publicada no sítio Religión Digital, 21-03-2013. A tradução é do Cepat.
A catedral da Cantuária acolhe, nesta quinta-feira (21/03), a solene cerimônia de entronização de Welby como novo primaz da Igreja Anglicana, dois dias após a missa de início do pontificado de Francisco em Roma. Welby ressaltou numa entrevista que “o papado é algo completamente diferente do arcebispado da Cantuária”. “Eu sou um dos quase cem bispos ingleses com um papel concreto, enquanto ele é a cabeça da Igreja Católica Romana”, afirmou Welby, que substituirá Rowan Williams na função, sendo o 105º arcebispo da Cantuária, líder religioso de 77 milhões de anglicanos no mundo.
Suas declarações acontecem depois que o papa Francisco se comprometeu, diante de representantes de outras Igrejas e comunidades eclesiais cristãs, a prosseguir o diálogo ecumênico em favor da unidade e, diante de representantes judeus, a potencializar o diálogo iniciado como o Concílio Vaticano II.
Sobre o pontífice argentino, Welby destacou que teve “uma vida extraordinária” e que é “um grande intelectual, mas também uma pessoa incrivelmente simples, pastoral e com os pés no chão”.
O papa Francisco enviou uma mensagem ao novo primaz da Igreja Anglicana, o arcebispo Justin Welby, em razão da cerimônia de entronização que ocorreu nesta quinta-feira.
Na mensagem, com data do último dia 18 de março e intitulada “Que a graça e a paz sejam multiplicadas”, o papa Francisco agradece o arcebispo Justin Welby pela mensagem recebida motivada por sua eleição e “devolve suas saudações e seus melhores desejos por ocasião de sua entronização na catedral da Cantuária”.
O papa Francisco também sinaliza que “o ministério pastoral é um chamado a caminhar na fidelidade ao Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo” e lhe assegura “suas orações em suas novas responsabilidades”. Também solicita para que reze por ele, para responder ao novo chamado que o Senhor lhe fez.
Finalmente, o papa Francisco afirma que “espera se encontrar com ele num futuro próximo”, assim como “continuar as fraternas relações” que seus predecessores mantiveram com a Igreja Anglicana.