O que está em jogo no encontro ‘Amoris Laetitia’ em Roma? Artigo de Holger Dörnemann

Foto: Divulgação/ KNA

Mais Lidos

  • Flávio Bolsonaro diz que usará maioria no Congresso para mudar a Constituição e redemocratizar o país

    LER MAIS
  • Teólogo jesuíta italiano ministra terceira videoconferência do Ciclo A teologia da encarnação profunda (deep incarnation), promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, nesta quinta-feira, 08-10-2026, às 10h

    ‘Deep incarnation’ e o monismo relativo de Paolo Gamberini: “Nunca houve, não há e jamais haverá um Logos completamente separado da criação”

    LER MAIS
  • Ao analisar o colapso do pacto representativo, o professor adverte para os perigos ao sistema e defende a necessidade de projetos reais para reconquistar a esperança da sociedade

    Transe democrático: “Enquanto a extrema-direita for viável, eleições terão risco de desconstrução da ordem”. Entrevista especial com Luis Felipe Miguel 

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

07 Outubro 2026

A partir de quarta-feira, os presidentes das conferências episcopais de todo o mundo se reunirão para fazer um balanço da Amoris Laetitia. Holger Dörnemann considera que o legado teológico do Papa Francisco está em risco.

A reportagem é de Holger Dörnemann, publicada por Katholisch.de, 06-10-2026.

"Sinais e maravilhas acontecerão", previu o Cardeal Christoph Schönborn, agora Arcebispo emérito de Viena. Mesmo pouco antes do primeiro Sínodo sobre a Família — o Terceiro Sínodo Extraordinário dos Bispos — em 2014, ele se mostrava otimista quanto aos desenvolvimentos doutrinários relativos a muitas "questões polêmicas" que o Papa Francisco (2013-2025), então com apenas um ano de pontificado, prometeu abordar. As respostas de quase todas as igrejas locais e regionais em pesquisas realizadas em preparação para este Sínodo e para o 14º Sínodo dos Bispos sobre o mesmo tema da família, que ocorreu exatamente um ano depois, examinaram criticamente — ainda que com perspectivas culturalmente diversas — a doutrina da Igreja vigente sobre casamento, família e relacionamentos naquele momento.

Segundo este ensinamento tradicional, as relações extraconjugais violam a lei moral, constituem um pecado grave e os que nelas vivem são excluídos de receber a Sagrada Comunhão (cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 2390), assim como as pessoas que vivem em uniões homossexuais, que violam a lei natural ao manterem relações sexuais contrárias à castidade que lhes é imposta (ibid., n. 2357). E mesmo os divorciados e recasados ​​eram excluídos de receber os sacramentos para toda a vida, na medida em que permaneciam permanentemente em pecado mortal (cf. CIC, cân. 915 ).

A nova abordagem revolucionária sob o Papa Francisco

O fato de esses e outros temas difíceis – como o manejo dos métodos contraceptivos – terem sido discutidos em um processo sinodal que durou mais de dois anos, e de terem sido feitas tentativas para reconectar o ensinamento da Igreja à realidade vivida pelos fiéis de uma nova maneira, foi a nova abordagem revolucionária sob o Papa Francisco, cuja exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia (AL), de 19 de março de 2016, permanece um ponto alto de seu pontificado. Ele afirmou na ocasião que desejava permitir mais misericórdia no ensinamento moral da Igreja. Sacerdotes e bispos não deveriam aplicar as leis morais "como se fossem pedras a serem atiradas contra a vida das pessoas" (AL 305).

🔍 Adicione o Instituto Humanitas Unisinos – IHU às suas fontes favoritas do Google

Logo no início da encíclica, o Papa Francisco explica também que “a complexidade dos temas abordados deixou claro que precisamos aprofundar algumas questões doutrinais, morais, espirituais e pastorais sem preconceitos” (AL 2). E, de fato, todos os “temas polêmicos” mencionados no parágrafo anterior não só foram abordados, como também sofreram alterações na linguagem e, em alguns casos, foram mais bem elaborados nos anos subsequentes, em sua substância, ao longo do processo sinodal de dois anos, de 2014 a 2016.

As relações pré-matrimoniais já não são caracterizadas por deficiências como o "concubinato", as "relações pecaminosas" ou as "relações irregulares", mas sim descritas em termos do seu valor intrínseco de amor e responsabilidade mútuos, sem diminuir o ideal da fidelidade e do amor conjugal, nem questionar a promessa do amor eterno e indissolúvel. Pelo contrário, a Exortação Apostólica Amoris Laetitia dedica quase 60 páginas, no que o Papa Francisco chama de seu "capítulo central" (AL 6), à descrição e à exploração teológica do matrimônio como uma "amizade especial" ou "a maior amizade" (AL 123 e seguintes) e à sua vocação de florescer no seio da família no capítulo seguinte.

Mas essa “amizade especial” (AL 125, 207), fundada no amor, também se manifesta em sua realidade refratada na experiência vivida de cada pessoa, que só pode representar o amor divino de maneira análoga (AL 73, 122) e pode ser descrita, não menos, em conexão com outras formas de vida às quais elementos essenciais da amizade conjugal se aplicam de maneira similar. Longe de rotular os casamentos civis ou formas supostamente mais flexíveis de parceria como “relações irregulares”, as circunstâncias que dão origem a essas parcerias — que, como explicado aqui, muitas vezes não são escolhidas livremente — são identificadas (cf. AL 294 ), e a bondade nelas realizada é descrita. E em consonância com esta percepção encontra-se a admissão de divorciados recasados ​​aos sacramentos, que ainda era excluída em princípio na encíclica Familiaris consortio (1981) do Papa João Paulo II (1978-2005): Em conversa e forum internum com o pessoal pastoral, devem ser procuradas formas – com referência a cada caso individual específico – que permitam a plena participação nos sacramentos (AL 300).

"Diferentes interpretações de alguns aspectos da doutrina"

Finalmente: Embora o documento pós-sinodal não apresente declarações sobre a homossexualidade vivida e as uniões homoafetivas nos parágrafos 250 e 251 — nem numa descrição explicitamente positiva, nem em linguagem condenatória —, a mudança fundamental de perspectiva implica, contudo, um mandato para uma nova abordagem no âmbito da responsabilidade da respectiva igreja local e contexto cultural, que, a nível da Igreja universal — como demonstraram as deliberações sinodais nos dois Sínodos sobre a Família, em 2014 e 2015 — ainda não produziu um denominador comum. A declaração inicial da Amoris Laetitia, de que, sem prejuízo da necessária unidade de doutrina, "podem persistir diferentes interpretações de alguns aspetos da doutrina ou de algumas conclusões dela extraídas" (AL 3), deve ser interpretada, entre outras coisas, em relação a esta questão.

Nesse contexto tão diverso dentro da Igreja universal, já era um passo ousado em 2023 — como demonstrou a subsequente reação mundial — quando o Dicastério para a Doutrina da Fé, na declaração Fiducia supplicans, adotada pelo Papa Francisco, declarou que a bênção das uniões entre pessoas do mesmo sexo era possível em princípio. Em contraste, quase sem maiores alardes, a questão da responsabilidade pela vida e pela gestão da própria fertilidade, que desde a encíclica Humanae vitae (1969) vinha sendo enfatizada e respondida exclusivamente em termos de lei natural, foi aberta de uma nova maneira à importância da consciência em Amoris Laetitia no âmbito da Igreja universal (cf. AL 222). Esta passagem em particular, que apresenta uma doutrina que tem sido discutida há décadas de uma nova maneira, e os números 280-286, que são encabeçados por um claro "sim à educação sexual", convidam-nos a abordar o complexo de temas "amor-amizade-parceria-casamento-sexualidade-fertilidade" de uma nova forma.

Todas essas etapas de reforma foram possibilitadas pelo caminho sinodal iniciado pelo Papa Francisco, que envolve todo o Povo de Deus e o frequentemente enfatizado processo sinodal em três etapas: perceber e obter “fundamento” (AL 6), reconectar-se com a mensagem de Cristo e discernir e referir-se às opções de ação. Esse processo em três etapas caracteriza a própria exortação pós-sinodal Amoris Laetitia. Ele está ligado a uma valorização e reabilitação de uma abordagem teológica da criação que já moldava o Concílio Vaticano II (1962-1965), que vê a atividade e a bondade de Deus presentes em todas as criaturas, como expressou o Papa Francisco em sua encíclica de 2015, Laudato Si'.

E, finalmente, somente no contexto dessa abordagem teológica da criação é que a ideia de “gradualidade” se torna clara, na qual a humanidade pode se desdobrar em um “processo dinâmico de etapa em etapa, segundo o recebimento progressivo dos dons de Deus” (cf. AL 122, 295), até o amor conjugal como a “maior amizade” (AL 123). A permeabilidade da vida humana em todos os seus estágios de desenvolvimento e aperfeiçoamento ao amor divino molda a perspectiva revolucionária do documento Amoris Laetitia, que, há dez anos, transformou a vida e o ensinamento da Igreja e sua mentalidade estreita, rompendo com todas as perspectivas rígidas e limitadoras.

O legado teológico de Francisco está em jogo.

Mas será que os presidentes das conferências episcopais, a maioria recém-eleitos e reunidos em Roma de 7 a 14 de outubro de 2026, ainda conseguirão captar e compreender esse arco teológico de tensão em um novo pontificado sob o Papa Leão XIV? A agenda da conferência — formalmente delineada por um dia de abertura e um de encerramento — parece começar no primeiro dia, em consonância com a já mencionada abordagem em três etapas da Amoris Laetitia, com a "percepção da realidade e dos desafios enfrentados pelas famílias hoje". A "vocação ao matrimônio", os "desafios dos primeiros anos de casamento" e o "apoio em situações conjugais difíceis" seguem como temas nos dias subsequentes. Contudo, esse foco na parceria conjugal já não reflete a abordagem mais ampla da Amoris Laetitia, que abrange casais não casados ​​e inclui divorciados recasados.

E com o dia temático final sobre "A Família como Sujeito da Missão da Igreja", a nomenclatura, além das referências às AL 200 e 287, lembra ainda mais a exortação apostólica Familiaris Consortio (1981) e a carta às famílias (Gratissimum sane) de 1994 do Papa João Paulo II. Embora a ocasião da comemoração do décimo aniversário da publicação da exortação apostólica Amoris Laetitia seja altamente louvável, a conferência dos presidentes das conferências episcopais em Roma parece enfatizar, em sua abordagem temática, menos a nova perspectiva de Amoris Laetitia do que a conexão com a compreensão tradicional do matrimônio e da família e a continuidade do ensinamento da Igreja. Quer queiramos ou não, nada menos que o legado teológico do Papa Francisco parece estar em jogo em Roma nestes dias.

Leia mais