06 Outubro 2026
"Se para todos morrer é uma 'passagem', para o cristão Francisco esse transitus é uma verdadeira Páscoa, e por isso, o Santo de Assis partiu cantando e celebrando com seus irmãos, com Jacoba e os seus biscoitos", escreve Isidro Lamelas, da Ordem dos Frades Menores, professor de Teologia, em artigo publicado por 7Margens, 04-10-2026.
Eis o artigo.
Francisco é, realmente, um santo singular. E revela-se como tal inclusive no modo como encarou a sua morte.
Narram os que com ele viveram seus últimos momentos, que, ao sentir aproximar-se a “irmã morte”, Francisco manifestou o desejo especial de se despedir da sua amiga romana de longa data, Jacoba de Settesoli, e de saborear, pela última vez, os seus deliciosos biscoitos romanos (mostaccioli). A originalidade do Santo volta a surpreender-nos. Como uma grávida que ao morrer (verdadeiro parto) tem desejos aparentemente pouco “santos”, o Pobre de Assis quer despedir-se da terra saboreando uma guloseima que lhe lembra quão doce é a amizade e o amor puro e verdadeiro.
E Deus fez-lhe a vontade. Pouco tempo após o Santo ter manifestado tal desejo, alguém bateu à porta: com surpresa de todos, era a amiga Jacoba que pressentira a urgência e vinha despedir-se.
E como alguns dos seus frades se mostrassem incomodados, senão mesmo escandalizados, com a presença de uma mulher na clausura conventual, Francisco pacificou-os: “Com esta senhora não deve observar-se a norma da clausura.” Facto ainda mais espantoso é que ela não se tinha esquecido dos bolinhos tão apreciados por Francisco (Legenda Perusina, 101).
É só mais uma e última prova da ternura e humanidade de alguém que, longe de querer fazer da morte um espetáculo espalhafatoso ou mesmo miraculoso, nos ensina a morrer bem, depois de ter ensinado a viver melhor. Afinal que há de mais “comum” e familiar do que a morte? Francisco recuperou a vida, mas recuperou também a morte, irmanando-a com a vida. Para ele, a morte é o cume e a porta da vida, e toda a existência é um caminho de encontros só aparentemente interrompidos, o último dos quais, nesta vida, é com a “irmã” mais certa.
Se para todos morrer é uma “passagem”, para o cristão Francisco esse transitus é uma verdadeira Páscoa, e por isso, o Santo de Assis partiu cantando e celebrando com seus irmãos, com Jacoba e os seus biscoitos.
Jacoba de Settesoli era amiga do Santo e da Ordem havia alguns anos. Um dia o Santo confiou-lhe o cuidado de uma ovelhinha que tinham oferecido a Francisco e que aprendera com ele a acompanhar os irmãos no canto dos Salmos. Tendo acompanhado, com sentidas lágrimas, a morte de Francisco, mereceu, quando chegou a sua vez de partir deste mundo (cerca do ano 1239), o privilégio de ficar sepultada ao lado de Francisco, junto dos seus primeiros companheiros mais chegados.
Leia mais
- Para Francisco de Assis, pobre homem. Artigo de Vincenzo Bertolone
- São Francisco nos ensina sobre a morte, 800 anos depois da sua própria. Artigo de Daniel P. Horan
- Francisco de Assis que pregava para as cotovias: como o amigo dos animais se tornou o "santo padroeiro dos ecologistas". Artigo de Jérôme Gautheret
- São Francisco de Assis ainda desconcerta. Artigo de Thiago Lopes Ferraz Donnini
- São Francisco de Assis e a conversão ecológica: “o ser humano não vale mais do que os outros animais, as aves, os peixes e as flores”
- Francisco de Assis: um homem de personalidade complexa, mas de extraordinária humanidade. Entrevista especial com Chiara Frugoni. Revista IHU On-Line, N° 238
- São Francisco nos ensina que obedecer a Cristo às vezes significa desobedecer à Igreja. Artigo de Daniel P. Horan
- O que a conversão de São Francisco de Assis nos ensina 800 anos depois
- 800 anos de Francisco de Assis. Artigo de Enio Marcos de Oliveira
- As marcas de uma velha utopia... Mais de 800 anos dos estigmas de Francisco de Assis. Artigo de Marco Antônio de Carvalho Lima
- Sobre o simbolismo da(s) ferida(s) – 800 anos de estigmatização de Francisco de Assis. Artigo de Thomas Sojer
- Por que São Francisco de Assis queria esconder seus estigmas?
- Sobre os estigmas de São Francisco. Artigo de Piero Coda
- O processo de São Francisco de Assis
- Francisco. O santo. Revista IHU On-Line, Nº 238
- Giorgio Agamben e a impossibilidade de salvação da modernidade e da política moderna. Revista IHU On-Line, Nº. 505
- "Deus não morreu. Ele tornou-se Dinheiro". Entrevista com Giorgio Agamben
- Benjamin e o capitalismo. Artigo de Giorgio Agamben
- Transitus: a celebração pouco conhecida da morte de São Francisco Assis
- Frei Francisco de Assis e a ética do diálogo e da hospitalidade. Artigo de Adriano Cézar de Oliveira
- A misericórdia de Deus na Encarnação: uma oração inédita de São Francisco de Assis
- Frei Francisco de Assis e a pregação de paz e não violência