05 Outubro 2026
Filófoso analisou resultados eleitorais e disse ao BdF que PT terá que fazer 'o maior trabalho político da história'.
A reportagem é de José Eduardo Bernardes, publicada por Brasil de Fato, 04-09-2026.
Na campanha do segundo turno presidencial, a esquerda deve “ocupar seu lugar e falar seu nome claramente”. Essa é a opinião do filósofo Vladimir Safatle, que reagiu aos resultados do primeiro turno das eleições presidenciais neste domingo (4) que colocam Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) para definir a disputa no dia 25 de outubro.
Em conversa com o Brasil de Fato, Safatle afirmou que, até o segundo turno, o Partido dos Trabalhadores deverá fazer “o maior trabalho político da história brasileira” para virar a eleição. “[É um] trabalho que vai decidir profundamente o que vai ser esse país nos próximos dez, 15 anos. Porque, se o Flávio Bolsonaro realmente ganhar, isso não será um projeto de quatro anos”, explica.
Entre 2018 e 2022, afirmou o filófoso, foram as instituições que barraram os avanços da extrema direita no Brasil, como o Supremo Tribunal Federal e até o Congresso. Mas, para Safatle, “a gente não tem mais certeza nenhuma de institucionalidade democrática que possa suportar um governo Bolsonaro”.
“Não vai ter mais o sistema de contenção que o primeiro governo Bolsonaro teve. Quando o fascismo volta, como a gente está vendo com Trump, ele volta com muito mais força, muito mais força de destruição. Ele sabe muito bem onde estão os campos de resistência e ele trabalha nesse sentido”, completou.
🔍 Adicione o Instituto Humanitas Unisinos – IHU às suas fontes favoritas do Google
Ao analisar este terceiro mandato do presidente Lula, Safatle explicou que “a política foi para os extremos, só que o Brasil só tem um extremo, que é a extrema direita”.
“Não dá para a esquerda fazer esse papel mais. A esquerda tem que ocupar o seu lugar, tem que falar o seu nome claramente”, completa.
O filósofo faz uma relação importante sobre as recentes vitórias da esquerda no mundo e cita especificamente dois locais emblemáticos: Nova York, com a vitória de Zohran Mamdani, e a recente conquista do partido Die Linke, na prefeitura de Berlim, na Alemanha.
“O que os Socialistas Democráticos da América nos ensinam em Nova York? Eles apresentaram pautas substantivas, congelamento de aluguel. Nunca no Brasil uma prefeitura de esquerda fez congelamento de aluguel, e ele [Mamdani] fez em Nova York”.
Leia mais
- O fascismo voltou". Entrevista com Vladimir Safatle
- A ameaça interna - Parte 2. Artigo de Vladimir Safatle
- A ameaça interna. Artigo de Vladimir Safatle
- Novo Congresso impõe derrota à agenda ambiental enquanto Lula enfrenta difícil segundo turno
- O candidato de extrema-direita Flávio Bolsonaro derrota Lula no primeiro turno das eleições no Brasil
- Eleições 2026: “Brasil pode entrar numa rota de conflito interno e de ingovernabilidade radical”. Entrevista especial com Rudá Ricci
- Virada de Flávio no 1º turno: escândalos podem ter favorecido desejo antissistema
- "O segundo round será uma partida tensa, com golpes baixos, e mais escândalos podem surgir”. Entrevista com Pablo Ortellado
- O nome Bolsonaro vence da prisão
- Extrema direita se consolida como hegemonia e 2º turno exigirá ‘Lula do Velho Testamento’, avaliam analistas
- Brasileiros mudaram de posição ideológica ao longo da última década. Artigo de Rudá Ricci
- Nossa Senhora Aparecida vira evento eleitoral e aprofunda crise entre ministros do STF
- Lições de humanidade: o papa excomunga todos os partidos de extrema-direita. Artigo de Mario Giro
- Violência, desigualdade e sobrecarga: pesquisa revela retrocessos na vida da mulher brasileira
- O 1% mais rico ganha cerca de 30 vezes mais que os 50% mais pobres. Novo relatório traz raio X da desigualdade brasileira em 2024