Israel irrita o Catar ao atacar um enorme campo de gás que compartilha com o Irã: "É perigoso e irresponsável"

Foto: Aerra Carnicom/Wikimedia Commons

Mais Lidos

  • ​Sociólogo analisa a conjuntura eleitoral e os possíveis desfechos da eleição de domingo. “Diria que hoje, para sermos mais conservadores na análise, os dois vão para o segundo turno com um viés de alta para o Lula”

    Eleições 2026: “Brasil pode entrar numa rota de conflito interno e de ingovernabilidade radical”. Entrevista especial com Rudá Ricci

    LER MAIS
  • Pesquisadores comentam dados iniciais do pleito e tendências para o 2º turno

    1º turno das eleições de 2026 é marcado por metamorfoses, tecnonepotismo e insatisfação. Entrevista especial com Tatiana Vargas-Maia e Ricardo Costa de Oliveira

    LER MAIS
  • O candidato de extrema-direita Flávio Bolsonaro derrota Lula no primeiro turno das eleições no Brasil. Artigo de Bernardo Gutiérrez

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

19 Março 2026

Segundo relatos da mídia iraniana, Israel, juntamente com os Estados Unidos, atacou refinarias de gás iranianas na Zona Econômica Especial de Energia de South Pars, em Asalouye, um campo de gás compartilhado com o Catar.

A reportagem é publicada por El Diario, 18-03-2026.

Israel e os Estados Unidos atacaram refinarias de gás iranianas na quarta-feira na Zona Econômica Especial de South Pars, em Asalouye, na costa sul do Irã, segundo a agência de notícias iraniana Tasnim. South Pars é o maior campo de gás do mundo, compartilhado com o Catar, e responde por uma parcela significativa das exportações de gás natural do Irã.

O projétil atingiu parte da instalação de gás, após o que equipes de resgate e bombeiros começaram a combater o incêndio, de acordo com um funcionário de segurança em Bushehr, cidade onde a refinaria está localizada. O nome do funcionário não foi divulgado pela agência. Ele pediu aos moradores que se mantivessem afastados da área e mantivessem a calma.

Fontes israelenses disseram ao Axios que o ataque foi coordenado com o governo Trump e teve sua aprovação.

O ataque enfureceu o Catar, que apontou o dedo para Israel e o classificou como uma ação “perigosa e irresponsável”. “Os ataques israelenses a instalações ligadas ao campo de South Pars, no Irã, uma extensão do campo de North Pars, no Catar, constituem uma ação perigosa e irresponsável em meio à atual escalada militar na região”, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Majed Al Ansari, em comunicado. Na declaração, ele pediu a todas as partes que ajam “com moderação” e respeitem o direito internacional, e as instou a trabalhar para reduzir as tensões “de forma a preservar a segurança e a estabilidade da região”. “Atacar infraestrutura energética constitui uma ameaça à segurança energética global”, concluiu.

As Forças Armadas iranianas condenaram o ataque a refinarias de gás no sul do Irã, que atribuem aos Estados Unidos e a Israel, como um crime de guerra e alertaram que não ficará impune. Ameaçaram também atacar infraestruturas inimigas anteriormente consideradas seguras. A informação foi divulgada pela agência de notícias oficial Fars, citando fontes militares iranianas.

A mesma fonte acrescenta que, com esses ataques, “o pêndulo da guerra” irá oscilar, “passando de batalhas limitadas para uma guerra econômica em larga escala”.

“A partir desta noite, as outras linhas vermelhas mudaram. Se o inimigo pensou que com esses ataques poderia aumentar a pressão sobre o Irã para que este cedesse, enganou-se fatalmente em seus cálculos, porque essa ação deu ao Irã uma vantagem crucial: a reciprocidade”, alerta ele.

Leia mais