É possível alcançar uma obediência saudável? Congresso irá aprofundar essa questão, que por vezes levou a abusos

Foto: ninjaDesign/Canva

Mais Lidos

  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS
  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

24 Novembro 2025

  • A Cátedra Pro+Tejer está organizando o II Congresso Pro+Tejiendo, de 24 a 26 de novembro, sob o título "Seguir, liberdade e crescimento pessoal. É possível uma obediência saudável?"

  • A obediência gera perplexidade. Às vezes, pode ser uma fonte de riqueza, e outras vezes, a justificativa para abusos ou intrusões na esfera pessoal. Sua compreensão é complexa e possui muitas nuances, apontam os organizadores.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 22-11-2025.

A Cátedra Pro+Tejer, localizada na Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madri, organiza, de 24 a 26 de novembro, o II Congresso Pro+Tejiendo, com o tema "Acompanhamento, liberdade e crescimento pessoal: é possível uma obediência saudável?"

"A obediência gera perplexidade. Às vezes, pode ser uma fonte de riqueza, e outras vezes, a justificativa para abusos ou intrusões na esfera pessoal. Sua compreensão é complexa e repleta de nuances", apontam os organizadores na explicação dos motivos deste evento acadêmico.

"Durante essas sessões, gostaríamos de trabalhar em uma compreensão adequada de seguir e obedecer: Existe algo como seguir de forma saudável? Existe algo como obedecer de forma saudável? Se sim, como elas se combinam com o crescimento pessoal e comunitário, com a livre expressão de si mesmo?", apontam eles.

Por essa razão, "essas conferências visam aprofundar como a obediência em um ambiente abusivo se traduz em submissão total. Seria necessário estudar os problemas e os danos gerados por esse conceito mal compreendido, como ele é apresentado e quais mecanismos ele desencadeia".

"Por sua vez, o objetivo é aprofundar a questão de se existe um modo de seguir e obedecer que, em vez de pôr fim ao pensamento crítico pessoal, permita que a liberdade individual floresça e dê origem a uma esfera comunitária que possibilite a cada um trilhar seu próprio caminho. Neste segundo ponto, a intenção seria descrever de forma positiva a relação paradoxal entre dependência e liberdade que caracteriza todo reino transcendente."

Dom Vicente Martín, bispo auxiliar da Arquidiocese de Madri, juntamente com autoridades acadêmicas da universidade, apresentarão o congresso na segunda-feira, dia 24. A palestra de abertura será proferida por Miguel García-Baró, assessor da Cátedra. Jordi Bertomeu, oficial da Seção Disciplinar da Congregação para a Doutrina da Fé, fará o discurso de encerramento na terça-feira.

Para ver a programação completa, clique aqui.

Inscreva-se no ciclo de estudos aqui

Leia mais