O Vaticano anuncia um novo documento sobre o casamento que exalta a monogamia como um sinal cristão

Foto: Alex Does Pictures | Pexels

Mais Lidos

  • "O Cântico das Criaturas nos ajuda a defender a vida". Entrevista com Stefano Mancuso

    LER MAIS
  • Venezuela: Trump assume o controle dos campos de petróleo. Caracas negocia, provocando a ira da China

    LER MAIS
  • “Trump mantém o chavismo vivo porque é ele quem controla a Venezuela”. Entrevista com José Natanson, cientista político

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

07 Novembro 2025

  • O documento intitulado "Nós Dois: Em Louvor à Monogamia" terá como foco a defesa da monogamia e o valor da comunhão exclusiva entre homem e mulher.

  • Prelados africanos solicitaram a intervenção do Vaticano para fornecer um quadro doutrinal e pastoral firme que ajudasse a acompanhar, com caridade, mas também com verdade, os fiéis que vivem em situações de poligamia.

  • Será apresentado em conferência de imprensa na Sala de Imprensa da Santa Sé no final de novembro.

A reportagem é publicada por AICA, e reproduzida por Religión Digital, 06-11-2025.

O Dicastério para a Doutrina da Fé anunciou, durante a apresentação do documento Mater Populi fidelis, que está preparando a publicação de um novo texto doutrinal sobre o matrimônio, com foco na defesa da monogamia e no valor da comunhão exclusiva entre homem e mulher.

O documento, intitulado "Nós Dois: Em Louvor à Monogamia. Nota Doutrinária sobre o Valor do Matrimônio, da Comunhão Exclusiva e da Pertença Mútua", será oficialmente divulgado no final de novembro.

O anúncio foi feito pelo secretário do dicastério, padre Armando Matteo, que explicou que este trabalho surgiu em resposta a um pedido feito durante o Sínodo sobre a Sinodalidade. Nessa ocasião, vários bispos africanos pediram à Santa Sé uma orientação clara sobre a situação pastoral decorrente da poligamia, que ainda está presente em alguns contextos culturais do continente.

De acordo com o padre, foram os próprios prelados africanos que solicitaram a intervenção do Vaticano para oferecer um quadro doutrinal e pastoral firme que ajudasse a acompanhar, com caridade, mas também com verdade, os fiéis que vivem em situações de poligamia.

Continuidade com os sínodos sobre a família

Embora os sínodos de 2014 e 2015 tenham se concentrado principalmente no debate em torno do divórcio e da readmissão aos sacramentos, houve também — como lembrou o padre Matteo — "intervenções significativas" de bispos africanos a respeito dos desafios que a poligamia representa para a vida cristã. Este novo documento, portanto, busca dar continuidade a essa reflexão, reafirmando o ensinamento tradicional da Igreja sobre a unidade e a indissolubilidade do matrimônio.

O matrimônio como sinal sacramental

O texto "Nós Dois" visa destacar a natureza exclusiva e recíproca do vínculo matrimonial, enfatizando que o matrimônio cristão não é apenas uma instituição natural, mas também um sinal sacramental do amor fiel entre Cristo e sua Igreja. A nota doutrinal oferecerá uma exposição teológica e pastoral que, embora reconheça os desafios culturais, reafirmará a verdade objetiva do matrimônio monogâmico como caminho para a santificação e o bem comum.

O documento será apresentado em conferência de imprensa na Sala de Imprensa da Santa Sé no final de novembro. Espera-se a presença de representantes do Dicastério para a Doutrina da Fé e de vários prelados africanos que participaram na sua elaboração.

Leia mais