18 Outubro 2025
Especialistas da Catholic Legal Immigration Network (Rede de Imigração Legal Católica), conhecida como CLINIC, disseram aos participantes da conferência anual do Resource Center for Religious Institutes (Centro de Recursos para Institutos Religiosos) que o governo Trump já fez 462 mudanças de política em imigração até agora. A conferência, com várias centenas de participantes, ocorreu de 30 de setembro a 3 de outubro em Dallas.
A informação é de Dan Stockman, publicada por Global Sister Reporter, 17-10-2025.
Muitas dessas mudanças na política de imigração, como as deportações em massa, estão recebendo muita atenção, mas outras, como o programa de Visto R-1, que permite a entrada de trabalhadores religiosos estrangeiros nos Estados Unidos, também estão sofrendo alterações, disseram autoridades da CLINIC aos participantes da conferência.
Mesmo que as irmãs não sejam diretamente afetadas por uma mudança de política, elas devem esperar que tudo no processo seja mais difícil e demorado, porque as autoridades de imigração "não estão tentando oferecer qualquer atendimento ao cliente", disse Graciela Mateo, advogada gestora da seção de Serviços de Imigração Religiosa da CLINIC.
O pedido para iniciar o processo de qualificação para um visto R-1 pode demorar mais do que antes e, uma vez que o pedido seja aprovado, disse Mateo, a espera por uma entrevista de visto pode ser mais longa. Às vezes, a exigência de entrevista é dispensada, disse Mateo, mas os oficiais consulares podem mudar de ideia e exigir uma entrevista se virem algo na papelada que levante questões.
"Os oficiais consulares têm uma discricionariedade enorme", disse ela. "Muitas vezes, você terá dois candidatos da mesma congregação, e um será aprovado e o outro não."
Naranjo disse que não é uma mudança o fato de os oficiais poderem pesquisar as postagens de mídia social dos candidatos, mas é uma mudança o fato de agora eles estarem revisando as plataformas de mídia social com frequência e de forma extensa. A investigação de contas de mídia social de candidatos a vistos de estudante está nas notícias há meses, mas Naranjo disse que aqueles que buscam vistos de trabalhadores religiosos também devem esperar isso.
"Quaisquer comentários críticos ao governo, ou que favoreçam um país em detrimento de outro podem ser motivo para negar uma solicitação", disse ele.
Naranjo disse que a validade do visto R-1 mudou: A alteração não foi anunciada, mas os clientes da CLINIC começaram a ver períodos de validade muito mais curtos para os vistos. Até recentemente, na maioria dos casos, os vistos de trabalhador religioso eram válidos por 2 anos e meio, mas há exceções, como o México, onde são válidos apenas por 12 meses.
Mas agora, disse Naranjo, os vistos R-1 emitidos para trabalhadores religiosos de alguns países da África são válidos por apenas 90 dias; candidatos em outros países africanos não estão obtendo vistos de forma alguma.
Os vistos de trabalhador religioso também costumavam permitir múltiplas entradas, o que significava que um trabalhador religioso poderia exercer seu ministério nos Estados Unidos, depois ir para casa visitar a família ou sua congregação religiosa, e usar esse visto para reentrar nos EUA. Agora, disse Naranjo, eles estão vendo vistos R-1 com apenas uma entrada permitida, o que significa que se um titular de visto sair do país, não terá permissão para retornar sem um novo visto.
"É um grande inconveniente", disse ele. "Obviamente, vai causar grandes interrupções."
Outra mudança a partir de 6 de setembro, disse Mateo, é que todos os candidatos devem agendar sua entrevista de visto em seu país de nacionalidade ou residência. Anteriormente, os candidatos podiam agendar suas entrevistas em um terceiro país, como a Itália, onde os oficiais consulares em Roma estão acostumados a lidar com vistos de trabalhadores religiosos e são vistos como muito mais amigáveis a esses candidatos.
Isso também significa que um titular de visto R-1 nos Estados Unidos que esteja solicitando a renovação de seu visto deve retornar para casa para sua entrevista, mesmo que seja do outro lado do mundo. Antes, esses candidatos podiam ter sua entrevista muito mais perto, como no Canadá, economizando tempo e despesas.
Naranjo disse que os titulares de visto de trabalhador religioso devem ser cautelosos ao pedir para mudar seu status, como pedir residência permanente. O visto R-1 é destinado a ser temporário e os candidatos devem demonstrar que pretendem permanecer nos Estados Unidos apenas temporariamente; pedir mais tarde para ficar permanentemente, disse ele, pode ser visto como deturpação na solicitação de visto original e motivo para remoção.
"No ambiente atual em que estamos, o CBP [Alfândega e Proteção de Fronteiras] está analisando isso muito mais de perto", disse ele.
Mateo disse que os membros de congregações religiosas têm a opção de usar um visto de visitante, mas há muitas restrições — você não pode ser pago ou compensado por trabalho, por exemplo, ou participar de arrecadação de fundos — e violar essas regras pode fazer com que você seja impedido de voltar aos Estados Unidos para sempre.
Mateo disse que há outro problema com o uso de um visto de visitante: Os candidatos de países com alta taxa de pessoas que permanecem nos EUA após o vencimento de seus vistos agora têm que depositar uma caução de até $15.000, que seria perdida se permanecessem nos Estados Unidos após o vencimento do visto.
Candidatos no Mali, Mauritânia, São Tomé e Príncipe, Tanzânia, Gâmbia, Malawi e Zâmbia devem depositar uma caução, com o valor estabelecido pelo oficial consular na entrevista do visto.
Congregações que patrocinam faculdades ou universidades também podem ser afetadas pelas mudanças propostas para vistos de estudante, disse Naranjo. O governo quer que os vistos de estudante expirem em uma data fixa, como em quatro anos para alguém estudando para um diploma de bacharel. Outras mudanças incluem reduzir o período de carência de 60 dias após a formatura para 30 dias, exigindo que os estudantes concluam um ano completo de seu programa antes de se transferirem para outra escola, e exigindo que qualquer segundo diploma seja de um nível superior ao primeiro diploma do estudante, o que significa que um titular de visto em um programa de mestrado não poderia usar esse visto para estudar para um segundo mestrado.
"O governo quer que eles partam", disse Naranjo. "Eles não querem que eles fiquem aqui."
Atualmente, o governo tem uma proibição total de todos os tipos de vistos para candidatos no Afeganistão, Chade, República do Congo, Guiné Equatorial, Eritreia, Haiti, Irã, Líbia, Mianmar, Somália, Sudão e Iêmen. Os vistos para sete outros países — Burundi, Cuba, Laos, Serra Leoa, Togo, Turcomenistão e Venezuela — são severamente restritos e elegíveis apenas para certos vistos de não-imigrante.
Naranjo disse que muito poucas congregações religiosas usam o visto H-1B, que é para pessoas altamente instruídas que trabalham em campos especializados, e ele espera que esse número caia para zero: Novos candidatos para esse visto devem pagar uma taxa de $100.000 com sua solicitação.
"Não creio que muitas congregações ou dioceses religiosas estejam dispostas a pagar $100.000 apenas para manter seu trabalhador aqui", disse ele.
Naranjo disse que esses vistos também não são frequentemente usados por congregações porque exigem que o trabalhador seja pago com salários vigentes e estão sujeitos a um sistema de loteria.
Mas congregações que patrocinam hospitais ou sistemas de saúde podem sentir um impacto: O Politico noticiou que hospitais em áreas rurais — onde muitas vezes provedores de saúde católicos são a única opção — serão especialmente atingidos pela taxa de $100.000.
Quase um quarto dos médicos nos Estados Unidos é internacional, disse o Politico, e eles estão super-representados em áreas com escassez de médicos. Iowa, Dakota do Norte e Virgínia Ocidental têm a maior porcentagem de médicos que podem precisar de um visto H-1B, e esses sistemas de saúde são os menos propensos a poder pagar uma taxa de $100.000 por cada médico.
Aqueles com vistos de trabalhador religioso que estão solicitando residência permanente — um programa que já está atrasado em mais de quatro anos — verão outro atraso: Outros programas de imigração são financiados por taxas de usuário, mas o financiamento para o programa de residência permanente de trabalhador religioso terminou quando o governo federal fechou em 1º de outubro e não funcionará até que o financiamento seja restaurado por ação do Congresso, disse Naranjo.
E tudo em cada programa, disse ele, está sujeito a mudanças.
"As coisas podem mudar muito rapidamente", disse Naranjo. "O que já aconteceu nos últimos 10 meses não tem precedentes, eu diria até histórico."
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