16 Outubro 2025
E da Feira do Livro de Frankfurt chega o anúncio de um novo livro com obras inéditas de Prevost, da época em que era prior dos agostinianos.
A reportagem é de Iacopo Scaramuzzi, publicada por La Repubblica, 15-10-2025.
Há um afluxo de peregrinos jubilares, nas últimas semanas de temperaturas amenas antes da chegada do inverno. Há uma presença particularmente grande de dioceses alemãs, aproveitando as férias escolares do norte da Europa, começando pela multidão de coroinhas de Colônia.
Fiéis venezuelanos chegaram a Roma para a canonização no próximo domingo do Dr. José Gregorio Hernández Cisneros e da Irmã Maria del Monte Carmen Rendiles Martínez, os primeiros santos do país sul-americano.
Há a curiosidade pelo novo Papa, típica do início de todo pontificado: hoje mesmo, aliás, foi anunciada a próxima publicação de um livro de textos inéditos de quando Robert Francis Prevost era prior da ordem agostiniana. Como resultado, a audiência geral desta manhã na Praça São Pedro atraiu, segundo estimativas oficiais, 60 mil pessoas.
Um número extraordinário para um evento comum que se repete todas as semanas, nas manhãs de quarta-feira. Já às 8h, as ruas ao redor do Vaticano estavam lotadas; filas de fiéis que precisavam passar pelos controles de segurança para entrar na Praça São Pedro se estendiam por dezenas de metros, tanto ao longo da Via Gregorio VII quanto ao longo das ruas que levam ao Castelo de Santo Ângelo. Nas barreiras que dividem a Via della Conciliazione, nas manhãs de quarta-feira, formavam-se multidões particularmente grandes, de centenas de pessoas. A multidão era tão grande que, no início da audiência, o Papa, em seu papamóvel, dirigiu-se até a Via della Conciliazione para cumprimentar os fiéis.
Uma multidão multilíngue
Uma grande variedade de línguas pode ser ouvida na multidão. Muitos alemães (o próprio Papa cumprimentou "os grupos das dioceses de Münster e Dresden-Meissen, bem como os numerosos coroinhas da Arquidiocese de Colônia" e, em seguida, recebeu vários bispos alemães na praça para uma breve homenagem), muitos falantes de espanhol (há muitos fiéis filipinos e há uma peregrinação jubilar das dioceses espanholas de Osma-Soria e Segóvia), poloneses de Gniezno e muitos falantes de inglês do Reino Unido, Estados Unidos, Irlanda, Malta, Austrália, Canadá e Uganda.
Há fieis das dioceses de Gorizia, Ragusa, Alghero e Cesena, bem como participantes do Congresso Mundial de Turismo Pastoral. E há peregrinos, fieis, turistas e simplesmente curiosos que querem ver de perto Leão XIV, o papa eleito há apenas cinco meses. Além disso, um estábulo em Kolobrzeg-Budzistowo, Polônia, deu a Prevost um cavalo branco, chamado Proton, que será o terceiro cavalo disponível ao Papa nos jardins de Castel Gandolfo.
I think he should be renamed. Proton doesn’t seem right for a papal steed. Dilexit? Cathedra? Paraclete? https://t.co/VoDZTDGIQM
— Austen Ivereigh (@austeni) October 15, 2025
Livro de obras inéditas
Enquanto isso, a Ordem de Santo Agostinho e a Editora Vaticana, por ocasião da Feira do Livro de Frankfurt, que começa hoje, anunciaram a publicação nos próximos meses do livro inédito de Prevost, "Livres sob a Graça: escritos e meditações 2001-2013" [em tradução livre]. Este volume oferecerá ao público, pela primeira vez, os discursos do atual Pontífice, escritos durante seu mandato como Prior Geral dos Agostinianos (2001-2013). "Este texto permitirá uma compreensão mais profunda da espiritualidade do Papa Leão XIV", diz um comunicado, "graças às páginas inéditas que reúnem reflexões, meditações, homilias e discursos de Robert Francis Prevost, textos unidos pela espiritualidade agostiniana do futuro Pontífice".
O livro será publicado em italiano pela Lev na primavera de 2026. O padre Joseph Farrell, atual Prior Geral da Ordem Agostiniana e amigo pessoal do Papa, declarou que o volume “oferece uma visão geral de alguns dos temas importantes desenvolvidos durante seus anos como Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho”. Para o diretor da Lev, Lorenzo Fazzini, “este texto oferecerá ao leitor os escritos do período em que o Papa foi religioso agostiniano e superior de sua Ordem. Este é um volume aguardado ansiosamente por leitores do mundo todo”.
Leia mais
- Leão XIV: cidadão do mundo, missionário do século XXI. Prevost concede sua primeira entrevista a Elise Ann Allen
- Mover-se com equilíbrio e paciência. Eis o desminador Leão XIV
- Novo impulso missionário, Leão XIV e a Igreja do futuro. Artigo de Marinella Perroni
- Confidente do Papa é eleito novo chefe da Ordem Agostiniana
- Leão XIV retorna a Castel Gandolfo
- Dois novos livros sobre o Papa Leão olham em 2 direções diferentes. Artigo de Kat Armas
- Feira do Livro de Frankfurt 2022: sem igrejas, por favor