• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Educação climática avança pouco nas escolas brasileiras, apesar do interesse dos professores

Foto: ArtHouse Studio | Pexels

Mais Lidos

  • De Trump à "reconstrução" de Gaza, do urbicídio à necrocidade. Artigo de Marco Cremaschi

    LER MAIS
  • A célebre obra de Antoni Negri e Michael Hardt continua atual e nos coloca diante do desafio de aprofundarmos as instâncias democráticas e impulsionadoras de vida no mundo em que vivemos

    Império 25 anos: o desafio de lutar contra as forças monárquicas e aristocráticas e a favor das democráticas. Entrevista especial com Adriano Pilatti

    LER MAIS
  • Da derrota à desintegração. Artigo de Emmanuel Todd

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    26º domingo do tempo comum – Ano C – Um convite: superar a indiferença com a solidariedade concreta

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

09 Outubro 2025

Pesquisa mostra que 92% dos docentes consideram o tema essencial, mas a falta de apoio, formação e políticas públicas impede que a crise do clima entre de vez na sala de aula.

A informação é de Karina Pinheiro, publicada por ((o))eco, 08-10-2025.

Uma pesquisa nacional da Nova Escola, em parceria com o Office for Climate Education (OCE), revela um contraste entre o engajamento dos professores e a realidade escolar: 92% dos docentes brasileiros consideram a educação climática muito importante, mas menos da metade consegue tratar do tema semanalmente com os alunos. O levantamento ouviu 1.600 professores e mostrou que a falta de formação, apoio institucional e materiais didáticos adequados são os principais obstáculos.

Segundo o estudo, 38% dos professores não se sentem seguros para ensinar os fundamentos científicos das mudanças climáticas, e mais de 40% das escolas não têm plano de ação climática em seus Projetos Político-Pedagógicos. Mesmo assim, 86% dos docentes demonstram interesse em formação continuada.

“O fato de a COP30 ser no Brasil este ano eleva o contexto do país a um ponto de reflexão sobre a educação climática”, afirma Ana Lígia Scachetti, diretora-executiva da Nova Escola.

Segundo a pesquisa, os resultados reforçam a urgência de inserir o tema nos currículos escolares, de forma interdisciplinar e permanente, além de garantir formação de qualidade aos professores.

Leia mais

  • Crise climática e educação: proposta de um universo temático para a tarefa educativa ambiental. Artigo de Elvis Rezende Messias
  • Uma educação popular para o cuidado em tempos de emergência climática
  • Mudança climática compromete o desenvolvimento de crianças no Brasil
  • Extremos climáticos marcarão a vida de crianças em todo o mundo
  • Crianças suportarão na saúde os efeitos negativos da mudança climática
  • O futuro incerto das crianças e das novas gerações
  • Adultos poluem, crianças sofrem as consequências
  • Pior que nossos pais: mudanças climáticas já afetam a saúde das novas gerações
  • 40 milhões de crianças brasileiras já estão expostas a mais de um risco climático
  • A crise climática deteriora a saúde das crianças nascidas hoje
  • “A crise climática é uma crise dos direitos da criança”, afirma UNICEF
  • Educação climática para crianças aumenta as preocupações dos pais com as mudanças climáticas
  • Novo Regime Climático. 'As crianças são mais sábias do que nós. Vamos ouvi-las'
  • Alto lá, esta terra tem dono: atrocidades do país da COP30. Artigo de Gabriel Vilardi 

Notícias relacionadas

  • “A valorização do Centro Histórico com o uso social que se pode fazer do Cais Mauá não pode ser reduzida a ganhos econômicos”, diz o sociólogo.

    A cidade (rebelde) da modernidade tardia contra a cidade fordista-industrial. Entrevista especial com Milton Cruz

    LER MAIS
  • Acordo de Paris sobre o clima é aprovado pelo Plenário e vai à promulgação

    O Brasil deverá ser o primeiro país a ratificar o acordo que visa fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima, [...]

    LER MAIS
  • Já entramos no cheque especial ambiental

    LER MAIS
  • ‘Situação é preocupante’. Estiagem no interior do AM

    Seca no Rio Madeira dificulta logística, encarece insumos e combustível. Municípios do Sul do estado são afetados pelo baixo [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados