• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Educação climática avança pouco nas escolas brasileiras, apesar do interesse dos professores

Foto: ArtHouse Studio | Pexels

Mais Lidos

  • O desastre de uma megaoperação no Alemão e na Penha de um governo que terceiriza o seu comando. Artigo de Jacqueline Muniz

    LER MAIS
  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS
  • Bolsonarismo pode eleger 44 senadores em 2026 e se tornar majoritário, diz Real Time Big Data

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

09 Outubro 2025

Pesquisa mostra que 92% dos docentes consideram o tema essencial, mas a falta de apoio, formação e políticas públicas impede que a crise do clima entre de vez na sala de aula.

A informação é de Karina Pinheiro, publicada por ((o))eco, 08-10-2025.

Uma pesquisa nacional da Nova Escola, em parceria com o Office for Climate Education (OCE), revela um contraste entre o engajamento dos professores e a realidade escolar: 92% dos docentes brasileiros consideram a educação climática muito importante, mas menos da metade consegue tratar do tema semanalmente com os alunos. O levantamento ouviu 1.600 professores e mostrou que a falta de formação, apoio institucional e materiais didáticos adequados são os principais obstáculos.

Segundo o estudo, 38% dos professores não se sentem seguros para ensinar os fundamentos científicos das mudanças climáticas, e mais de 40% das escolas não têm plano de ação climática em seus Projetos Político-Pedagógicos. Mesmo assim, 86% dos docentes demonstram interesse em formação continuada.

“O fato de a COP30 ser no Brasil este ano eleva o contexto do país a um ponto de reflexão sobre a educação climática”, afirma Ana Lígia Scachetti, diretora-executiva da Nova Escola.

Segundo a pesquisa, os resultados reforçam a urgência de inserir o tema nos currículos escolares, de forma interdisciplinar e permanente, além de garantir formação de qualidade aos professores.

Leia mais

  • Crise climática e educação: proposta de um universo temático para a tarefa educativa ambiental. Artigo de Elvis Rezende Messias
  • Uma educação popular para o cuidado em tempos de emergência climática
  • Mudança climática compromete o desenvolvimento de crianças no Brasil
  • Extremos climáticos marcarão a vida de crianças em todo o mundo
  • Crianças suportarão na saúde os efeitos negativos da mudança climática
  • O futuro incerto das crianças e das novas gerações
  • Adultos poluem, crianças sofrem as consequências
  • Pior que nossos pais: mudanças climáticas já afetam a saúde das novas gerações
  • 40 milhões de crianças brasileiras já estão expostas a mais de um risco climático
  • A crise climática deteriora a saúde das crianças nascidas hoje
  • “A crise climática é uma crise dos direitos da criança”, afirma UNICEF
  • Educação climática para crianças aumenta as preocupações dos pais com as mudanças climáticas
  • Novo Regime Climático. 'As crianças são mais sábias do que nós. Vamos ouvi-las'
  • Alto lá, esta terra tem dono: atrocidades do país da COP30. Artigo de Gabriel Vilardi 

Notícias relacionadas

  • “A valorização do Centro Histórico com o uso social que se pode fazer do Cais Mauá não pode ser reduzida a ganhos econômicos”, diz o sociólogo.

    A cidade (rebelde) da modernidade tardia contra a cidade fordista-industrial. Entrevista especial com Milton Cruz

    LER MAIS
  • Acordo de Paris sobre o clima é aprovado pelo Plenário e vai à promulgação

    O Brasil deverá ser o primeiro país a ratificar o acordo que visa fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima, [...]

    LER MAIS
  • Já entramos no cheque especial ambiental

    LER MAIS
  • ‘Situação é preocupante’. Estiagem no interior do AM

    Seca no Rio Madeira dificulta logística, encarece insumos e combustível. Municípios do Sul do estado são afetados pelo baixo [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados