18 Setembro 2025
Por conta do desmatamento e da expansão da agropecuária, a Amazônia emite mais gases de efeito estufa do que quase todos os países que estarão na COP30. Só sete nações a superam: China, Estados Unidos, Índia, Rússia, Indonésia, Irã e Japão. Como isso é possível?
A reportagem é de Carolina Dantas, Carolina Passos e Renata Hirota, publicada por InfoAmazônia, 17-09-2025.
No ranking dos maiores emissores de carbono do planeta, a Amazônia brasileira, apesar de não ser um país, só perde para sete potências. São nações historicamente mais responsáveis pelos gases do efeito estufa: China, Estados Unidos, Índia, Rússia, Indonésia, Irã e Japão. Entre os 193 países-membros, a grande maioria (186) dos participantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) terá um peso menor no aquecimento global do que a parte brasileira da floresta amazônica.
Essa relevância em relação ao problema não está ligada à quantidade de pessoas que vivem na Amazônia: menos de 20% da população do Brasil está na região. Não são os carros, nem o lixo, nem a produção de eletricidade os principais responsáveis pela liberação de carbono no país — apesar de eles também terem a sua parcela de responsabilidade, mas em menor proporção.
O bioma Amazônia, além de ser imenso — representa quase metade do território do Brasil (49%) —, está sempre sob ataque. Os principais responsáveis pelas emissões de carbono são as mudanças de uso do solo — o desmatamento — e a agropecuária, com a fermentação entérica, manejo do solo, entre outros.
Assim, um bioma que não é um país em sua essência ganha a importância de uma nação quando o assunto é clima. A Amazônia emite mais que Portugal, Espanha, França, Luxemburgo, Bélgica, Suíça e Países Baixos juntos. Mais do que toda a Oceania. Mais do que a soma das emissões da Argentina, Chile, Paraguai, Equador, Peru e Bolívia — sendo que os últimos três também têm a sua porção de floresta.
Leia mais
- Degradação da Amazônia emitiu 2,5 mais gases de efeito estufa que desmatamento em 2024
- Amazônia perdeu cerca de 44 milhões de hectares para agropecuária em 35 anos
- Em quarto recorde seguido, agropecuária responde por 74% das emissões de poluentes em 2023
- Ministério do Meio Ambiente diz que agro ‘nega a realidade’ e deveria reduzir poluição
- Agro se reúne com governo para tentar mudar Plano Clima
- Negacionismo parlamentar põe no lixo 44 anos da política ambiental brasileira e PL da Devastação abre brecha à criação de "vales da morte" de Norte a Sul. Entrevista especial com Suely Araújo
- “Brasil não pode ser petroestado e líder climático ao mesmo tempo”. Entrevista com Suely Araújo
- PL do licenciamento ambiental “é o maior retrocesso em 40 anos”. Entrevista com Suely Araújo, ex-presidente do Ibama
- Ausência do Estado e narrativa distorcida favorecem mineração em terras indígenas. Entrevista especial com Suely Araújo
- Crise climática é desafio mais sério da humanidade, diz Al Gore no Rio
- Crise de hospedagem força redução de delegação indígena para a COP30
- Brasil quer discutir tarifa sobre os países ricos na COP30
- Nova carta da presidência da COP30 pede união de países e defende Conferência em Belém
- Negligência do governo ameaça tornar COP30 a mais excludente da história
- Conheça os temas que serão discutidos na COP30, em paralelo às negociações
- Quem financia a COP30? Artigo de Melka Barros
- Emissões de metano estão atingindo novos picos no mundo e complicam ainda mais cenário de emergência climática. Artigo de Pep Canadell, Marielle Saunois e Rob Jackson