18 Setembro 2025
O cardeal-arcebispo de Marselha, Dom Jean-Marc Aveline, continua surpreso com o alto número de batismos de adultos na França. "Esses jovens chegaram até nós por caminhos que nós, bispos, não havíamos traçado", disse o presidente da Conferência Episcopal Francesa em entrevista ao jornal La Croix na terça-feira. "Tínhamos preparado a porta de entrada, mas muitos entraram pela janela", disse Aveline. Esta é uma grande responsabilidade — "ainda mais assustadora porque não a previmos", disse o cardeal. E completou: "Estamos atrasados em relação ao Espírito Santo".
A informação é publicada por Katholisch, 17-09-2025.
Desafio após o batismo
Segundo o arcebispo de Marselha, o desafio reside no período pós-batismo: "Esses jovens descobrem Cristo, mas ainda não conhecem a Igreja"; isso é o oposto da sua própria geração – "que cresceu na Igreja antes de descobrir Cristo pessoalmente". Aveline afirmou que os bispos da região decidiram convocar um conselho provincial sobre o tema. Em sua diocese de Marselha, ele estabeleceu um serviço especial para os recém-batizados. Outras dioceses tomaram iniciativas diferentes. O cardeal está convencido de que são necessárias medidas de acompanhamento ao longo de vários anos. Esta é uma das prioridades.
Alguns dos candidatos ao batismo afirmam estar em busca de sua própria identidade, confirmou o religioso na entrevista. Essa necessidade não deve ser categoricamente descartada, pois também é "resultado de uma completa falta de pontos de referência". No entanto, ele desconfia dos processos de identidade, "porque tenho visto com muita frequência os excessos a que eles podem levar", disse ele. "O mandamento da comunidade é o fundamento da fé cristã", disse Aveline. "Para que a comunidade surja, todos devem saber de onde vêm; devem ser capazes de se inspirar em sua cultura, em suas raízes." Uma identidade sem a busca pela comunidade é potencialmente perigosa.
Somente na Páscoa, cerca de 18.000 adultos e jovens de 11 a 17 anos foram batizados na França ; um aumento de 45% entre os adultos em comparação a 2024. Muitos dos novos cristãos vieram do meio estudantil.
Leia mais
- França. 12.000 batismos de adultos. Artigo de Lorenzo Prezzi
- Batismo, início da vida itinerante de Jesus
- Outro olhar: Festa do Batismo do Senhor
- Católicos e luteranos em busca de um denominador comum sobre o batismo
- Diálogo luterano-católico sobre batismo e unidade continua
- “O Batismo é o documento de identidade do cristão, sua ata de nascimento”, afirma Francisco
- Batismo: a experiência fundante da proximidade amorosa de Deus
- O batismo cristão, um batismo de compromisso... (Jo 1,29-34)