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Aquele protesto que se eleva ao Senhor. Artigo de Enzo Bianchi

Foto: jeffjacobs1990 | pixabay

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17 Setembro 2025

"Nessa disputa na oração com Deus, porém, percebemos que não é Deus que está distante, que não nos fala, que nos causa mal, mas sim nós, que somos surdos, que estamos distantes dele e que nos causamos mal, sozinhos", escreve Enzo Bianchi, fundador da Comunidade de Bose, em artigo publicado por Famiglia Cristiana, 14-09-2025. A tradução é de Luisa Rabolini.

Eis o artigo.

Deus prefere o protesto do crente à sua resignação, o protesto à inação. Uma forma diferente, mas sempre válida, de dialogar com Ele. Às vezes, ouço cristãos que me confidenciam sua vida íntima de oração e confessam ter momentos em que se rebelam contra Deus, protestam, se irritam a ponto de blasfemar contra Ele. Não me escandalizo, porque conheço orações do Antigo Testamento que Deus aprecia, e às quais responde, que têm esses tons. O judeu que reza conhece em sua oração com Deus até a rib, a contenda em que desafia Deus, dizendo-lhe que não foi fiel às suas promessas, que não ficou próximo na hora da provação, que abandonou o crente na tentação. Ele chega a dizer a Deus: "Tu és um urso para mim... Atacas-me como um leão... Abandonas-me nas mãos dos inimigos, atiras-me na escuridão do abismo."

São blasfêmias? É por falta de fé? Não necessariamente! Na oração do pobre, do perseguido, do sofredor, podem ser dirigidos a Deus gritos que parecem blasfêmias: são desabafos humanos que brotam do mal sofrido, mas se quer levá-los diante de Deus para que Ele veja, para que tenha piedade, para que possa intervir. Há uma resignação cristã que Deus não aprecia, porque às vezes prefere a briga com Ele, feita lealmente, usando a inteligência e, sobretudo, na convicção de que se pode falar com Deus como a um amigo e, às vezes, desabafar.

Nessa disputa na oração com Deus, porém, percebemos que não é Deus que está distante, que não nos fala, que nos causa mal, mas sim nós, que somos surdos, que estamos distantes dele e que nos causamos mal, sozinhos. Quando Jó e Jeremias amaldiçoavam o dia em que Deus os havia feito nascer, estavam rezando, não blasfemando.

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