03 Setembro 2025
A família do presidente também está se enriquecendo dessa forma. E alguns estão relatando um conflito de interesses.
A informação é de Massimo Basile, publicada por La Repubblica, 03-09-2025.
Nos Estados Unidos, alguns afirmam que Donald Trump é um "oligarca em formação", inspirado nos amigos do presidente russo Vladimir Putin. E ele não faz nada para refutar essas suspeitas: uma nova criptomoeda emitida pela World Liberty Financial, empresa da família do presidente, que começou a ser negociada esta semana, aumentou o patrimônio digital da família em aproximadamente cinco bilhões de dólares. Esse marco foi alcançado apesar do colapso do token digital nos dois primeiros dias de sua listagem.
A criptomoeda de Trump
A criptomoeda, chamada Wlfi, atingiu o pico de cerca de 40 centavos após seu lançamento na segunda-feira, de acordo com dados do CoinMarketCap. Na terça-feira, o valor do token havia caído para cerca de 21 centavos, uma queda de 48% em relação ao seu pico, antes de se recuperar para cerca de 23 centavos à tarde.
Apesar da queda, a participação da família Trump na Wlfi vale cerca de US$ 5 bilhões, com base em seus 22,5 bilhões de tokens Wlfi.
Tokens são unidades digitais, "tokens" que podem ter funções diferentes dependendo do contexto: podem funcionar como dinheiro ou como acesso a um serviço ou plataforma. O presidente e sua família ainda não podem vender seus ativos, pois os tokens dos fundadores permanecem bloqueados, de acordo com a World Liberty Financial.
O conflito de interesses
Antes um cético declarado em relação às criptomoedas, Trump, apesar das acusações de conflito de interesses, promoveu o ativo digital durante seu segundo mandato, prometendo tornar os Estados Unidos a "capital mundial das criptomoedas", sugerindo indiretamente que seu token seria garantia de sucesso. Essa combinação sem precedentes de um residente da Casa Branca e negócios bilionários levantou dúvidas no mundo político. Mas a porta-voz do presidente, Karoline Leavitt, defendeu a decisão do magnata.
"A tentativa contínua da mídia de fabricar conflitos de interesse é irresponsável e reforça a desconfiança do público em relação ao que lê", comentou. "Nem o presidente nem sua família", acrescentou, "jamais tiveram, nem jamais terão, conflitos de interesse."
Enquanto isso, em julho, Trump assinou o Genius Act, a primeira lei federal significativa a regulamentar criptomoedas. A lei estabeleceu regulamentações federais para "stablecoins", consideradas uma forma segura de criptomoeda porque seu valor está atrelado a ativos fixos, como o dólar. Ao mesmo tempo, o magnata está incentivando os americanos a comprarem tokens, assim como sua família. O forte aumento no valor da World Liberty Financial, cujos cofundadores incluem Trump e seus filhos Eric, Donald Jr. e Barron, demonstrou o crescente interesse do presidente em criptomoedas, um setor que abrange tanto investimentos pessoais quanto movimentos políticos. Entre os empreendimentos comerciais estão as moedas meme $TRUMP e $Melania, criptomoedas cujo valor está atrelado às tendências da internet e que começaram a ser negociadas em janeiro, quando Trump retornou à Casa Branca.
Leia mais
- Trump e o cavalo de Troia digital da privatização da moeda. Artigo de Yanis Varoufakis
- Trump oferece jantar com ricos corretores de criptomoedas que pagaram para sentar à mesa em meio a alegações de corrupção
- Aviões de luxo presenteados, negócios com criptomoedas e desfiles militares de aniversário: como Trump monetiza sua presidência
- A Casa Branca, uma empresa pública limitada. Artigo de Miguel Jiménez
- A face política das criptomoedas
- “Especulamos para sobreviver”: como o ultraliberalismo e a precariedade criaram os ‘cryptobrokers’
- Criptomoedas. Questões antropológicas e políticas
- Poderia o blockchain servir ao Pós-Capitalismo?
- O Blockchain contra a ditadura das finanças
- El Salvador. O Bitcoin, a nova moeda do país
- O fortalecimento do Bitcoin significa a transferência de riqueza e poder a correntes políticas aliadas ao capital. Entrevista especial com Edemilson Paraná
- Bitcoins e a difícil fuga do sistema financeiro mundial. Entrevista especial com Alex Preukschat
- Varoufakis explica — e desmistifica — o Bitcoin
- Bênçãos do Bitcoin. Por dentro do curioso mundo dos católicos ensusiastas de criptomoedas
- O Bitcoin pode se tornar uma moeda real? Aqui está o que há de errado com o plano de criptografia de El Salvador
- Bitcoins e a difícil fuga do sistema financeiro mundial. Entrevista especial com Alex Preukschat
- O Bitcoin entra na real
- Finança digitalizada: interação entre tecnologia e economia está reestruturando o sistema financeiro. Entrevista especial com Edemilson Paraná
- Bitcoins, sonho de consumo dos anarco-capitalistas