• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Cristãos diminuem no mundo, os sem religião aumentam

Mais Lidos

  • O modelo diocesano está passando? Artigo de Eduardo Hoornaert

    LER MAIS
  • A teóloga alemã propõe nova perspectiva sobre a doutrina loci theologici como fundamento para o trabalho teológico contextual na Igreja universal

    Uma teologia fundamentalmente contextual. Artigo de Margit Eckholt

    LER MAIS
  • Reflexões suscitadas pelo livro ‘Frágil equilíbrio: justiça climática e responsabilidade’ comprovam a urgência de responsabilidade, ações concretas e uma mudança de paradigma civilizacional antropocêntrico, tendo a filosofia de Hans Jonas como bússola

    O frágil equilíbrio de nosso planeta e o imperativo de uma conexão entre tecnologia e ética. Entrevista especial com Jelson Oliveira

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    19º domingo do tempo comum – Ano C – Um convite à vigilância e a fazer escolhas a serviço do Reino

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

12 Agosto 2025

A população cristã, embora ainda seja o grupo religioso mais difundido geograficamente, está diminuindo em escala global, enquanto os sem religião crescem. No Reino Unido, Austrália, França e Uruguai cristãos não constituem mais a maior parcela populacional.

A reportagem é de Edelberto Behs.

A pesquisa é Pew Research Center, que levou em conta dados de 2010 a 2020, analisando as taxas de mudança religiosa em 117 países, referente a 92% da população mundial em 2010. Budistas também diminuíram, enquanto muçulmanos aumentaram e hindus permaneceram estáveis.

No Uruguai, 52% de sua população dizia-se sem religião em 2020 e apenas 44% se identificaram como cristãs. No Reino Unido, na Austrália e na França nenhum grupo religioso detinha a maioria.

Em 2020, os cristãos constituíam 29% da população global, mas eram maioria em 60% dos países. Já os hindus, que representavam 15% da população mundial, eram maioria em apenas dois países: Índia e Nepal. Muçulmanos eram maioria em 53 países e budistas em sete.

Vários fatores contribuem na causa da mudança de tamanho dos grupos analisados. Eles vão desde variáveis demográficas, como estrutura etária, expectativa de vida, até o processo migratório e abandono da crença. A importância de cada fator varia de acordo com a religião.

A “desfiliação religiosa” é a variável que mais está presente na queda do número de cristão e que migram para o grupo dos “sem religião”. Budistas sofrem com a baixa taxa de fecundidade, com 1,6 filho por mulher. Já os muçulmanos apresentam a maior taxa, com uma média de 3,1 filhos por mulher; em seguida vem os cristãos, com 2,7 filhos. Judeus tinham, no período, a maior expectativa de vida do mundo e a maior proporção de adultos mais velhos: 33% tinham 50 anos ou mais no período pesquisado.

Para cada 100 adultos na faixa etária de 18 a 54 anos que foram criados como cristãos, a pesquisa constatou uma perda de 11,6 pessoas (17,1 a abandonaram e 5,5 aderiram). Budistas perderam 9,8 pessoas para cada grupo de 100 (22,1 abandonaram a religião e 12,3 aderiram).

Entre 2010 e 2020, o número de pessoas que estavam vivendo fora do seu país de nascimento aumentou em mais de 50 milhões. São pessoas que fugiram da guerra, da seca, da instabilidade política e os que foram em busca de melhores condições de vida.

Leia mais

  • Uma fé cada vez mais "líquida": 1 a cada 5 muda de religião
  • A transição religiosa no mundo no século XXI
  • O campo religioso brasileiro na ciranda dos dados. Entrevista especial com Faustino Teixeira
  • Muçulmanos e ‘sem religião’ são os grupos que mais crescem no mundo
  • Censo 2022: Crescimento de sem religião favorece a laicidade nacional
  • A encruzilhada do catolicismo brasileiro
  • Transição Religiosa – Católicos abaixo de 50% até 2022 e abaixo do percentual de evangélicos até 2032
  • O papel das religiões na nova desordem mundial. Artigo de José Casanova
  • “O sem religião de hoje pode, inclusive, ser o evangélico de amanhã”. Entrevista especial com Silvia Fernandes
  • Transição Religiosa – Católicos abaixo de 50% até 2022 e abaixo do percentual de evangélicos até 2032 
  • Um cristianismo sem religião
  • O declínio do cristianismo: possibilidade de um novo começo para a fé cristã? Artigo de Francesco Cosentino
  • “O teísmo, como modo de definir Deus, está morto”. A fé cristã na ressurreição e a crise da linguagem religiosa na pós-modernidade
  • Cristianismo Remanescente em um Mundo Pós-Cristão
  • “A religião está morrendo? Aos poucos – e sem que percebamos – o ‘fato religioso’ está sendo deslocado”. Artigo de José María Castillo
  • Pedro Casaldáliga e a Igreja da Caminhada que resiste. Artigo de Gabriel Vilardi 

Notícias relacionadas

  • Manifesto dos cristãos indignados

    Diante de uma crise financeira, econômica, ecológica, política, moral e espiritual – a crise de uma humanidade que perdeu o[...]

    LER MAIS
  • "A perseguição destrói tudo dentro de você", diz cristão paquistanês refugiado no Brasil

    Três anos atrás, S. Masih vivia em uma cidade no Estado de Punjab, no sudeste do Paquistão, onde era o principal pastor de uma [...]

    LER MAIS
  • O inferno de Alepo e as orações das crianças

    LER MAIS
  • Oração Comum. Comemoração conjunta luterano-católico romana da Reforma em 2017

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados