Jovem indígena decapitado. Manifestação de solidariedade e exigência de justiça

Foto: Agência Brasil

Mais Lidos

  • “A América Latina é a região que está promovendo a agenda de gênero da maneira mais sofisticada”. Entrevista com Bibiana Aído, diretora-geral da ONU Mulheres

    LER MAIS
  • A COP30 confirmou o que já sabíamos: só os pobres querem e podem salvar o planeta. Artigo de Jelson Oliveira

    LER MAIS
  • A formação seminarística forma bons padres? Artigo de Elcio A. Cordeiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

15 Julho 2025

Everton Rodrigues, jovem indígena do povo Avá-Guarani do Tekoha Yvyju Awary foi brutalmente assassinado; seu corpo foi encontrado no último sábado (12), decapitado e abandonado na entrada do tekoha

A informação é de Everton Avá-Guarani - Cimi Regional Sul, publicada por Conselho Indigenista Missionário (Cimi), 14-07-2025.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Sul, expressa publicamente sua profunda solidariedade aos familiares de do Tekoha Yvyju Awary, município de Guaíra, no Oeste do Paraná. Everton foi brutalmente assassinado, tendo seu corpo decapitado e abandonado em um milharal na entrada do tekoha. Ele foi encontrado no último sábado (12).

Estendemos nossa solidariedade a todo o povo Avá-Guarani do Oeste do Paraná, em especial àqueles que residem no Terra Indígena Tekoha Guasu Guavirá, que tem sido vítima de ataques incessantes em decorrência de sua legítima luta pela regularização de seus territórios.

Carta de ameaça encontrada ao lado do corpo do indígena Everton Lopes Rodrigues (Foto: Divulgação)

Exigimos das autoridades competentes uma investigação imediata e rigorosa, com a identificação e punição exemplar dos responsáveis por mais este crime bárbaro.

É de extrema urgência que as autoridades competentes investiguem as ameaças contidas no bilhete encontrado junto ao corpo do jovem Avá-Guarani, que revelam novas intimidações, e implementem medidas eficazes para coibir tais atos.

É imperativo que os órgãos de segurança atuem com inteligência e celeridade para assegurar a segurança e a dignidade de todos.

Leia mais