Papa reivindica diante dos religiosos a imagem do mosaico: “Isso deve renovar em todos nós a consciência e a alegria de ser Igreja”

Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS
  • Cosmovisão, cultura e território são peculiares a cada povo e não devem ser generalizados. Se algumas etnias foram colonizadas, outras resistem e lutam por sua autonomia, cultivando seus próprios sistemas jurídicos

    Os 115 povos originários colombianos: cosmologias diversas e pilares de vida para reconstruir o tecido social. Entrevista especial com Marcela Gutiérrez Quevedo

    LER MAIS
  • Zettel, cunhado de Vorcaro, é maior doador de Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

15 Julho 2025

  • Leão XIV expressou sua proximidade àqueles que continuam contribuindo de maneira silenciosa, mas fundamental, para a vida da Igreja e da sociedade.

  • Ele destacou a riqueza e a diversidade dos carismas herdados dos fundadores e fundadoras dos diversos institutos religiosos, sublinhando que todos esses dons contribuem para a edificação do Corpo de Cristo.

  • “Obrigado pelo vosso trabalho e pela vossa presença fiel em tantas partes do mundo. Abençoo-vos de coração e rezo por vós.”

A informação é de Patricia Ynestroza, publicada por Religión Digital, 12-07-2025.

O Papa Leão XIV recebeu em Castel Gandolfo os superiores e superioras gerais, membros de conselhos e representantes de congregações religiosas reunidos em Capítulos e Assembleias. Eles são: o Instituto Pontifício para as Missões Estrangeiras (PIME), as Irmãs Filipinas, a ordem religiosa das Mestras Pias Venerinas, as Mestras Pias Venerini, as Filhas da Igreja, os Salesianos Oblatos do Sagrado Coração, as Irmãs Franciscanas Angeline, o Instituto Oblato de Jesus e Maria e as Filhas de Maria Religiosas das Escolas Pias (Escolápias).

O Papa expressou sua proximidade, gratidão e encorajamento àqueles que, com sua vida consagrada, continuam contribuindo de maneira silenciosa, porém fundamental, para a vida da Igreja e da sociedade. E destacou a riqueza e a diversidade dos carismas herdados dos fundadores e fundadoras dos diferentes institutos religiosos, sublinhando que todos esses dons contribuem para a edificação do Corpo de Cristo.

“Vossos respectivos Institutos encarnam aspectos complementares da vida e da ação do Povo de Deus: a oferta em união ao sacrifício de Cristo, a missão ad gentes, o amor à Igreja, e a educação e formação dos jovens”.

Renovar o carisma diante dos desafios atuais

Durante suas reflexões, o Papa incentivou os religiosos a relerem e atualizarem seus carismas à luz dos novos desafios, sempre guiados pelo Espírito Santo e em comunhão com os pastores da Igreja. Exortou-os também a manter vivo o espírito missionário, a imitar os sentimentos de Cristo, cultivar a esperança e promover a paz, ressaltando a importância de se sentirem parte de um grande projeto de salvação que Deus deseja para toda a humanidade.

“Recordar juntos essas orientações nos ajuda a apreciar a riqueza do nosso ser comunidade, especialmente como religiosos comprometidos na maravilhosa aventura de seguir Cristo mais de perto”, sublinhou.

Um momento do encontro do Papa com as ordens religiosas (Foto: Vatican Media)

O Papa também convidou os religiosos a olharem além de suas próprias realidades e a considerarem sua vocação como parte de um grande mosaico que Deus está construindo para reunir toda a humanidade em uma só família. “Isso deve renovar em todos nós a consciência e a alegria de ser Igreja”, disse, encorajando-os a pensar grande, a sonhar com coragem e a reconhecer que cada um é um elo único na grande cadeia do plano salvífico de Deus.

Segundo o Pontífice, esse foi precisamente o espírito que impulsionou o nascimento dos institutos religiosos e deve continuar sendo o horizonte para o qual se orientam todos os seus esforços. “Para que, por meio de pequenas luzes, se difunda em toda a terra a luz de Cristo, que nunca se apaga”, afirmou, fazendo referência ao canto do Pregão Pascal, que celebra a vitória de Cristo sobre as trevas.

Docilidade ao Espírito Santo

Por fim, o Papa agradeceu aos religiosos por sua entrega e fidelidade em tantas partes do mundo e pediu ao Senhor que lhes conceda docilidade ao Espírito Santo, recordando-lhes que, mesmo na fragilidade humana, é Deus quem ensina e guia.

“Obrigado pelo vosso trabalho e pela vossa presença fiel em tantas partes do mundo. Abençoo-vos de coração e rezo por vós”, concluiu o Papa em sua mensagem cheia de esperança e confiança na missão da vida consagrada.

Leia mais