09 Junho 2025
"O fim da fase de expansão acelerada não implica perda de influência, mas impõe novos desafios a um movimento que molda disputas eleitorais e o debate público. Trata-se do esgotamento de um modelo que operou com força no passado e agora testa seus limites"
O artigo é de Fabio Miessi e Raphael Corbi, publicado por Folha de S. Paulo e reproduzido por André Vallias em seu Facebook, 08-06-2025.
Fabio Miessi é doutor em economia pela London School of Economics, é professor pesquisador na EESP/FGV.
Raphael Corbi é doutor em economia pela London Business School, é professor titular na FEA/USP.
Os dados sobre religião do Censo de 2022 surpreenderam muitos analistas: a participação dos evangélicos cresceu, mas ficou abaixo das expectativas. Estimativas comuns apontavam que eles já representariam entre 33% e 35% da população. O número final foi de 26,9%, frente aos 21,6% registrados em 2010.
Em março, publicamos uma nota levantando a hipótese de que o crescimento evangélico poderia estar sendo superestimado. A avaliação se baseava em pesquisas sobre mecanismos institucionais que impulsionaram a expansão das igrejas nas décadas anteriores —e que ajudam a entender por que esse avanço começa a perder força. É com base nesses resultados que propomos uma leitura para os dados divulgados.
Nas últimas décadas, o crescimento evangélico foi um dos fenômenos sociais mais marcantes do país. A participação saltou de cerca de 6% em 1980 para 21,6% em 2010, chegando a 26,9% em 2022, alterando o cenário religioso e político. Muitos passaram a tratar como certo que os evangélicos se tornariam maioria em breve, mas os dados deste Censo sugerem desaceleração. É improvável que o ritmo acelerado retorne.
Nossos trabalhos indicam que o avanço evangélico foi impulsionado por um modelo de expansão baseado na multiplicação de templos de baixo custo, com estrutura enxuta e replicação rápida. Enquanto a Igreja Católica operava com paróquias caras e dependentes de clero especializado, igrejas evangélicas —sobretudo as pentecostais— adotaram uma configuração mais flexível. Seus pastores, geralmente lideranças locais com trajetória informal, abriram templos em espaços comerciais com pouco investimento, ocupando rapidamente áreas não cobertas pela Igreja Católica.
Esse modelo de crescimento pelo lado da oferta — ou seja, centrado na expansão da infraestrutura religiosa — foi o motor da transformação evangélica nas últimas décadas. Ele contrasta com a explicação centrada na demanda, segundo a qual os evangélicos teriam ganhado espaço por oferecer maior capacidade do que os católicos ou o Estado de acolher os mais pobres em momentos de crise. Essa perspectiva parece plausível, mas obscurece o papel da ocupação territorial no processo de crescimento. Os dados do Censo parecem reforçar esse diagnóstico: mesmo com aumento da insegurança social, o crescimento evangélico não acelerou como se previa.
Com a ocupação dos espaços, o modelo perde fôlego. A competição entre igrejas evangélicas e com a Igreja Católica impõe limites à abertura de novos templos. Estimativas mostram que a entrada de novas igrejas cai conforme cresce o número de templos em operação. Hoje, há cerca de sete templos evangélicos para cada templo católico, um sinal da intensidade da ocupação.
Mais importante: o retorno esperado da abertura de um novo templo —em termos de expansão líquida de fiéis— encontra limites. A competição redistribui membros entre igrejas e enfraquece o efeito expansivo da infraestrutura sobre o grupo como um todo. Em áreas com presença católica consolidada, a pressão é maior.
O fim da fase de expansão acelerada não implica perda de influência, mas impõe novos desafios a um movimento que molda disputas eleitorais e o debate público. Trata-se do esgotamento de um modelo que operou com força no passado e agora testa seus limites.