Observatório do Clima alerta Alcolumbre sobre riscos da aprovação do PL 2.159

Foto: Wikimedia Commons

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

20 Mai 2025

Em carta ao presidente do Senado, Observatório do Clima detalha desmonte do licenciamento ambiental e pede revisão do projeto em discussão na casa legislativa.

A informação é publicada por Observatório do Clima, 19-05-2025.

Nesta segunda-feira (19/5), o Observatório do Clima entregou ao senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado Federal, uma carta sobre os riscos da aprovação do Projeto de Lei nº 2.159/2021, que dispõe sobre licenciamento ambiental. No documento, a rede manifesta sua preocupação com o PL, considerado uma das propostas mais prejudiciais ao meio ambiente nas últimas quatro décadas e em discussão na casa legislativa.

“Aprovado na Câmara dos Deputados, o texto, apelidado de ‘mãe de todas as boiadas’, implode o licenciamento ambiental no país e está repleto de inconstitucionalidades. O Observatório do Clima realizou uma análise técnica do texto, artigo por artigo, que resultou em um documento com mais de 100 páginas. A extensão dos retrocessos identificados revela graves riscos, que vão desde questões socioambientais, como aumento da poluição e desmatamento, até ampliação de insegurança jurídica, o que tende a gerar uma enxurrada de judicializações”, diz a carta.

O documento destaca ainda que a aprovação do PL ameaça aprofundar a poluição, o desmatamento, as emissões de gases de efeito estufa e colocar o Brasil na contramão do que promete internacionalmente, às vésperas da realização da COP30. O OC apela para que o Senado revise com responsabilidade os dispositivos do PL, corrigindo pontos críticos e garantindo a construção de um licenciamento ambiental robusto, constitucional e alinhado com os desafios contemporâneos da sustentabilidade.

Leia a carta:

Leia mais