20 Mai 2025
Em carta ao presidente do Senado, Observatório do Clima detalha desmonte do licenciamento ambiental e pede revisão do projeto em discussão na casa legislativa.
A informação é publicada por Observatório do Clima, 19-05-2025.
Nesta segunda-feira (19/5), o Observatório do Clima entregou ao senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado Federal, uma carta sobre os riscos da aprovação do Projeto de Lei nº 2.159/2021, que dispõe sobre licenciamento ambiental. No documento, a rede manifesta sua preocupação com o PL, considerado uma das propostas mais prejudiciais ao meio ambiente nas últimas quatro décadas e em discussão na casa legislativa.
“Aprovado na Câmara dos Deputados, o texto, apelidado de ‘mãe de todas as boiadas’, implode o licenciamento ambiental no país e está repleto de inconstitucionalidades. O Observatório do Clima realizou uma análise técnica do texto, artigo por artigo, que resultou em um documento com mais de 100 páginas. A extensão dos retrocessos identificados revela graves riscos, que vão desde questões socioambientais, como aumento da poluição e desmatamento, até ampliação de insegurança jurídica, o que tende a gerar uma enxurrada de judicializações”, diz a carta.
O documento destaca ainda que a aprovação do PL ameaça aprofundar a poluição, o desmatamento, as emissões de gases de efeito estufa e colocar o Brasil na contramão do que promete internacionalmente, às vésperas da realização da COP30. O OC apela para que o Senado revise com responsabilidade os dispositivos do PL, corrigindo pontos críticos e garantindo a construção de um licenciamento ambiental robusto, constitucional e alinhado com os desafios contemporâneos da sustentabilidade.
Leia a carta:
Leia mais
- Projeto de lei no Senado implode o licenciamento ambiental, alerta ex-presidente do Ibama
- Senado avança com projeto de flexibilização do licenciamento ambiental
- Ruralista Tereza Cristina vai presidir grupo no Senado para regulamentar mineração em terras indígenas
- Mineração em terras indígenas fere a Constituição e desconsidera os direitos indígenas. Entrevista especial com Melissa Curi
- Para substituir Marco Temporal, Gilmar Mendes propõe mineração em terras indígenas até contra vontade dos povos
- Proposta no STF abre caminho para mineração em terras indígenas
- ANM tem 363 autorizações de pesquisa ou exploração mineral em Terras Indígenas
- Como a mineração devasta as terras dos índios
- ONU alerta para os perigos da mineração em Terras Indígenas
- “A era da mineração está só começando”. Entrevista com Santiago Vilanova
- Gilmar Mendes retira mineração em terras indígenas da proposta sobre marco temporal