15 Mai 2025
Margit Eckholt é doutora em teologia pela Universidade de Tübingen (1992), com a tese "A razão na corporeidade. Mediação cristológica no pensamento de Nicolas Malebranche", pelo qual recebeu o Prêmio Karl Rahner de Pesquisa Teológica. Obteve sua habilitação em teologia dogmática na Faculdade de Teologia da Universidade de Tübingen (2000) com a tese "Cultura – Poética – Hermenêutica. Em busca de uma forma de teologia no campo da tensão entre a diversidade cultural e os processos globais de mudança na sociedade mundial".
Possui vasta experiência no campo da pesquisa e ensino da teologia dogmática e fundamental, com ampla experiência de cooperação acadêmica internacional por meio de palestras e projetos de pesquisa. Nesta perspectiva, destaca-se a sua participação e colaboração com instituições académicas de vários países latino-americanos, o que a torna uma grande conhecedora da teologia hispano-latino-americana. É presidente do ICALA – Intercâmbio Cultural Germano-Latino-Americano e foi presidente da Associação de Teólogos da Europa.
Atualmente é professora de teologia dogmática e teologia fundamental na Universidade de Osnabrück, Alemanha. Ele também é membro da Comissão "Caminho Sinodal" na Alemanha.É autora de diversos livros e artigos, entre os quais destacamos: "Iglesia en la diversidad. Esbozo para una eclesiología intercultural”, Ediciones Alberto Hurtado, Santiago do Chile, 2014.