O Papa hospitalizado em Gemelli: “Descansou bem a noite toda”

Foto: Reprodução/Instagram

Mais Lidos

  • A ideologia da Vergonha e o clero do Brasil. Artigo de William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • Juventude é atraída simbolicamente para a extrema-direita, afirma a cientista política

    Socialização política das juventudes é marcada mais por identidades e afetos do que por práticas deliberativas e cívicas. Entrevista especial com Patrícia Rocha

    LER MAIS
  • Que COP30 foi essa? Entre as mudanças climáticas e a gestão da barbárie. Artigo de Sérgio Barcellos e Gladson Fonseca

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

25 Fevereiro 2025

“O boletim médico divulgado ontem à noite registrou uma ligeira melhora geral. Com o dia de hoje, a internação em Gemelli se torna a mais longa do pontificado. O Papa Francisco “descansou bem a noite toda”. A assessoria de imprensa do Vaticano divulgou isso.

A informação é de Iacopo Scaramuzzi, publicada por La Repubblica, 25-02-2025.

A estadia hospitalar mais longa

Com o dia de hoje, a atual internação se torna a mais longa sofrida por Jorge Mario Bergoglio durante seu pontificado: 12 dias, um a mais que a internação, também em Gemelli, para cirurgia de cólon, em julho de 2021, e dois a mais que a internação, em junho de 2023, para cirurgia de estômago.

Pequena melhora

O boletim médico divulgado ontem à noite pela Sala de Imprensa da Santa Sé registrou uma série de leves melhoras, em um quadro clínico que continua "complexo" e sem consequentemente resolver o prognóstico. “O estado clínico do Santo Padre, na sua criticidade, demonstra uma ligeira melhoria”, lê-se na nota de ontem à noite. Em comparação com sábado, pelo segundo dia, "não houve episódios de crises respiratórias". Alguns testes “melhoraram”. Mais uma vez, o monitoramento da insuficiência renal leve que surgiu no domingo “não causa preocupação”. E então a oxigenoterapia continua, “embora com fluxos e porcentagem de oxigênio ligeiramente reduzidos”. Ontem à tarde, finalmente, depois de dois dias marcados por dificuldades, o Papa retomou alguns trabalhos e telefonou novamente ao pároco de Gaza.

Leia mais