• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Aquecimento acima de 1,5ºC pode ser irreversível, diz estudo

Mais Lidos

  • Mais de 3 mil ativistas do mundo todo começarão a Marcha do Egito para Gaza nesta quinta-feira

    LER MAIS
  • O governo dos idiotas. Artigo de Chris Hedges

    LER MAIS
  • Solo, água, alimentos e animais contaminados são vetores de propagação de bactérias multirresistentes aos antimicrobianos, colocando em risco a saúde humana, advertem pesquisadores

    Um assassino no quintal: a disseminação e o surgimento de superbactérias devido ao uso intensivo de agrotóxicos. Entrevista especial com Rafael da Silva Rosa e Eliana Guedes Stehling

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    Solenidade de Pentecostes – O sopro do Espírito impulsiona para a missão. Comentário de Virma Barion

close

FECHAR

Revista ihu on-line

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

21 Fevereiro 2025

Em 2024, mundo superou pela primeira vez meta do Acordo de Paris em relação ao período pré-industrial. Pesquisa sugere que, longe de ser uma exceção, fenômeno seria uma tendência permanente.

A reportagem é publicada por DW, 20-02-2025.

O aumento de 1,6ºC na temperatura média global registrado em 2024 – ano recordista em calor – pode ser sinal de um planeta permanentemente mais quente e mais vulnerável às mudanças climáticas daqui para frente, aponta um estudo do Centro Helmholtz para Pesquisa Ambiental, em Leipzig, Alemanha, e publicado recentemente na revista Nature Climate Change.

Estudiosos do clima geralmente tiram suas conclusões a partir de análises de um período mais longo, de 20 anos. Desta vez, porém, os pesquisadores queriam saber se era possível fazer previsões para o futuro considerando apenas 2024.

Como explicou um dos autores do estudo, até então o consenso entre cientistas era de que a superação do aquecimento de 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais pelo período de um ano não necessariamente significaria a quebra do Acordo de Paris. Esse cenário teria que se repetir por um período mais longo de tempo.

Baseados em dados de estações meteorológicas por todo o mundo, os pesquisadores constataram que a década de 1980 foi a primeira 0,6ºC mais quente que o período pré-industrial, quando nações ricas ainda não queimavam combustíveis fósseis em ampla escala.

Nas décadas seguintes, esse valor nunca recuou: ou se manteve em média, ou aumentou – mesmo quando descontados fatores como o El Niño.

Para os pesquisadores, o modelo prova que, "sem mitigação climática rígida", o ano de 2024, com sua temperatura média 1,6ºC mais elevada, é apenas uma prévia das próximas duas décadas tão ou mais quentes.

Os resultados são claros: "Vimos no passado que, quando uma certa marca dos termômetros é ultrapassada, isso também se mantém na média de longo prazo. Não conseguimos mais voltar abaixo desse nível. E em nossos modelos climáticos, pudemos ver que isso também se aplica ao limite de 1,5ºC", afirmou Jakob Zscheischler, um dos autores do estudo, ao portal alemão Tagesschau.

Outra pesquisa canadense com metodologia distinta, publicada no mesmo periódico na época, chegou a conclusões similares.

Papel dos combustíveis fósseis

Mesmo em países de clima mais ameno, esse aumento de temperaturas pode ser catastrófico, com ondas de calor, temporais, secas e enchentes mais frequentes e intensos.

Os autores do estudo alemão, porém, ressaltam que nem tudo está perdido: se a humanidade agir rápido e reduzir drasticamente suas emissões, é possível manter o aquecimento de fato em 1,5ºC ou pelo menos limitá-lo a 2ºC, teto máximo fixado aprovado pela comunidade internacional no âmbito do Acordo de Paris.

Mas o planeta não parece caminhar rumo a esse objetivo. Há décadas, cientistas têm alertado que a queima de combustíveis fósseis está liberando poluentes que aquecem o planeta. Ainda assim, as taxas globais de emissão seguem aumentando: desde 1990 as emissões de dióxido de carbono cresceram cerca de 50%.

Leia mais

  • “Como em uma air fryer”: Brasil experimenta onda de calor extremo e prolongado
  • Janeiro de 2025 foi o mais quente já registrado
  • Copernicus: 2024 deve ser o ano mais quente da história e o primeiro com média acima de 1,5°C de aquecimento
  • Confirmado: 2024 será o ano mais quente da história e superará limite do Acordo de Paris
  • Mais um recorde da temperatura global em março de 2024. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • No ritmo atual, a Terra deve se aquecer quase 3ºC neste século, mostra ONU
  • Recorde de emissões globais de CO2 e o ano mais quente da história. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • Planeta vai esquentar 1,5º C uma década antes do previsto e terá eventos climáticos extremos, diz ONU
  • Era da Fervura 1: calor supera meta do Acordo de Paris
  • Ondas de calor extremas podem dobrar até 2050
  • Ondas de calor simultâneas já são sete vezes mais frequentes do que na década de 1980
  • Aquecimento antropogênico aumenta a frequência de eventos de calor extremo
  • Calor extremo poderá afetar 1 bilhão de pessoas
  • Emergência Climática – Os dias de calor extremo causam grandes prejuízos econômicos
  • Painel do Clima adverte: calor pode sair de controle
  • Com recordes históricos, temperatura média global em 2024 superou 1,5°C de aquecimento
  • Limite de 1,5°C para aquecimento ainda é possível, mas janela para ação está se fechando, alerta ONU
  • Aquecimento global pode superar a meta de 1,5 grau lamentam principais cientistas climáticos do mundo

Notícias relacionadas

  • “A valorização do Centro Histórico com o uso social que se pode fazer do Cais Mauá não pode ser reduzida a ganhos econômicos”, diz o sociólogo.

    A cidade (rebelde) da modernidade tardia contra a cidade fordista-industrial. Entrevista especial com Milton Cruz

    LER MAIS
  • O clima bate à porta, já é hora de mudar

    Mudanças climáticas ameaçam a segurança alimentar na América Latina e no Caribe. O artigo é de Washington Novaes, jornalist[...]

    LER MAIS
  • Acordo de Paris sobre o clima é aprovado pelo Plenário e vai à promulgação

    O Brasil deverá ser o primeiro país a ratificar o acordo que visa fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima, [...]

    LER MAIS
  • Já entramos no cheque especial ambiental

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados