Deslizamentos de terra em Ipatinga (MG) deixam ao menos cinco mortos após fortes chuvas

Foto: Reprodução/ Instagram/ CBMMG

Mais Lidos

  • Dossiê Fim da escala 6x1: Redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1: Desafios e estratégias sindicais no Brasil contemporâneo

    LER MAIS
  • Celular esquecido, votos mal contados. O que aconteceu no Conclave. Artigo de Mario Trifunovic

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

13 Janeiro 2025

Pelo menos cinco pessoas morreram na região de Ipatinga, em Minas Gerais, devido a deslizamentos de terra causados por temporais que atingiram a região na madrugada deste domingo (12).

A reportagem é publicada por Brasil de Fato, 12-01-2024.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas encontradas até agora são uma criança de oito anos e quatro adultos. Em uma das ocorrências, no bairro Bethânia, cinco pessoas foram soterradas pela terra, das quais duas morreram e três estão desaparecidas. A terceira vítima, um menino de oito anos, por sua vez, foi encontrado em uma segunda ocorrência.

As outras duas vítimas são uma mulher de aproximadamente 70 anos e um homem de cerca de 30 anos, encontrados por moradores dos bairros Vila Celeste e Granjas Vagalume. Os corpos de ambos ainda não foram liberados pela Polícia Civil.

Em apenas uma hora, o município de Ipatinga registrou 80 milímetros de chuva, causando alagamentos, transbordamento de córregos e rios e deslizamentos. Por isso, a Prefeitura decretou Estado de Calamidade Pública por 180 dias e deslocou o estádio Ipatingão para abrigar os atingidos.

No total, até o momento, o Corpo de Bombeiros recebeu 58 chamados referentes aos danos causados pelas chuvas na região, sendo a maioria envolvendo desabamento e vistoria de risco de desabamento.

O governador Romeu Zema (Novo) comentou o assunto em um vídeo publicado em suas redes sociais. “Conversei com o prefeito Gustavo Nunes e coloquei o estado totalmente à disposição. E, no máximo, até amanhã cedo estarei lá”, disse o governador. “E fica aqui o meu pedido: nesse período de chuva procure locais seguros e conte com o apoio da Defesa Civil”, completou.

Leia mais