07 Janeiro 2025
A primeira prefeita de um dicastério do Vaticano: Irmã Brambilla responsável pela área religiosa.
A reportagem é de Iacopo Scaramuzzi, publicada por Repubblica, 06-01-2025.
A virada anunciada há algum tempo gerou críticas conservadoras. Bergoglio nomeia o cardeal salesiano Artime “pró-prefeito”.
Pela primeira vez na história uma mulher torna-se prefeita de um departamento do Vaticano. O Papa Francisco nomeou Irmã Simona Brambilla prefeita do dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, ou seja, o “ministério” responsável pelos religiosos e religiosas em todo o mundo.
Até agora, sempre houve apenas homens à frente dos vários dicastérios do Vaticano (distintos, no passado, entre congregações e conselhos pontifícios). Jorge Mario Bergoglio, que durante o seu pontificado promoveu várias mulheres a cargos de responsabilidade no organograma do Vaticano, anunciou que nomearia uma mulher como chefe de um dicastério. O Papa preparou esta medida inserindo na nova constituição apostólica da Cúria de 2022, Praedicate Evangelium, a possibilidade de nomear um leigo, homem ou mulher, para este cargo: uma inovação que suscitou bastante polêmica por parte dos conservadores. frente ao longo dos anos.
Paralelamente à nomeação de Irmã Brambilla, até então secretária do dicastério dos religiosos, o Papa nomeou o cardeal salesiano espanhol Ángel Fernández Artime como “pró-prefeito” do mesmo dicastério. Este é um caso canônico já existente que configura uma espécie de corresponsabilidade na governança de um cargo imediatamente abaixo, porém, do prefeito.
O dos institutos de vida consagrada e das sociedades de vida apostólica é, na realidade, o dicastério para o qual a liderança de uma religiosa é mais natural: o dicastério é de fato responsável por todas as religiosas e todos os religiosos (frades, monges, sacerdotes ) do mundo: as religiosas no mundo são muito mais numerosas do que os religiosos homens.
Irmã Simona Brambilla, 60 anos no dia 27 de março, ex-superiora geral das Missionárias da Consolata na Itália, traz no currículo a experiência missionária em Moçambique após obter o diploma profissional de enfermagem e ingressar no Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata, que dirigiu de 2011 a 2023 No dia 8 de julho de 2019, o Papa nomeou pela primeira vez sete mulheres membros do Dicastério para os Institutos da Vida Consagrada e sociedades de vida apostólica.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
A primeira prefeita de um dicastério do Vaticano: Irmã Brambilla responsável pela Vida Religiosa Consagrada - Instituto Humanitas Unisinos - IHU