18 Dezembro 2024
A informação é publicada por Religión Digital, 17-12-2024.
O Papa Francisco reafirmou nesta terça-feira que "há fé no humor" e destacou a importância da risada e do choro espontâneos para "evitar a perda da humanidade", pois quem renuncia a ela renuncia a tudo.
"A vida tem, inevitavelmente, suas tristezas, que fazem parte de todo caminho de esperança e de toda jornada de conversão. Mas é importante evitar a todo custo se apegar à melancolia e não deixar que ela amargue o coração", indicou o papa em um artigo de opinião publicado no jornal The New York Times.
No texto, que está carregado de humor, o papa elogia os idosos e as crianças por terem "o dom do riso e das lágrimas", símbolo de "espontaneidade e humanidade" que recorda que "quem renuncia à própria humanidade renuncia a tudo".
"Quando se torna difícil chorar de verdade ou rir apaixonadamente, então estamos realmente na descida. Nos anestesiamos e os adultos anestesiados não fazem nada de bom por si mesmos, nem pela sociedade, nem pela Igreja", opina.
O pontífice reconhece, com humor, que, "infelizmente", os sacerdotes parecem, às vezes, "amargurados e tristes, mais solteiros do que casados com a Igreja, mais funcionários do que pastores e mais soberbos do que alegres", mas garante que também costumam "apreciar o humor" com "uma boa reserva de piadas e histórias engraçadas".
"As piadas sobre jesuítas e contadas por jesuítas pertencem a uma classe própria, comparáveis, talvez, apenas às que se fazem sobre os carabineros na Itália, ou sobre as mães judias no humor yiddish", enfatiza, e acrescenta que é precisamente o Evangelho que "nos lembra que devemos recuperar a capacidade de sorrir".
O pontífice também insiste que a autoironia é "um poderoso instrumento" contra o narcisismo: "O melhor conselho frente ao espelho é rirmos de nós mesmos".
A coluna do Papa foi publicada no mesmo dia em que um trecho de sua autobiografia ‘Spera’ foi revelado antes da publicação em janeiro, no qual ele revela que, em sua viagem ao Iraque em março de 2021, foram evitados dois ataques.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Francisco: "Os padres, às vezes, parecem amargurados e tristes" - Instituto Humanitas Unisinos - IHU