• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Amazon investe em óculos para entregadores economizarem segundos em cada pacote, diz agência

Mais Lidos

  • “A inteligência artificial, em vez de descrever tecnologias, descreve uma ideologia". Entrevista com Karlos G. Liberal

    LER MAIS
  • Israel bombardeia instalações nucleares e militares no Irã e mata o chefe da Guarda Revolucionária

    LER MAIS
  • Trindade: Pai, Palavra e Vento. Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    Solenidade da Santissima Trindade - Ano A - Deus Trindade se revela relação, compaixão, misericórdia

close

FECHAR

Revista ihu on-line

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

14 Novembro 2024

A Amazon está desenvolvendo óculos inteligentes para seus entregadores que ajudarão a guiá-los até a porta dos clientes, disseram cinco fontes familiarizadas com o assunto.

A informação é publicada por Folha de São Paulo e reproduzida por André Vallias em sua página no Facebook, 12-11-2024.

Se forem bem-sucedidos, os óculos fornecerão aos entregadores navegação passo a passo em uma pequena tela embutida nas lentes.

A expectativa é que as orientações possam economizar segundos que a empresa considera como valiosos em cada entrega. O dispositivo deve fornecer informações sobre para que lado o entregador tem que se dirigir num condomínio e dados que incluem chamadas de atenção para portões ou cães agressivos.

Com milhões de pacotes entregues diariamente, os segundos se acumulam. Os óculos também liberarão os motoristas de terem de carregar aparelhos GPS, o que, na expectativa da Amazon, vai permitir que os entregadores transportem mais pacotes.

O projeto ressalta esforços da Amazon para reduzir custos de entrega por pacote e manter margens de lucro, à medida que enfrenta a crescente concorrência do Walmart, que intensificou competição no comércio eletrônico e reduziu preços.

Walmart está pagando novos incentivos aos entregadores independentes durante a temporada de compras de fim de ano, disse o varejista à Reuters.

O projeto da Amazon, disseram as fontes, pode ser engavetado ou adiado indefinidamente se o dispositivo não funcionar como previsto, ou por motivos financeiros ou outros. As fontes disseram que podem levar anos para serem aperfeiçoados.

"Estamos inovando continuamente para criar uma experiência de entrega ainda mais segura e melhor para os motoristas", disse um porta-voz da Amazon, quando perguntado sobre os óculos para motoristas. "De outra forma, não comentamos sobre nosso roteiro de produtos."

A Amazon vem trabalhando há anos para desenvolver uma rede própria de logística nos Estados Unidos, incluindo sua própria companhia aérea, caminhões de longa distância e grandes armazéns. Com isso, a empresa espera acelerar entregas e reduzir despesas, diminuindo dependência de companhias como UPS e FedEx.

Os custos de remessa da Amazon aumentaram 8% no terceiro trimestre, chegando a US$ 23,5 bilhões (cerca de R$ 134 bilhões).

Últimos 100 metros

A "última milha" das entregas é cara e complicada, pois exige a navegação pelos bairros, o emprego de mais entregadores e uso de mais combustível. Segundo algumas estimativas, metade do custo da viagem de um produto até a porta do cliente está na última milha.

Agora, a Amazon concentrou sua atenção nos "últimos 100 metros". Em outubro, e companhia revelou um scanner que será instalado nos tetos dos veículos de entrega para direcionar os motoristas aos pacotes de cada parada, iluminando-os com um holofote verde, economizando o tempo normalmente gasto na leitura de etiquetas.

Os óculos de entrega em desenvolvimento são baseados nos óculos inteligentes Echo Frames, da Amazon, que permitem aos usuários ouvir áudio e usar comandos de voz da Alexa, a assistente virtual da Amazon, disseram as fontes.

Conhecidos pelo codinome interno Amelia, os óculos de entrega são equipados com uma pequena tela em uma das lentes e podem tirar fotos dos pacotes entregues como prova para os clientes, disseram as fontes. A Amazon lançou em setembro um chatbot não relacionado para vendedores terceirizados que também é conhecido como Amelia.

Mas a tecnologia ainda está em desenvolvimento e a Amazon tem tido problemas para fabricar uma bateria que possa durar um turno completo de oito horas e ainda ser leve o suficiente para ser usada o dia todo, disseram as fontes. Além disso, a coleta de dados completos sobre cada casa, calçada, rua, meio-fio e entrada de garagem pode levar anos, disseram eles.

Os entregadores da Amazon visitam mais de 100 clientes por turno, segundo a companhia. Com o aumento da eficiência, a Amazon poderá cobrar dos motoristas o transporte de mais pacotes e visitas a mais casas.

A Amazon pode enfrentar outros obstáculos, incluindo convencer seus milhares de motoristas a usarem os óculos, que podem ser desconfortáveis e distrativos, disseram as fontes, sem mencionar o fato de que alguns motoristas já usam óculos corretivos.

No entanto, grande parte da força de entrega da Amazon é composta por empresas terceirizadas, o que significa que a Amazon pode tornar o uso dos óculos uma exigência contratual, disseram as fontes.

As vendas dos Echo Frames, dispositivos vestíveis da empresa, têm sido decepcionantes. Duas das fontes disseram que a Amazon vendeu menos de 10 mil unidades da geração mais recente do aparelho, lançada no final do ano passado.

A tela embutida em desenvolvimento também está programada para uma futura geração de Echo Frames que poderá ser lançada já no segundo trimestre de 2026, disseram duas das fontes.

Leia mais

  • “Devemos desmistificar a tecnologia e ouvir as pessoas que estão sob os escombros do progresso”. Entrevista com Ruha Benjamin
  • Desafios e possibilidades na era da Inteligência Artificial. Entrevista especial com Rodrigo Petronio
  • A ecologia fundamentada no vazio: “O ser humano não é nada mais do que uma coleção de pedaços”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio
  • A humanidade do humano não se esgota no sapiens. Entrevista especial com Rodrigo Petronio
  • Mesologia: uma ontologia em cujo centro está a categoria “relação”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio
  • Gaia, Antropoceno e natureza: três conceitos para compreender a transição em curso. Entrevista especial com Rodrigo Petronio
  • Vilém Flusser. Um existencialismo mediado. Entrevista especial com Rodrigo Petronio
  • O desafio do século XXI. “A técnica pode estar a serviço da ciência e não a ciência a serviço da técnica”. Comentário de Rodrigo Petronio
  • ChatGPT: “Comunismo 2.0 ou a destruição em massa da humanidade”. Comentário de Rodrigo Petronio
  • ChatGPT: resta-nos habitar um cosmos de solidão. Comentário de Rodrigo Petronio
  • Teorias da complexidade: uma nova forma de compreender a Terra. Entrevista especial com Rodrigo Petronio
  • Inteligência Artificial: “A autonomia está em perigo e isto é ruim para a democracia”. Entrevista com Adela Cortina
  • Yuval Noah Harari: “Existe um potencial totalitário na inteligência artificial nunca antes visto”
  • A inteligência artificial não é um cineasta, mas pode manipular as nossas emoções
  • A perigosa aliança da inteligência artificial com a tecnologia militar. Artigo de Claude Serfati
  • Eis o que a inteligência artificial achou na Amazônia: áreas de garimpo dobraram
  • Demanda elétrica da inteligência artificial eleva emissões de carbono da Google em quase 50%
  • Inteligência Artificial é uma ferramenta muito útil, mas não é inteligente. Entrevista especial com Walter Carnielli
  • Até os próprios trabalhadores da OpenAI desaprovam a tendência da inteligência artificial
  • O ChatGPT e uma inteligência artificial cada vez mais humana
  • Inteligência artificial ou sabedoria humana? A necessidade de superar os dualismos e habitar o devir da complexidade. Artigo de Moisés Sbardelotto
  • A dúvida que a Inteligência Artificial precisa. Entrevista com Paolo Benanti
  • Ninguém deve ser excluído da inteligência artificial. Entrevista com Maria Chiara Carrozza
  • A Inteligência Artificial deve estar a serviço do bem comum. Entrevista com Paolo Benanti
  • Dos algoritmos rasos à Inteligência Artificial Geral: a nova IA será colaborativa ou uma ameaça? Entrevista especial com Alexandre Chiavegatto Filho
  • A Inteligência Artificial pode fazer muita diferença em vários campos da nossa vida cotidiana. Entrevista especial com Dante Barone
  • ChatGPT contra o pensamento crítico. Entrevista com Noam Chomsky
  • Gilbert Simondon e a Inteligência Artificial. Uma reflexão a partir da sua obra
  • Onde estão os trabalhadores no debate sobre ética e regulação da inteligência artificial?
  • Inteligência Artificial e julgamento algorítmico no judiciário: conquistas civilizatórias podem ser comprometidas. Entrevista especial com Ana Frazão
  • Três tensões na compreensão da IA, em diálogo com o Papa Francisco. Artigo de Luciano Floridi
  • A Revolução Digital, segundo Luciano Floridi
  • Em poucas palavras: breves reflexões sobre cultura e o digital. Entrevista com Luciano Floridi
  • “Acabou a era em que as Big Techs podiam criar suas próprias regras.” Entrevista com Luciano Floridi

Notícias relacionadas

  • "Nossas cidades são insustentáveis". Entrevista especial com Luciana Ferrara

    LER MAIS
  • Vamos para uma nova revolução industrial: assim será

    A concentração de inovações científicas e técnicas deram lugar a um novo sismo no mercado mundial. Assistimos a uma nova re[...]

    LER MAIS
  • A segunda falsa morte de Pedro Casaldáliga

    LER MAIS
  • Dia Nacional do Campo limpo será comemorado

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados