• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Bancada ruralista repete pressão e apresenta projeto de lei para mudar demarcação de Terras Indígenas

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

25 Outubro 2024

Frente do Agronegócio no Congresso fala em “garantir o devido processo legal” enquanto tratores em fazenda sobreposta a uma retomada Avá-Guarani pulveriza agrotóxicos sobre indígenas.

A reportagem é publicada por ClimaInfo, 25-10-2024.

Enquanto a importância da demarcação de terras indígenas é defendida na Colômbia, durante a 16ª Conferência de Biodiversidade (COP16), mais um ataque aos Direitos Indígenas é preparado pelo agronegócio no Brasil. Não satisfeita em aprovar a infame lei 14.701/2023, do marco temporal, tese já declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), agora a bancada ruralista quer prejudicar ainda mais os Povos Indígenas. Um projeto de lei protocolado na 3ª feira (22/10) – um dia antes do Ministério da Justiça autorizar a demarcação de sete Terras Indígenas – busca alterar a legislação e dificultar ainda mais o processo de reconhecimento de TIs.

Um dos pontos do PL 4.039/24 determina que, em casos de invasão por indígenas em áreas onde o processo demarcatório ainda não foi finalizado, o poder público federal deve indenizar o proprietário ou possuidor não indígena por danos materiais e imateriais, informam Estadão e Globo Rural.

O presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), diz que busca regime de urgência na tramitação da proposta na Câmara dos Deputados. Depois da Presidência das duas Casas aquiescer à rapidez com que a lei inconstitucional rodou, não será surpresa se esse PL for apreciado com a mesma rapidez.

A explicação de Lupion é risível, para dizer o mínimo: “Para que a área invadida não fique sujeita à demarcação, até porque senão vira um ôba-ôba, vão invadir tudo querendo forçar (a demarcação). E nós estamos nesse nível de tensão: em Terra Roxa (PR), os produtores que tentam plantar são atacados”.

O PL foi protocolado após mais um episódio de violência de ruralistas contra indígenas Avá-Guarani em Guaíra (PR). No dia seguinte (23/10), a retomada tekoha Yvyju Avary voltou a ser atingida por agrotóxicos pulverizados pelos tratores da fazenda sobreposta ao território tradicional, relata o CIMI.

Situada nos limites da TI Guasu Guavirá, entre Guaíra e Terra Roxa, a área tinha sido atacada na semana passada. Na ocasião, além de atirar contra os indígenas da aldeia, o bando armado também despejou veneno sobre a comunidade.

Conforme a Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), devido aos ataques químicos dos ocupantes não indígenas contra a comunidade, o desembargador Fernando Prazes, da Câmara de Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), intermediou um acordo entre as partes para que o fazendeiro respeitasse os limites da retomada e passasse os agrotóxicos na lavoura apenas com a presença da Força Nacional e longe das moradias e espaços de circulação dos Avá-Guarani. No entanto, o bando, escoltado pela Polícia Militar, tentou retirar as marcações dos limites.

Em tempo

A Controladoria-Geral da União (CGU) afirmou em relatório divulgado na 4ª feira (23/10) que o governo não oferece proteção necessária para servidores atuarem na defesa de Terras Indígenas do país, informa a Folha. A análise foi motivada pelos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, em 2022, e verificou que o sistema de gestão de riscos da FUNAI não está suficientemente estruturado. A CGU também indicou que a FUNAI não tem atuado de forma adequada para gerir riscos relacionados a ameaças aos servidores, colaboradores e lideranças indígenas.

Leia mais

  • Escoltados pela Polícia Militar do Paraná, tratores pulverizam veneno sobre retomada Avá-Guarani e atropelam conciliação
  • Oeste do Paraná: bando usa caminhão e tratores para atacar retomada Avá-Guarani a tiros, agrotóxicos e pauladas
  • Comunidade Avá-Guarani sofre ataque a tiros em Guaíra (PR) e teme novas agressões
  • Governo se afasta do movimento indígena: tutela, falsa conciliação e PEC da morte. Artigo de Gabriel Vilardi 
  • Missão de Direitos Humanos visita terras Avá-Guarani e Guarani e Kaiowá convertidas em 'zonas de guerra' no oeste do PR e MS
  • Fazendeiros atacam Avá-Guarani do Tekoha Y’Hovy, no oeste do Paraná, como se fossem caça
  • Após suspensão de despejo e sob olhar da Força Nacional, fazendeiros destroem barraco de família Avá-Guarani no Paraná
  • Comunidades Kaingang, Avá-Guarani e Kaiowá são atacadas em três estados neste final de semana
  • Avá-Guarani são surpreendidos por ataques de fazendeiros enquanto rezavam, na TI Tekoha Guasu Guavira (PR)
  • Povo Avá-Guarani luta pelo território em resistência ao marco temporal e agrotóxicos no Paraná
  • Massacre do Rio Abacaxis: impunidade e omissão do governo federal. Artigo de Gabriel Vilardi 
  • Ministro da Justiça afirma que direitos indígenas são cláusula pétrea e assina portaria declaratória de três terras
  • Vitória Munduruku: após anos de luta, ministro da Justiça assina portaria declaratória da TI Sawré Muybu
  • Casa Civil bloqueia homologações de Terras Indígenas
  • Ministério da Justiça confirma que está sem declarar novas terras indígenas devido à indefinição sobre marco temporal
  • Por que a demarcação de Terras Indígenas não avança? Entenda
  • O Estado, o agro e a desconfiguração dos direitos indígenas: notas sobre a atual conjuntura da política indigenista no Brasil. Artigo de Luis Ventura
  • ‘Conciliação’ no STF deveria focar em prover terras para superar conflitos. Artigo de Márcio Santilli
  • Massacre do Rio Abacaxis: impunidade e omissão do governo federal. Artigo de Gabriel Vilardi 

Notícias relacionadas

  • “PEC 215 não é prioridade na minha agenda”, diz presidente da Câmara

    O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sinalizou que, por decisão própria, não pretende pautar propostas polêmicas co[...]

    LER MAIS
  • Uma derrota judicial humilhante para a bancada ruralista

    "Sessão secreta para quebrar sigilos bancários, não submissão a princípios democráticos e mandamentos constitucionais, poder[...]

    LER MAIS
  • ‘Terra sem lei’ e de ‘vale tudo’

    LER MAIS
  • O acordo embaixo da árvore

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados