• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Em sua nova encíclica, Francisco pede para “voltar ao coração” para construir “um mundo justo, solidário e fraterno”

Mais Lidos

  • As primeiras reações ao Papa Leão XIV podem enganar ou distorcer a compreensão. Artigo de Michael Sean Winters

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús. Uma palavra para riscar de nosso vocabulário: identitarismo! Artigo de Claudio de Oliveira Ribeiro

    LER MAIS
  • Da imensa vida de Pepe Mujica nasce a centelha de esperança para um futuro diferente para a humanidade. Destaques da Semana no IHU Cast

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

25 Outubro 2024

  • Em Dilexit Nos (Amou-nos), o Papa pede um retorno às raízes do amor de Jesus para enfrentar um tempo de guerras e Inteligência Artificial em que tudo é comprado e pago.

  • "Hoje tudo se compra e se paga, e parece que o próprio sentido da dignidade depende das coisas que se podem obter com o poder do dinheiro. Somos instigados a acumular, a consumir e a distrairmo-nos, aprisionados por um sistema degradante que não nos permite olhar para além das nossas necessidades imediatas e mesquinhas".

  • "A Igreja também precisa dele, para não substituir o amor de Cristo por estruturas ultrapassadas, obsessões de outros tempos, adoração da própria mentalidade, fanatismos de todo o gênero que acabam por ocupar o lugar daquele amor gratuito de Deus que liberta, vivifica, alegra o coração e alimenta as comunidades".

  • "Na era da inteligência artificial, não podemos esquecer que a poesia e o amor são necessários para salvar o humano".

  • "Enfrentamos um forte avanço da secularização que visa um mundo livre de Deus".

A reportagem é de Hernán Reyes Alcaide, publicada por Religión Digital, 24-10-2024.

"Voltar ao coração" para a construção de "um mundo justo, solidário e fraterno". Este é o apelo central feito pelo Papa Francisco em sua quarta encíclica, Dilexit Nos (Amou-nos), na qual o pontífice retoma a tradição e a atualidade do pensamento sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus Cristo com um convite a renovar sua autêntica devoção para não esquecer a ternura da fé, a alegria de se colocar a serviço e o fervor da missão diante de um contexto marcado pelo materialismo extremo, o "mundo líquido" que Zygmunt Bauman já descreveu, as guerras que se espalham e os temores cada vez mais bem fundados da irrupção da Inteligência Artificial.

Abrindo com uma breve introdução e dividida em cinco capítulos, a Encíclica sobre o culto do Sagrado Coração de Jesus reúne, como anunciado em junho, "as preciosas reflexões de textos magisteriais anteriores e de uma longa história que remonta às Sagradas Escrituras, para propor hoje, a toda a Igreja, este culto carregado de beleza espiritual".

"O Coração de Jesus nos impele a amar e nos envia aos nossos irmãos e irmãs", diz Jorge Bergoglio na carta divulgada nesta quinta-feira, com a qual propõe um novo aprofundamento do amor de Cristo representado em seu santo Coração e nos convida a renovar nossa autêntica devoção, lembrando que no Coração de Cristo "encontramos todo o Evangelho" (89): é no seu Coração que "que finalmente nos reconhecemos e aprendemos a amar" (30). O cenário nada encorajador que Francisco descreve é uma sociedade que vê "várias formas de religiosidade sem referência a uma relação pessoal com um Deus de amor" (87), enquanto o cristianismo muitas vezes esquece "a ternura da fé, a alegria do serviço, o fervor da missão pessoa a pessoa" (88).

O mundo pode mudar a partir do coração

Mas em meio a essas realidades, Francisco é categórico ao nos alertar que "o mundo pode mudar a partir do coração" e que esta deve ser a bússola para "aprendermos a caminhar juntos em direção a um mundo justo, solidário e fraterno".

Ao longo de um texto em que o jesuíta recordado Diego Fares foi um colaborador central do primeiro capítulo, como o próprio Papa deixa explícito, Francisco explica que, ao encontrar o amor de Cristo, "tornamo-nos capazes de tecer laços fraternos, de reconhecer a dignidade de cada ser humano e de cuidar juntos da nossa casa comum", como ele nos convida a fazer em suas encíclicas sociais Laudato si' e Fratelli tutti (217). E diante do Coração de Cristo, pede ao Senhor que "tenha compaixão desta terra ferida" e derrame sobre ela "os tesouros da sua luz e do seu amor", para que o mundo "que sobrevive entre guerras, desequilíbrios socioeconômicos, consumismo e o uso anti-humano da tecnologia, recupere o que é mais importante e necessário: o coração" (31).

Ao longo dos capítulos, as afirmações do Papa são apoiadas pela filosofia de Heidegger e pelas memórias, entre outras, de São João Paulo II, Teresa de Lisieux, Inácio de Loyola e Faustina Kowalska.

O mundo carece de coração

"Neste mundo líquido, é necessário voltar a falar do coração; indicar onde cada pessoa, de qualquer classe e condição, faz a própria síntese; onde os seres concretos encontram a fonte e a raiz de todas as suas outras potências, convicções, paixões e escolhas" (9), Bergoglio enquadra, antes de nos alertar que o mundo de hoje "carece de coração".

Estamos passando por um momento em que, segundo o texto, "o algoritmo que atua no mundo digital mostra que os nossos pensamentos e as decisões da nossa vontade são muito mais 'standard' do que pensávamos. São facilmente previsíveis e manipuláveis. Não é o caso do coração" (14).

Essa é uma das razões pelas quais, Francisco nos diz, "assistindo a sucessivas novas guerras, com a cumplicidade, a tolerância ou a indiferença de outros Países, ou com simples lutas de poder em torno de interesses de parte, podemos pensar que a sociedade mundial está a perder o seu coração. Basta olhar e ouvir – nos diferentes lados do confronto – as idosas que são prisioneiras destes conflitos devastadores".

Com esta nova encíclica, Francisco dedica, por exemplo, um dos capítulos, o segundo, aos gestos e palavras de amor de Cristo, enquanto no terceiro recorda como a Igreja reflete e refletiu no passado "sobre o santo mistério do Coração do Senhor" e deixa os dois últimos para os dois aspectos que "a devoção ao Sagrado Coração deve reunir hoje para continuar a alimentar-nos e a aproximar-nos do Evangelho: a experiência espiritual pessoal e o compromisso comunitário e missionário" (91).

Poesia e amor salvarão o mundo

"Na era da inteligência artificial, não podemos esquecer que a poesia e o amor são necessários para salvar o humano. O que nenhum algoritmo conseguirá abarcar é, por exemplo, aquele momento de infância que se recorda com ternura e que continua a acontecer em todos os cantos do planeta" (20), argumenta ao mesmo tempo, para descrever um tempo em que, diz ele, "enfrentamos um forte avanço da secularização que visa um mundo livre de Deus" (87).

As críticas ao consumismo que o papa marcou desde o início de seu pontificado vêm à tona em algumas passagens explícitas, como quando denuncia que "hoje tudo se compra e se paga, e parece que o próprio sentido da dignidade depende das coisas que se podem obter com o poder do dinheiro. Somos instigados a acumular, a consumir e a distrairmo-nos, aprisionados por um sistema degradante que não nos permite olhar para além das nossas necessidades imediatas e mesquinhas" (218).

No texto, o Papa também olha para dentro e sustenta que o coração e o amor de Jesus é algo que todos nós precisamos para caminhar em direção a esse mundo de fraternidade. Ele escreve: "A Igreja também precisa dele, para não substituir o amor de Cristo por estruturas ultrapassadas, obsessões de outros tempos, adoração da própria mentalidade, fanatismos de todo o género que acabam por ocupar o lugar daquele amor gratuito de Deus que liberta, vivifica, alegra o coração e alimenta as comunidades" (219).

Leia mais

  • 'Dilexit nos', a quarta encíclica de Francisco para “um mundo que parece ter perdido o coração”

Notícias relacionadas

  • O pão da partilha!

    LER MAIS
  • O catolicismo se globaliza, mas as outras religiões também e formam um mundo de religiões globais, todas abertas, sem monopólio em parte alguma, constata o sociólogo, pesquisador senior da Georgetown University

    “As religiões estão se tornando cada vez mais globais”. Entrevista com Jose Casanova

    LER MAIS
  • "Nossas cidades são insustentáveis". Entrevista especial com Luciana Ferrara

    LER MAIS
  • ''Melhor sedevacantista cismático do que apóstata romano'', defende bispo lefebvriano

    Na luta por influência que está acontecendo entre os favoráveis e os contrários à reaproximação com Roma, Dom Richard Willi[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados