07 Agosto 2024
A reportagem é de Hernán Reyes Alcaide, publicada por Religión Digital, 06-08-2024.
Depois das tradicionais férias de julho, nas quais se mostrou, no entanto, atento aos principais acontecimentos internacionais, o Papa Francisco retoma no dia 7 as audiências gerais, interrompidas no mês passado, enquanto já trabalha nos discursos para as viagens que irá realizar. Em setembro, ele visitará primeiro quatro países da Ásia e da Oceania, e depois a Bélgica e Luxemburgo, enquanto, no segundo andar de sua residência, terminará de definir a lista de novos cardeais que criará possivelmente em não mais de três semanas.
Francisco voltará a reunir-se amanhã com os fiéis que visitam Roma apesar das altíssimas temperaturas e, procurando proteger os peregrinos do calor, a audiência realizar-se-á na Sala Paulo VI, em ambiente fechado, e não na Praça São Pedro, como confirmado pela Prefeitura da Casa Pontifícia. Depois da audiência de amanhã, o Papa suspenderá a de quarta-feira, dia 14, véspera de Ferragosto, e voltará a reunir-se com os fiéis na quarta-feira, dia 21.
Ao mesmo tempo que prepara o seu regresso às audiências, Francisco já está trabalhando nos rascunhos avançados dos discursos que proferirá tanto na peregrinação que fará de 2 a 13 de setembro à Indonésia, Timor Leste, Singapura e Papua Nova Guiné, bem como para o qual, duas semanas depois, o levará a Luxemburgo e à Bélgica. A paz, as alterações climáticas e os apelos à unidade nacional e continental presumem-se ser alguns dos eixos que estarão presentes nas duas viagens.
“Francisco já está trabalhando em rascunhos avançados dos discursos que irá fazer durante a peregrinação de 2 a 13 de setembro à Indonésia, Timor Leste, Singapura e Papua Nova Guiné”.
Por sua vez, vários analistas sugerem que Jorge Bergoglio já tem uma primeira “lista curta” de cardeais para anunciar antes de viajar e que, afirma-se, poderão ser criadas durante o Sínodo que se realizará em Roma em outubro ou em 15 de setembro, entre as duas viagens. Os elencos de novos cardeais costumam ser um dos segredos mais bem guardados do pontífice e, além de alguns candidatos recorrentes (Rino Fisichella, Paul Gallagher), apenas o Papa sabe quem integra a lista que será anunciada em um dos últimos domingos de agosto.
“Só o Papa sabe quem está na lista que será anunciada num dos últimos domingos de agosto”. Em todo caso, além das tarefas específicas, ninguém descarta que Francisco não surpreenderá o mundo com algum documento pontifício na próxima semana, por ocasião do Dia da Assunção da Virgem, em 15 de agosto.
Bergoglio também acompanhará de perto os preparativos para a participação da Santa Sé no encontro sobre o futuro que se realizará em Nova York, convocado pelas Nações Unidas, que procurará mostrar a validade e o apoio global aos chamados objetivos de agenda 2030. No Vaticano, sabe-se que o secretário de Estado Pietro Parolin presidirá a delegação e que o Papa estará ativamente envolvido, com uma possível participação através de sua própria mensagem ou por vídeo.