A revolução da liberdade de Jesus

Foto: pixabay

31 Mai 2024

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 2,23-3,6 que corresponde ao 9° Domingo do Tempo Comum, ciclo B do Ano Litúrgico. O comentário é elaborado por Ana Maria Casarotti, Missionária de Cristo Ressuscitado.

Num dia de sábado, Jesus estava passando por uns campos de trigo. Os discípulos iam abrindo caminho e arrancando as espigas. Então os fariseus perguntaram a Jesus:

“Vê: por que os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido em dia de sábado?”

Jesus perguntou aos fariseus: “Vocês nunca leram o que Davi e seus companheiros fizeram quando estavam passando necessidade e sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu dos pães oferecidos a Deus e os deu também para os seus companheiros. No entanto só os sacerdotes podem comer desses pães. ” E Jesus acrescentou: “O sábado foi feito para servir ao homem, e não o homem para servir ao sábado”. Portanto, o Filho do Homem é senhor até mesmo do sábado. ”

Jesus entrou de novo na sinagoga, onde estava um homem com a mão seca. Havia aí algumas pessoas espiando, para verem se Jesus ia curá-lo em dia de sábado, e assim poderem acusá-lo.

Jesus disse ao homem da mão seca: “Levante-se e fique no meio. ” Depois perguntou aos outros: “O que é que a Lei permite no sábado: fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou matá-la?” Mas eles não disseram nada. Jesus então olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eles eram duros de coração. Depois disse ao homem:

“Estenda a mão.” O homem estendeu a mão e ela ficou boa.

Logo depois, os fariseus saíram da sinagoga e, junto com alguns do partido de Herodes, faziam um plano para matar Jesus.

O texto do Evangelho de Marcos que lemos neste domingo nos coloca no sábado. Lembremo-nos de que o sábado é o dia de descanso dos judeus, um dia sagrado que, em seus primórdios, foi uma conquista que implicava, para a equidade do direito ao descanso e também a possibilidade de expressar sua fé, seu culto e adoração ao Deus da vida, o Deus rico em misericórdia em quem eles acreditavam e a quem amavam. É um dia em que as pessoas se reúnem para orar, deixando todas as atividades para adorar o Deus em quem acreditam e a quem adoram. Infelizmente, o sábado, como o dia consagrado a Deus, foi esvaziado de conteúdo e ficou apenas no exterior, no cumprimento da norma e do rito em si, quase sem significado.

No capítulo 1 do Evangelho de Marcos, em uma discussão sobre o jejum, Jesus já havia mencionado que não colocaria pano novo em pano velho, nem vinho novo em odres velhos. Desde o início, ele já é visto como um transgressor de regras que perderam o sentido e que simplesmente permaneceram no ritual externo, perdendo a motivação original que as gerou, como está relatado em Dt 5:12-15: "Não trabalharás no sábado... para que o teu escravo e a tua serva descansem como tu, porque também tu foste escravo um dia".

No texto do evangelho lido neste domingo, Jesus e os discípulos estão passando por campos de trigo e, sentindo fome, colhem espigas de trigo no caminho. O fato em si é irrelevante e a lei permitia acalmar a fome cortando as espigas de milho. O problema é o dia em que isso acontece: é o sábado! Mais uma vez, os fariseus censuram Jesus pelo fato de seus discípulos estarem fazendo o que não lhes é permitido fazer no dia de descanso prescrito pela Lei. Parece que os fariseus seguem Jesus para censurá-lo por não guardar a Lei e, portanto, ser um transgressor e levar as pessoas que o seguem a desobedecer a Deus, desviando-as do caminho certo. Conhecedor da Lei, Jesus responde com clareza e verdade, referindo-se ao que Davi fez quando entrou no templo e comeu, junto com seus companheiros, o pão oferecido a Deus (Mc 21,1-7). Ele conclui dizendo: “O sábado foi feito para servir ao homem, e não o homem para servir ao sábado” e acrescenta algo mais que, sem dúvida, escandaliza aqueles que o ouvem: "O Filho do Homem é Senhor até do sábado". Acima de qualquer lei está o ser humano, e nenhuma lei que oprima, marginalize ou exclua vem de Deus. Deus, Pai amoroso, rico em misericórdia, não justifica uma lei que leve à escravidão, a deixar de lado uma pessoa ou um grupo humano em condições de inferioridade ou isolamento social.

Acompanhamos Jesus quando ele entra "novamente" na sinagoga. De acordo com o evangelista, Jesus já estava na sinagoga, onde ensinou e mostrou sua autoridade ao libertar um homem oprimido por um espírito impuro. Na sinagoga, há "um homem com uma mão seca", mas também há "algumas pessoas que o espionavam para ver se Jesus o curaria no sábado, para que pudessem acusá-lo".

Com o gesto de pedir ao homem que se levante e fique no meio, Jesus desafia aqueles que o estão espionando para acusá-lo. E, mais uma vez, ele apresenta sua oposição a Jesus. E mais uma vez ele apresenta sua oposição a essa falsa interpretação da que leva à exclusão e à discriminação. “O que é que a Lei permite no sábado: fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou matá-la?”. Jesus coloca no centro de sua atividade a vida do ser humano, a dignidade de cada pessoa e não há lei que possa justificar a passividade ou a indiferença.

Jesus então olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eles eram duros de coração.

Aqueles que deveriam ser seus colaboradores, aqueles que esperavam a vinda do Messias e se consideravam verdadeiros intérpretes da lei, são aqueles que, desde o início de sua atividade, o espionam para acusá-lo. O modo de agir de Jesus é um desafio para eles. E a atitude deles gera raiva e tristeza por um lado. Eles também não são indiferentes a Jesus, mas, fechados em sua própria interpretação, não conseguem se abrir para a novidade que Jesus traz. São duros de coração, cegos em suas próprias convicções e, portanto, excluem e marginalizam aqueles que não se encaixam em seus parâmetros.

Diante da dor, do sofrimento, da injustiça, da discriminação e de todas as formas de opressão que escravizam os seres humanos, Jesus se apresenta como um Deus da vida.

Ele veio para dar uma resposta libertadora. Neste momento, em face de enchentes no Rio Grande do Sul, como escreve Jung Mo Sung pode surgir a pergunta “por que “Deus” permite que pessoas boas sofram assim? Pode Deus ser insensível ou injusto? Se Deus é bom, esses sofrimentos seriam provas da impotência de Deus e, portanto, não ser deus de verdade, mas apenas uma projeção do desejo humano? (cfr. Por que Deus permitiu a enchente? A pergunta que pede resposta. Artigo de Jung Mo Sung).

Deus nos convida a uma liberdade que só é possível se tivermos a possibilidade de escolher, de agir, de nos solidarizarmos com o irmão que está ao nosso lado e de demonstrar solidariedade. Como disse o Papa Francisco em frente ao Memorial dedicado aos marinheiros e migrantes perdidos no mar, em Marselha: “Somos obrigados a nos abaixar, a sentir compaixão”, exorta. “Abramos – acrescenta – as portas das igrejas e das casas paroquiais, mas sobretudo as do coração, para mostrar através da nossa mansidão, gentileza e acolhimento o rosto de Nosso Senhor. Que qualquer um que se aproxime de vocês não encontre distâncias e juízos, encontre o testemunho de uma alegria humilde, mais fecunda que qualquer capacidade ostentada. Que os feridos da vida encontrem no seu olhar um porto seguro, um alento no seu abraço, um carinho nas suas mãos, capazes de enxugar as lágrimas. Mesmo nas muitas ocupações de cada dia, por favor, não deixem que falte o calor do olhar paterno e materno de Deus”. Francisco: fraternidade ou indiferença. Estamos diante de uma encruzilhada civilizacional. 

Leia mais: