23 Mai 2024
Quase 970 milhões de pessoas, o maior contingente de eleitores do planeta, devem votar nas fases finais de disputa sob mais uma onda de calor.
A reportagem é publicada por ClimaInfo, 23-05-2024.
Mesmo com as altas temperaturas registradas nos últimos dias na Índia, as autoridades do país confirmaram que as fases finais das eleições gerais começarão no próximo sábado (25/5). O processo deve mobilizar quase 1 bilhão de indianos, mas muitos poderão ter dificuldades para votar por conta do calor intenso, que já supera a marca dos 47°C em plena primavera.
Nesta semana, o governo de Nova Déli suspendeu as aulas e antecipou as férias de verão por conta do calor. A mesma medida foi tomada em outros estados. As autoridades também orientaram as empresas a limitar a movimentação de pessoas até seus escritórios, adotando home office quando possível.
O clima extremo vem se tornando uma constante no dia-a-dia dos indianos, que vivem uma “procissão” de ondas de calor, fortes tempestades e secas intensas. No entanto, como destacam a Associated Press e o NY Times, a questão climática é uma ausência curiosa nos discursos e promessas dos principais partidos, inclusive o Bharatiya Janata Party (BJP) do atual primeiro-ministro, Narendra Modi.
“Nos seus manifestos eleitorais, os principais partidos políticos da Índia, incluindo o governista BJP e o principal da oposição, o Partido do Congresso Indiano, fizeram múltiplas promessas de agir sobre os danos climáticos e reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, afirmou a jornalista indiana Suhasini Raj. “Mas as promessas climáticas no papel estão ausentes nos discursos e comícios de campanha.”
Muitos indianos lamentam a omissão dos partidos. “Os políticos estão apenas falando sobre religião e castas. Ninguém está falando sobre o meio ambiente ou as questões dos agricultores”, afirmou o agricultor Vaibhav Maske, que vive em uma das áreas mais afetadas pelo calor na Índia, no estado de Marathwada.
Além dos agricultores, que sofrem com ciclos sucessivos de secas que arruínam suas plantações, as populações urbanas na região costeira, que convivem com ciclones cada vez mais intensos e destrutivos, também são ignoradas pelos candidatos. “Os políticos vêm pedir votos fazendo promessas. Depois que as eleições terminam, eles simplesmente desaparecem”, disse Subhashini Ravi, morador de Ennore.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Sob forte onda de calor, indianos vão às urnas em eleições que ignorou clima - Instituto Humanitas Unisinos - IHU