Deus precisa de Trump? Artigo de Tonio Dell'Olio

Foto: Gage Skidmore | Flickr CC

Mais Lidos

  • “Precisamos mudar a lente das instituições e olhar para essas ocorrências com a gravidade de fato que elas têm”, alerta a pesquisadora

    Lei Maria da Penha. 20 anos depois. Entrevista especial com Juliana Brandão

    LER MAIS
  • A Igreja deve usar os algoritmos sem se deixar algoritmizar. Entrevista com Arnaldo Rodrigues

    LER MAIS
  • “O ataque contra pessoas trans aponta para um projeto potencialmente genocida”. Entrevista com Judith Butler

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

23 Janeiro 2024

"Nós nos perguntamos: por que esse homem [Donald Trump] precisa incomodar Deus para a sua propaganda eleitoral?", escreve Tonio Dell’Olio, padre, jornalista e presidente da associação Pro Civitate Christiana, em artigo publicado por Mosaico di Pace, 17-01-2024. A tradução é de Luisa Rabolini.

Eis o artigo.

De um artigo publicado no La Repubblica (O dogma evangélico que move Trump: “Ele é o escolhido de Deus” de Paolo Mastrolilli, 16 de julho de 2024) fiquei sabendo que os eventos da campanha eleitoral de Donald Trump sempre começam com um vídeo introdutório no qual uma narração em off proclama solene: "Em 14 de junho de 1946, Deus olhou para o paraíso que havia projetado e disse: 'Preciso de um guardião'. Então Deus nos deu Trump".

Uma investidura messiânica, para salvar a Terra do colapso político e moral. De fato, continua por três minutos, elogiando as virtudes do Ungido do Senhor em todos os campos da aventura humana, das relações familiares até aquelas com os ameaçadores rivais internacionais que deve manter sob controle – comenta Mastrolilli.

E nós nos perguntamos: por que esse homem precisa incomodar Deus para a sua propaganda eleitoral? Pois bem, quando penso no segundo mandamento, "Não tomarás o nome de Deus em vão", creio que se refira justamente a isso.

Leia mais