VI Assembleia da Rede CLAMOR: “Conscientizar sobre a realidade da migração”, diz o Cardeal Ramazzini, novo presidente

Foto: Luis Miguel Modino

Mais Lidos

  • Esquizofrenia criativa: o clericalismo perigoso. Artigo de Marcos Aurélio Trindade

    LER MAIS
  • O primeiro turno das eleições presidenciais resolveu a disputa interna da direita em favor de José Antonio Kast, que, com o apoio das facções radical e moderada (Johannes Kaiser e Evelyn Matthei), inicia com vantagem a corrida para La Moneda, onde enfrentará a candidata de esquerda, Jeannete Jara.

    Significados da curva à direita chilena. Entrevista com Tomás Leighton

    LER MAIS
  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

15 Setembro 2023

A sede do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM) sediou a VI Assembleia Geral da Rede CLAMOR, realizada de 12 a 14 de setembro de 2023, em Bogotá. O encontro foi inspirado nas palavras do profeta Isaías, que também estão presentes no atual processo sinodal: "Alarga o espaço de tua tenda".

A reportagem é de Luis Miguel Modino.

Neste evento, foram analisados os novos cenários da realidade migratória na América Latina, identificando seus principais desafios para 2024. Além disso, houve aprofundamento nos fundamentos doutrinários e na espiritualidade do trabalho pastoral na área da mobilidade humana forçada. A assembleia também serviu para avaliar os avanços e as dificuldades das Redes Nacionais CLAMOR e identificar ações para fortalecê-las ou criá-las, conforme necessário.

Foto: Luis Miguel Modino.

Durante a VI Assembleia da Rede CLAMOR, foram compartilhadas as ações e os processos realizados desde junho de 2022, apresentando diversas ferramentas pastorais desenvolvidas e lançando as bases para o Plano Operacional Anual 2023-2024. O evento proporcionou um espaço para celebrar a fraternidade e a alegria de trabalhar juntos para construir uma rede sólida.

Foto: Luis Miguel Modino.

A assembleia começou com um momento de espiritualidade, seguido por uma análise da realidade sob diferentes perspectivas, incluindo a voz dos próprios migrantes. Esses temas foram aprofundados durante as oficinas realizadas. No decorrer dos dias, o cardeal Álvaro Ramazzini, bispo de Huehuetenango, na Guatemala, foi eleito como o novo presidente da Rede CLAMOR. Ele destacou a importância da entidade em lidar com questões sérias, como o tráfico de pessoas e a migração, conscientizando sobre a realidade que afeta muitos latino-americanos. Enfatizou a necessidade de abordar questões como o tráfico de menores, que são usados para a prostituição, e destacou a importância da unidade de esforços para enfrentar o problema.

Foto: Luis Miguel Modino.

O cardeal Ramazzini expressou que a realidade do tráfico de pessoas não deve ser ignorada pelos que se consideram cristãos. Ele ressaltou a importância de conscientizar as pessoas sobre esse problema e espera que as conclusões da assembleia sejam recebidas de forma favorável no sentido de aumentar a conscientização sobre o tráfico de pessoas.

Foto: Luis Miguel Modino.

Além disso, foi criada uma Comissão sobre Tráfico de Pessoas, e a Irmã Rose Bertoldo foi eleita sua coordenadora. A iniciativa visa fortalecer as redes que já trabalham no enfrentamento ao tráfico de pessoas na América Latina e no Caribe, além de priorizar o tema do tráfico de pessoas no trabalho de atenção a migrantes e refugiados.

Foto: Luis Miguel Modino.

A VI Assembleia da Rede CLAMOR foi uma oportunidade importante para aprofundar o compromisso da Igreja Católica na América Latina com a questão da migração forçada e o combate ao tráfico de pessoas, bem como para fortalecer as redes de apoio e conscientização sobre esses temas.

Leia mais