14 Setembro 2023
É um tuíte do Pe. Francesco Occhetta que antecipa a próxima troca de guarda na histórica revista jesuíta La Civiltà Cattolica. "Contagem regressiva para os editores de La Civiltà Cattolica, a revista jesuíta de maior autoridade e longevidade. Muitas felicidades!", tuitou ele, acompanhando a postagem com uma foto da revista.
A informação foi publicada por Il Sismografo, 13-09-2023.
Segundo fontes, a mudança pode chegar imediatamente.
Na pole position para dirigir a prestigiada revista cujos rascunhos são revistos na Secretaria de Estado do Vaticano, estaria o historiador português, ex-reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana de 2016 a 2022, o Pe. Nuno Enrique Sancho da Silva Gonçalves. Seria a primeira vez que a revista não seria dirigida por um jesuíta italiano.
Countdown alla direzione della Civiltà Cattolica, la rivista più autorevole e longeva dei Gesuiti. Auguri! pic.twitter.com/bp8WlFIY3U
— Francesco Occhetta (@OcchettaF) September 12, 2023
Para o atual diretor, Pe. Antonio Spadaro, um cargo no Vaticano, no Dicastério da Cultura, como secretário, parece estar no horizonte, posição a partir da qual ainda pôde manter o hábito de registar e divulgar as já famosas entrevistas do Papa aos Jesuítas das comunidades locais durante as suas viagens apostólicas internacionais. Spadaro foi nomeado diretor em 06-09-2011.
Sono grato a #PapaFrancesco e al cardinale Tolentino de Mendonça che, appreso che avrei concluso il mio impegno a La Civiltà Cattolica @civcatt, mi hanno chiesto di spendere le mie energie al servizio del Dicastero per la Cultura e l’Educazione della Santa Sede ??@d_c_ed. Inizia… pic.twitter.com/zDvRS7QLHX
— Antonio Spadaro (@antoniospadaro) September 14, 2023
Antonio Spadaro, SJ, foi nomeado hoje como subsecretáro do Dicastério para a Cultura e a Educação. Ele assumirá o cargo a partir de 01-01-2024. A nomeação é publicada pela Santa Sé no dia de hoje, 14-09-2023.