26 Agosto 2023
O Papa Francisco deverá fazer a primeira visita à Mongólia, um país com menos de 1.500 católicos, todos os quais aderiram à fé desde 1992. Mas a visita do papa é um lembrete de que o país tem uma longa e complexa história com cristianismo, entre muitas outras religiões.
O artigo é de Huai Yu Chen, professor de Estudos Religiosos na Universidade Estadual do Arizona, publicado por The Conversation, 24-08-2023.
A Mongólia tem apenas 3,4 milhões de habitantes e pelo menos 87,4% são budistas. A pequena comunidade católica surgiu depois que este país sem litoral, limitado pela Rússia ao norte e pela China ao sul, começou a abandonar a sua ideologia comunista e abraçou diferentes religiões. Nessa altura, também restabeleceu relações diplomáticas com o Vaticano e acolheu missionários católicos.
Mas o catolicismo é conhecido pelos mongóis desde o início do século XIII. Como estudioso das religiões da Ásia, estou ciente de que o nestorianismo, uma tradição cristã vulgarmente conhecida como Igreja do Oriente, atingiu a periferia do planalto mongol já no século VIII, muito antes de os mongóis se tornarem ativos naquela região. Várias tribos antigas nas estepes da Mongólia foram convertidas ao nestorianismo por volta de 1000 d.C.
O Império Mongol foi fundado por Genghis Khan em 1206 depois que ele conquistou todas as outras tribos nômades do planalto mongol. Mais tarde, o império estendeu-se da Mongólia às regiões do Mediterrâneo Oriental.
Inicialmente os mongóis praticavam uma religião xamânica, adorando o deus Tengri. No entanto, para poder governar todos os súditos conquistados em todo o vasto império, Genghis Khan emitiu o “Grande Yasa”, um regulamento que permite às pessoas sob o seu regime a liberdade de praticar livremente as suas crenças. Sob o Império Mongol, as pessoas praticavam o budismo, o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.
As tribos conquistadas incluíam cristãos nestorianos, que acreditavam que Jesus Cristo tinha natureza humana e divina e rejeitavam que Maria fosse a mãe de Deus. As mulheres cristãs dominaram a corte interna do Império Mongol após os seus casamentos com vários Khans mongóis.
A conquista mongol abriu caminho para intercâmbios culturais, religiosos e comerciais de longa distância em todo o vasto continente eurasiano. Pela primeira vez, os missionários católicos puderam viajar pela rota terrestre para o Leste Asiático.
Genghis Khan e seus filhos lançaram uma série de campanhas militares na Ásia Central e na Ásia Ocidental, conquistando vastas terras em todo o continente euroasiático e alcançando as fronteiras das atuais Hungria e Turquia.
Gengis Khan. (Foto: Anônimo pintor da corte, The Yuan Dynasty (1279-1368) | Domínio Público)
Durante a conquista, os mongóis pouparam os cristãos na Ásia Central e Ocidental, embora tenham matado aqueles que resistiram ao domínio mongol.
A conquista chocou muitos no mundo latino na Europa e nos muçulmanos no Oriente Médio. Em 1241, logo após as tropas mongóis invadirem a Hungria e a Romênia, o Papa Inocêncio IV enviou missionários, incluindo um padre franciscano italiano chamado João de Plano Carpini, à corte mongol em busca de paz.
Em 1246, por ordem do papa, Carpini visitou a corte mongol e instou o novo governante do Império Mongol, Güyük Khan, neto de Genghis Khan, a se converter ao catolicismo. Em vez disso, Güyük Khan pediu que convocasse o papa e outros governantes europeus para lhe jurarem lealdade.
Güyük Khan. (Foto: Autor Desconhecido | Wikimedia commons)
Os missionários católicos não conseguiram encontrar uma forma de converter os mongóis, mas continuaram os seus esforços com os sucessivos governantes.
Em 1248, um padre franciscano chamado Guilherme de Rubruck, companheiro do rei francês Luís IX, conheceu um padre dominicano, André de Longjumeau, durante a sua visita a Jerusalém. Naquela época, Luís IX liderava as cruzadas contra os muçulmanos na região do Mediterrâneo Oriental, e Guilherme de Rubruck ficou fascinado com a sugestão de André de Longjumeau de construir uma aliança com os mongóis contra os muçulmanos.
Em 1253, Guilherme de Rubruck visitou a corte mongol em Karakorum para instar o neto de Genghis Khan, Möngke Khan, a se converter. Em vez disso, Möngke Khan entregou-lhe uma carta para Luís IX na qual ele não apenas se recusava a se converter ao cristianismo, mas também ameaçava invadir o coração da Europa se os europeus não aceitassem o Deus eterno dos mongóis, Tengri.
A visita de Guilherme de Rubruck não trouxe resultados imediatos em termos de conversões, mas deixou um impacto mais duradouro.
Antes da sua visita não havia muita comunicação entre os missionários católicos e os nestorianos, mas Guilherme de Rubruck conseguiu narrar as atividades da comunidade nestoriana dentro do Império Mongol. As visitas de missionários católicos também levaram muitos nestorianos mongóis a começarem a peregrinar à Ásia Ocidental como forma de expandir a sua influência para além da sua zona de conforto sob o Império Mongol.
Em 1287, um monge nestoriano, Rabban Bar Sauma, embarcou em uma peregrinação a Jerusalém a partir de Khanbaliq, perto da moderna Pequim. Mais tarde, o aluno de Sauma, Rabban Markos, tornou-se um patriarca com o título de Yahballaha III, ou chefe da Igreja nestoriana, no Império Ilcanato governado pelos mongóis, no atual Irã.
Ao mesmo tempo, os missionários católicos também começaram a expandir a sua influência na Ásia Central. Em 1307, um padre franciscano, João de Montecorvino, construiu uma igreja católica em Khanbaliq e tornou-se patriarca sob a ordem do Papa Clemente V. Ele havia convertido cerca de 6.000 pessoas na Mongólia em 1313.
Ao longo dos séculos seguintes, o panorama religioso na Mongólia continuou a mudar, dependendo de quem governava a região.
Muitos mongóis se converteram ao budismo tibetano durante a última parte do reinado do século XIII de Kublai Khan, outro neto de Genghis Khan, que favorecia a religião. Mas depois de 1368, quando os mongóis se retiraram da China central e deixaram Khanbaliq, a prática do budismo tibetano e do catolicismo foi suprimida. A comunidade nestoriana desapareceu gradualmente e nunca mais reviveu.
No entanto, sob a dinastia Qing que governou a China e a Mongólia no século XVII, o budismo foi revivido. Mas, novamente, no século XX, a política mongol mudou drasticamente quando o país adoptou o comunismo após a intervenção da União Soviética, e a prática do budismo diminuiu novamente.
Depois que a Mongólia se tornou uma democracia em 1992, os mongóis foram autorizados a praticar livremente a sua fé novamente: o budismo começou a florescer e missionários católicos chegaram ao país e construíram uma pequena comunidade religiosa.
Quando o papa visitar este complexo terreno religioso, sua visita será significativa do ponto de vista geopolítico e religioso: em junho de 2023, o papa visitou o seu país vizinho, a Rússia, como parte dos esforços internacionais de pacificação. Mas nenhum papa alguma vez visitou o seu outro vizinho próximo, a China, que não tem relações diplomáticas com o Vaticano.
No geral, defendo que a visita inovadora do Papa à Mongólia poderá enviar sinais importantes à Ásia Oriental e, em particular, à comunidade católica muito mais vasta na China.
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Com menos de 1.500 católicos na Mongólia, a próxima visita do Papa Francisco chama a atenção para a longa e complexa história do grupo religioso minoritário - Instituto Humanitas Unisinos - IHU