Víctor Manuel Fernández: “Gostaria de aprender convosco e caminhar convosco” nesta “nova etapa”

O arcebispo Víctor Manuel Fernández (Captura de tela | YouTube)

Mais Lidos

  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • Os algoritmos ampliam a desigualdade: as redes sociais determinam a polarização política

    LER MAIS
  • “Os discursos dos feminismos ecoterritoriais questionam uma estrutura de poder na qual não se quer tocar”. Entrevista com Yayo Herrero

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

06 Julho 2023

  • “É muito claro que a carta enviada pelo Santo Padre é uma luz que deve nos guiar, não apenas como uma motivação genérica, mas como uma indicação muito prática e concreta”.
  • "Sinto o saudável orgulho de ser o sucessor do Cardeal Ladaria, um homem de fé que admiro tanto pela sua sabedoria como pelos seus valores humanos. É um bom exemplo a imitar, embora o faça 'à minha maneira'".
  • "Começarei meu trabalho por volta de segunda-feira, 11 de setembro. No entanto, antes dessa data, passarei para cumprimentá-lo e ter outra conversa com o cardeal Ladaria (estive com ele dias atrás em Roma)".

A reportagem é de José Manuel Vidal, publicada por Religión Digital, 05-07-2023. 

Religión Digital teve acesso à carta que o prefeito eleito da Doutrina da , monsenhor Víctor Manuel Fernández, enviou, datada do último dia 3, a todos os membros do dicastério que vai liderar. Como um bom líder, você não quer deixar pontas soltas em sua futura equipe. Em menos de uma página, com seu estilo claro e direto, monsenhor Fernández pede ajuda, nos convida a continuar trabalhando em equipe e garante que "uma nova etapa" começará no Dicastério, na qual a carta que o Papa anexou ao a sua nomeação será "a luz que nos deve guiar, não só como motivação genérica, mas como indicação muito prática e concreta".

Uma nova etapa na Doutrina da Fé guiada pela carta do Papa e pelo exemplo de seu predecessor, o cardeal Ladaria, “um bom exemplo a imitar, embora eu o faça 'do meu jeito'”. Por isso, diz não se sentir “adequado” para o cargo, mas “certamente não me falta boa vontade, vontade de ser fiel ao Papa e também importante experiência anterior”.

Com estas premissas, conclui: “Gostaria de aprender convosco e caminhar convosco”. Num trabalho conjunto que, conforme explica a carta, começará oficialmente "por volta de segunda-feira, 11 de setembro". Enquanto isso, monsenhor Fernández lhe agradece "pelo seu generoso trabalho" e lhe deseja "muitos bens".

Sede do Dicastério para a Doutrina da Fé. (Reprodução | RD)

Texto integral da carta de Monsenhor Fernández

Aos Membros, Secretários, Consultores e Oficiais, Membros das Comissões
e a toda a comunidade que trabalha no Dicastério para a Doutrina da Fé

La Plata, 3 de julho de 2023

Queridos amigos:

Depois da nomeação do Santo Padre, não posso dizer que me sinto apto para este cargo, mas certamente não me falta boa vontade, vontade de ser fiel ao Papa e também uma importante experiência anterior.

Sinto o saudável orgulho de ser o sucessor do Cardeal Ladaria, um homem de fé que admiro tanto pela sua sabedoria como pelos seus valores humanos. É um bom exemplo a imitar, embora o faça "à minha maneira".

Neste ponto, não que eu possa dizer muito. Mas é muito claro que a carta enviada pelo Santo Padre é uma luz que deve nos guiar, não apenas como uma motivação genérica, mas como uma indicação muito prática e concreta. Mais adiante veremos como, mas basta estarmos atentos a certas expressões: "propósito principal", "precisamos crescer em...", "mais eficazmente que", "critério fundamental", "o essencial", " perigo maior", "bem-vindos ao ensinamento recente". Essas palavras são chaves de interpretação que nos permitem refletir com calma para entender o significado dessa nova etapa. Falaremos sobre isso mais tarde.

Não direi mais, porque gostaria de aprender e caminhar com você. Começarei meu trabalho por volta de segunda-feira, 11 de setembro. Porém, antes dessa data passarei para cumprimentá-los e ter outra conversa com o Cardeal Ladaria (estive com ele dias atrás em Roma).

Entretanto, agradeço-vos o vosso generoso trabalho e desejo-vos muitas coisas boas. Que o Senhor lhe conceda uma luxuriante bênção para sua vida e sua missão.
Com muito carinho no Senhor.

Mons. Victor Manuel Fernández

Victor Manuel Fernandez, novo prefeito de Doutrina da Fé. (Reprodução | RD)

Leia mais