10 Junho 2023
"É perfeitamente possível que o Papa Francisco deixe um legado pós-cirúrgico igualmente impressionante. Além das viagens a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude, para a Mongólia e para Marselha já marcadas, ele tem dois sínodos sobre a sinodalidade marcados para outubro de 2023 e outubro de 2024, sem mencionar outro Grande Jubileu em 2025", escreve John L. Allen Jr., jornalista vaticanista, em artigo publicado por Crux, 08-06-2023.
Um novo papa é eleito com um histórico de problemas de saúde, que desde o início diz às pessoas que não espera ter um papado prolongado. Ele reina por mais tempo do que se esperava, mas eventualmente enfrenta uma crise de saúde que exige uma cirurgia séria e que leva muitas pessoas a supor que o fim está próximo.
Na verdade, porém, a cirurgia é um sucesso, e ele acaba sentando no Trono de Pedro por mais quatro anos, o que é um mandato presidencial completo nos Estados Unidos. De fato, sua longevidade é tão notável que os especialistas do Vaticano brincam: “Pensamos que estávamos elegendo um Santo Padre, mas, em vez disso, elegemos um Pai Eterno!”
Essa pode ser facilmente uma descrição do Papa Francisco, de 86 anos, que agora está se recuperando de sua segunda cirurgia em dois anos no Hospital Gemelli, em Roma. Na realidade, porém, é uma referência ao Papa Leão XIII, que foi eleito em 1878 e serviu até sua morte em 1903, aos 93 anos, tornando-se o quarto papado mais longo da história, atrás de São Pedro, Pio IX e João Paulo II. No momento, o Papa Francisco, aos 86 anos, é o papa reinante mais velho desde a morte de Leão XIII, há 120 anos.
Era março de 1899 quando Leão parecia gravemente doente e muitas pessoas, incluindo alguns membros do Colégio Cardinalício, acreditavam que sua morte era iminente. Os médicos que examinaram o pontífice, no entanto, acabaram determinando que seus sintomas eram resultado da inflamação de um cisto que incomodava o papa há anos, mas que nunca havia sido tratado.
Embora relutante em se submeter à cirurgia, Leão XIII finalmente foi persuadido a fazê-lo, instruindo um clérigo da casa papal a rezar a missa em sua capela particular enquanto a operação estava em andamento. No final, um cisto do tamanho de uma laranja foi removido, o papa se recuperou totalmente e continuou a governar a Igreja Católica até 1903.
Leão XIII, em outras palavras, é um conto de advertência para qualquer um tentado a se deixar levar pelas lutas atuais do Papa Francisco.
A analogia entre Leão XIII e Francisco vai além da resiliência diante dos desafios da saúde. Eles dois, embora dificilmente radicais políticos, foram considerados reformadores, moderados a progressistas pelos padrões católicos de sua época.
Notoriamente, foi Leão XIII quem lançou a tradição moderna do ensino social católico com sua encíclica Rerum Novarum em 1891. Foi também o Papa Leão quem reposicionou a Igreja Católica em relação à ascensão das democracias modernas e à separação entre Igreja e Estado, mudando da rejeição absoluta sob Pio IX para uma abertura cautelosa que acabaria levando primeiro aos Pactos de Latrão em 1929 e, finalmente, à declaração do Vaticano II sobre a liberdade religiosa, Dignitatis Humanae.
Vale a pena registrar brevemente o que Leão XIII realizou entre aquela cirurgia de 1899 e o fim de seu papado quatro anos depois.
Leão XIII também presidiu o ano do Grande Jubileu de 1900 após sua cirurgia, emitiu uma encíclica reconciliando os defensores da democracia e seus oponentes na Itália, promoveu a unidade dentro das igrejas católicas orientais e se tornou o primeiro papa a ser filmado e gravado em áudio, inaugurando a tradição moderna do papa como celebridade da cultura pop.
É perfeitamente possível que o Papa Francisco deixe um legado pós-cirúrgico igualmente impressionante. Além das viagens a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude, para a Mongólia e para Marselha já marcadas, ele tem dois sínodos sobre sinodalidade marcados para outubro de 2023 e outubro de 2024, sem mencionar outro Grande Jubileu em 2025.
Claro, não há garantias na vida e tudo pode acontecer. Dado o histórico desse papa, no entanto, é duvidoso que a aposta inteligente agora seja excluí-lo.