15 Mai 2023
A reportagem é publicada por Religión Digital, 13-05-2023.
O arcebispo de Tóquio, dom Tarcísio Isao Kikuchi, foi eleito no último sábado 13º presidente da Caritas Internationalis durante a 22ª Assembleia Plenária, que marca um novo começo para a organização depois que o Papa demitiu toda a administração após uma investigação interna que expôs problemas de má administração e abuso de poder no domínio da gestão do pessoal.
First speech of Mons. Tarcisio Isao #Kikuchi SVD as #newpresident of Caritas Internationalis. #GA2023Caritas #newpathsoffraternity #nuevoscaminosdefraternidad #nouvellesvoiesdefraternité pic.twitter.com/HIp5mnbT8z
— Caritas (@iamCARITAS) May 13, 2023
Tarcisius Isao Kikuchi, que completará um mandato de quatro anos à frente da confederação de 162 organizações católicas de assistência, desenvolvimento e serviço social, foi eleito por votação neste sábado durante o encontro que contou com a participação de cerca de 400 delegados representantes das 162 organizações da Caritas que operam em 200 países e territórios ao redor do mundo e que terminará nesta terça-feira.
Dom Tarcísio Isao Kikuchi, novo presidente da Caritas Internationalis. (Foto: Caritas Internationalis)
“A Caritas deve estar na linha da frente para apanhar, acompanhar, servir e defender os pobres e vulneráveis. Esta missão deve ser apoiada e ser o centro das atenções dos membros da Confederação e eu gostaria de ser eu próprio, juntamente com o Secretário Geral, que lidera toda a organização para cumprir esta importante missão da Igreja. Somos todos convidados a caminhar juntos”, foram suas primeiras palavras.
Há seis meses, o Papa demitiu todos os altos funcionários desta instituição, incluindo o presidente, o cardeal Luis Antonio Tagle, e, em seu lugar, nomeou um comissário extraordinário, o italiano Pier Francesco Pinelli, que foi acompanhado nesta fase pelo espanhol Amparo Alonso.
Kikuchi é atualmente presidente da Conferência Episcopal do Japão e secretário geral da Federação das Conferências Episcopais Asiáticas (FABC).
The Regions fully participate in the Church's mission and are considered as a space for communion and synodality at the service of the Church's work of charity, said Suor Alessandra Smerilli, Secretary at the @VaticanIHD, during #GA2023Caritas #newpathsoffraternity pic.twitter.com/L92CMqnISk
— Caritas (@iamCARITAS) May 13, 2023
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
O arcebispo de Tóquio liderará a ‘refundação’ da Caritas Internationalis após a intervenção papal - Instituto Humanitas Unisinos - IHU