Morreu o Papa Emérito Bento XVI

Papa Bento XVI (Foto: Tadeusz Górny | Wikimedia Commons)

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

02 Janeiro 2023

 

  • Joseph Ratzinger, Papa Emérito Bento XVI.

  • Nasceu em Marktl am Inn, no território da Diocese de Passau (Alemanha), em 16 de abril de 1927.

  • Morreu aos 95 anos na Cidade do Vaticano, no sábado, 31 de dezembro de 2022, no Mosteiro Mater Ecclesiae.

Na quarta-feira, 28 de dezembro, o Santo Padre Francisco, ao concluir sua saudação em italiano, surpreendeu grande parte do mundo ao comunicar esta notícia triste e dolorosa. O Papa disse: "Quero pedir uma oração especial pelo Papa Emérito Bento, que no silêncio está sustentando a Igreja, lembrando-o, ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o apoie neste testemunho de amor à Igreja até o fim.”

A reportagem é publicada por Il Sismografo, 31-12-2022. A tradução é de Luisa Rabolini.

O meu verdadeiro programa de governo é não fazer a minha vontade, não perseguir ideias minhas, pondo-me, contudo, à escuta, com a Igreja inteira, da palavra e da vontade do Senhor e deixar-me guiar por Ele, de forma que seja Ele mesmo quem guia a Igreja nesta hora da nossa história. Em vez de apresentar um programa, gostaria simplesmente de tentar comentar os dois sinais com os quais se representa liturgicamente a assunção do ministério petrino; além disso, ambos os sinais também refletem exatamente o que está sendo proclamado nas leituras de hoje.

Bento XVI - Praça de São Pedro - Domingo, 24 de abril de 2005.

Carta aos Bispos Católicos a propósito da remissão da excomunhão aos quatro prelados lefebvrianos

O convite à reconciliação com um grupo eclesial implicado num processo de separação transformou-se no seu contrário: uma aparente inversão de marcha relativamente a todos os passos de reconciliação entre cristãos e judeus feitos a partir do Concílio – passos esses cuja adopção e promoção tinham sido, desde o início, um objetivo do meu trabalho teológico pessoal.

O fato de que esta sobreposição de dois processos contrapostos se tenha verificado e que durante algum tempo tenha perturbado a paz entre cristãos e judeus e mesmo a paz no seio da Igreja, posso apenas deplorá-lo profundamente. Disseram-me que o acompanhar com atenção as notícias ao nosso alcance na internet teria permitido chegar tempestivamente ao conhecimento do problema.

Fica-me a lição de que, para o futuro, na Santa Sé deveremos prestar mais atenção a esta fonte de notícias. Fiquei triste pelo fato de inclusive católicos, que no fundo poderiam saber melhor como tudo se desenrola, se sentirem no dever de atacar-me e com uma virulência de lança em riste.

Por isso mesmo sinto-me ainda mais agradecido aos amigos judeus que ajudaram a eliminar prontamente o equívoco e a restabelecer aquela atmosfera de amizade e confiança que, durante todo o período do meu pontificado – tal como no tempo do Papa João Paulo II –, existiu e, graças a Deus, continua a existir.

Do Vaticano, 10 de março de 2009.

Os abusos obscureceram a luz do Evangelho

Só examinando com atenção os numerosos elementos que deram origem à crise atual [abusos sexuais] é possível empreender uma diagnose clara das suas causas e encontrar remédios eficazes. Certamente, entre os fatores que para ela contribuíram podemos enumerar: procedimentos inadequados para determinar a idoneidade dos candidatos ao sacerdócio e à vida religiosa; insuficiente formação humana, moral, intelectual e espiritual nos seminários e nos noviciados; uma tendência na sociedade a favorecer o clero e outras figuras com autoridade e uma preocupação inoportuna pelo bom nome da Igreja e para evitar os escândalos, que levaram como resultado à malograda aplicação das penas canônicas em vigor e à falta da tutela da dignidade de cada pessoa.

É preciso agir com urgência para enfrentar esses fatores, que tiveram consequências tão trágicas para as vidas das vítimas e das suas famílias e obscureceram a luz do Evangelho a tal ponto, ao qual nem sequer séculos de perseguição não tinham chegado.

Bento XVI - Praça de São Pedro - 19 de março de 2010, Solenidade de São José.

Minhas forças não são mais apropriadas para o adequado exercício do ministério do Bispo de Roma

Após ter repetidamente examinado minha consciência perante Deus, eu tive certeza de que minhas forças, devido à avançada idade, não são mais apropriadas para o adequado exercício do ministério de Pedro. Eu estou bem consciente de que esse ministério, devido à sua natureza essencialmente espiritual, deve ser levado não apenas com palavras e fatos, mas não menos com oração e sofrimento.

Contudo, no mundo de hoje, sujeito a mudanças tão rápidas e abalado por questões de profunda relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e proclamar o Evangelho, é necessário tanto força da mente como do corpo, o que, nos últimos meses, se deteriorou em mim numa extensão em que eu tenho de reconhecer minha incapacidade de adequadamente cumprir o ministério a mim confiado.

Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, confiado a mim pelos cardeais em 19 de abril de 2005, pelo qual a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20h, a Sé de Roma, a Sé de São Pedro, vai estar vaga e um conclave para eleger o novo Sumo Pontífice terá de ser convocado por quem tem competência para isso.

Do Vaticano, 10 de fevereiro de 2013.

Leia mais