A gestão do Vaticano no caso do jesuíta Rupnik expõe novas dimensões da interminável crise de abusos. Artigo de Massimo Faggioli

Marko Rupnik foi recebido pelo Papa Francisco em audiência privada, em julho de 2022. Foto: Vatican Media

21 Dezembro 2022

Marko Rupnik é um dos mais conhecidos jesuítas, e fases cruciais do escândalo aconteceram no primeiro pontificado de um papa jesuíta. Muitos contornos do caso Rupnik ainda não estão claros, mas essa história é muito importante na história da crise dos abusos na Igreja Católica. É um novo marco, que afunda a moral daqueles que acompanharam a crise. Ao mesmo tempo, liberta-nos de narrativas fáceis e manipuladas a nosso serviço sobre a forma de abordar o problema”, escreve o historiador italiano Massimo Faggioli, professor da Villanova University, Filadélfia, EUA, em artigo publicado por National Catholic Reporter, 21-12-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Eis o artigo.

Em 2 de dezembro, a ordem jesuíta global confirmou relatos feitos em vários blogs católicos italianos conservadores de que o jesuíta esloveno Marko Rupnik, um famoso artista residente em Roma, havia sido discretamente disciplinado por supostamente abusar de mulheres adultas e foi impedido de ouvir confissões ou oferecer orientação espiritual.

Em 14 de dezembro, o padre Arturo Sosa, superior-geral da Companhia de Jesus, revelou mais informações. Rupnik, conhecido em vários lugares do mundo por sua iconografia e mosaicos em várias igrejas e catedrais renomadas, já havia sido condenado pelo escritório doutrinário do Vaticano por ter usado o confessionário para absolver uma mulher de ter tido relações sexuais com ele.

Esse é um dos crimes mais graves do direito canônico e incorre em excomunhão automática. Sosa disse que Rupnik se arrependeu e indicou que a excomunhão havia sido suspensa.

Recapitulando os detalhes do caso, alguns podem sentir o habitual “lá vamos nós de novo” em relação ao abuso sexual e seu encobrimento na Igreja Católica. Mas acho que o caso Rupnik realmente recapitula e lança luz sobre novas dimensões que surgiram no escândalo de abuso nos últimos anos. Quero destacar brevemente 10 dimensões que vejo.

Primeira dimensão: O papel dos blogs conservadores

A primeira dimensão é que não são apenas as reportagens feitas pelos meios de comunicação tradicionais e seculares que levam à revelação da verdade sobre o abuso e seu encobrimento. Nesse caso, foram os blogs conservadores que forçaram as autoridades da Igreja a divulgar informações importantes sobre o caso e sobre um membro do clero condenado que ainda poderia causar danos.

Claramente, essas fontes de notícias informais e muitas vezes anônimas têm uma agenda que é maior do que a verdade sobre o abuso. Mas eles também mostram a inadequação do “access journalism” (“jornalismo de influência/de celebridades”), ou de jornalistas que se concentram em conseguir acesso às salas dentro do Vaticano. Eles também mostram a inadequação do tipo de jornalismo no qual o Papa Francisco frequentemente se baseia. Isso diz algo sobre o novo clima de informação na Igreja Católica.

Este também é o fim das narrativas do jornalismo como o herói da história (impulsionadas também por filmes como “Spotlight”, sobre a reportagem do Boston Globe em 2002 sobre a crise dos abusos). Sem dúvida, jornalistas corajosos mudaram a história recente da Igreja Católica ao relatar o escândalo. Ao mesmo tempo, este é um cenário moral muito mais complicado, com muitas zonas cinzentas, mais parecido com o cenário pós-cristandade do filme irlandês “Calvário” do que com o hollywoodiana “Cidadão Kaneversão crise de abusos”.

O problema agora é como separar os fatos não relatados ou silenciados que esses blogs publicam da quantidade significativa de calúnias que muitas vezes lhes dá fama e fortuna. Problema semelhante: como dizer aos redatores papais profissionais que é necessário fazer perguntas rígidas e dizer a verdade, por mais desconfortável que seja, sobre os líderes da Igreja de quem gostam e são queridos, incluindo o papa.

Segunda dimensão: A sobreposição dos problemas jurídicos, teológicos e culturais

O caso Rupnik deixa claro os conceitos diferentes e sobrepostos de crime e abuso (sexual, espiritual, sacramental, de autoridade) que muitas vezes estão presentes no mesmo caso. Há um problema de adaptação do sistema jurídico a este fenômeno, mas há também um problema teológico e cultural.

Não é mais aceitável aceitar abusos em silêncio ou considerá-los como contravenções menores. Tem havido uma enorme reversão de suposições sobre o que é esperado e tolerado por diferentes tipos de membros da Igreja. Assistimos a uma contínua e massiva mudança de cultura e de mentalidades, na qual a atual crise da Igreja Católica desempenha um papel central. Ao mesmo tempo, esta crise eclesial também ajuda muitos em todo o mundo a compreender como foram ou estão sendo tratados.

Terceira dimensão: A “crise de abusos” não é apenas “do clero”

Algo que está emergindo é a incerteza ou inutilidade da distinção entre hierarquia clerical e comunidades carismáticas, especialmente em uma Igreja que quer ser, em seu esforço evangelizador e missionário, toda ministerial. Percorremos um longo caminho desde o tempo em que isso poderia ser chamado de “crise de abuso do clero” – e é surpreendente que alguns estudiosos ainda tratem essa crise como algo monocausal com o clericalismo ou com o papel singular do clero na Igreja Católica.

Quarta dimensão: O papel problemático de líderes carismáticos

Repetidamente, vimos o papel problemático de líderes carismáticos com seguidores entusiasmados e muitas vezes cegamente apaixonados, semelhantes a bandas de rock. O recrutamento, especialmente em novas comunidades religiosas, incluindo comunidades leigas, muitas vezes tem mecanismos sutis de sedução espiritual com tons eróticos implícitos e sublimados (no melhor dos casos). Eu vi isso com meus próprios olhos. Isso está vindo à tona apenas agora. Pode ser comparável com o reconhecimento da Igreja com alguns aspectos preocupantes do misticismo no início do catolicismo moderno.

Quinta dimensão: Existem áreas escuras e sombrias entre diferentes jurisdições na Igreja

Rupnik é um jesuíta, mas o processo canônico não está sob o controle da Companhia de Jesus (ao contrário, está sob o controle do Vaticano). Ao mesmo tempo, são os jesuítas que agora enfrentam o fogo, também porque têm muito a explicar, juntamente com o Dicastério para a Doutrina da Fé do Vaticano.

Este é um elemento-chave porque liberta os jesuítas da ilusão de que estão de alguma forma magicamente isentos da crise. A expectativa era que os jesuítas fossem diferentes. Fora de Roma, os católicos já conheciam a verdade. Pesquisas recentes nos Estados Unidos sobre o dano moral do abuso sexual descobriram que “as instituições jesuítas ainda são marcadas pelo clericalismo, o que se mostra um obstáculo à transparência, responsabilidade e compartilhamento equitativo do poder”.

Houve claramente uma crise de abuso jesuíta e encobrimento nos Estados Unidos, e agora evidentemente chegou a Roma, durante o pontificado do primeiro papa jesuíta. Agora está claro que nenhuma realidade eclesial pode ser considerada uma exceção virtuosa. À parte, a Companhia de Jesus tornou-se uma das últimas da Igreja a saber “couvrir la couronne” (“proteger a mais alta autoridade”), mas isso terá um custo. Isso complicará ainda mais a já difícil história das relações entre os jesuítas e o papado.

Sexta dimensão: O final do pontificado e a crise com as mulheres

Este caso surgiu durante a segunda fase, ou um momento de declínio, no pontificado de Francisco, perto do 10º aniversário da eleição do papa em março de 2013. Embora eu acredite que essas revelações também magoaram Francisco, não acredito nem por um momento que eles possam ser reduzidos a uma conspiração contra o papa. Esse tipo de falácia não ajuda a Igreja e o papa.

Do ponto de vista histórico, o contexto eclesial é de crescente tensão e frustração das mulheres contra um papa muito amado por causa da clara inadequação e inconsistência do que ele diz sobre as mulheres, a linguagem que ele usa sobre as mulheres, a teologia das mulheres e seu papel na Igreja. É impressionante ver como o fato de mulheres adultas serem as supostas vítimas de Rupnik aparentemente tornou este caso menos escandaloso para o Vaticano ou para os jesuítas, depois que várias vítimas do sexo feminino não foram ouvidas ou relutaram em se apresentar depois de verem o crime como outras mulheres eram tratadas.

Sétima dimensão: Sistema eclesiástico monolítico vs. Defensores das vítimas e sobreviventes.

A inadequação da ideia de um sistema eclesiástico monolítico contra um quase monolítico grupo de defensores dos sobreviventes e vítimas de abusos. Existem maneiras muito diferentes de advogar por justiça para vítimas e sobreviventes: algumas maneiras estão próximas da Igreja institucional e do papa (de maneiras diferentes) e outras veem fundamentalmente a Igreja como uma organização criminosa trabalhando apenas para permitir e encobrir abuso sistêmico e sistemático.

Por enquanto, devemos nos concentrar nas diferentes maneiras pelas quais a Igreja institucional pode lidar com o abuso – tanto na Cúria Romana quanto na Companhia de Jesus. É certo que na Cúria as coisas são mais surreais neste caso. Há o papel pouco claro e potencialmente prejudicado da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores, movida pela recente reforma da Cúria de Francisco para sob o Dicastério para a Doutrina da Fé. Esse dicastério do Vaticano ainda lista como um de seus membros o cardeal francês Jean-Pierre Ricard, que em novembro admitiu ter abusado de uma menina de 14 anos há 35 anos. Não deveria demorar muito para anunciar a suspensão de um clérigo que fez uma declaração voluntária admitindo esse tipo de abuso.

Oitava dimensão: Roma e Itália no centro da crise

Roma e Itália desempenham um papel neste caso que não vimos antes na crise global de abuso. Existem os círculos católicos em Roma (incluindo o Centro Aletti, um centro para artistas, onde Rupnik mora), a Cúria Geral Jesuíta, o Vaticano e as relações entre eles e todos os lugares na Itália onde Rupnik era ativo, reverenciado e protegidos. Vale lembrar que foi apenas no dia 17 de novembro que os bispos italianos apresentaram, pela primeira vez, um relatório oficial sobre os abusos sexuais do clero no país.

Nona dimensão: A arte de um artista abusador

O ministério artístico e o carisma intelectual de Rupnik eram uma das vozes de um certo romance católico ocidental com o Oriente, uma espécie de narrativa de “a beleza salvará o mundo”. Nas narrativas da história secular, o que está acontecendo na Rússia e na Ucrânia agora deve nos alertar contra tal romantismo. No que se refere à história da espiritualidade e das ordens e comunidades religiosas, é sabido que sensibilidades estéticas, personalidades fortemente carismáticas e comportamentos abusivos andaram frequentemente de mãos dadas, sendo o carisma (e as vocações por ele recrutadas) muitas vezes visto como um cheque em branco para pagar por todo o resto desagradável.

Isso também diz algo sobre como uma certa fixação por um senso de beleza católico (seja os mosaicos de Rupnik, o protótipo da catedral gótica, um estilo barroco mais da Contra-Reforma ou o ódio pelas Igrejas “brutalistas” do século XX) que pode servir para encobrir outros problemas. Por outro lado, este caso abre o debate sobre o que fazer com a arte sacra contemporânea criada para a Igreja por clérigos que cometeram crimes que foram encobertos também pela fama, influência e encanto.

Décima dimensão: Um novo marco na crise de abusos

O caso Rupnik nos faz entender a crise dos abusos na Igreja Católica de maneiras novas e mais elaboradas – mais profundas do que as investigações do “Spotlight” do Boston Globe em 2002 e o caso do agora ex-cardeal Theodore McCarrick em 2018.

Rupnik é um dos mais conhecidos jesuítas, e fases cruciais do escândalo aconteceram no primeiro pontificado de um papa jesuíta. Muitos contornos do caso Rupnik ainda não estão claros, mas essa história é muito importante na história da crise dos abusos na Igreja Católica. É um novo marco, que afunda a moral daqueles que acompanharam a crise. Ao mesmo tempo, liberta-nos de narrativas fáceis e manipuladas a nosso serviço sobre a forma de abordar o problema.

Leia mais