Quatro de cada dez empresas brasileiras são tocadas por mulheres

(Foto: Reprodução)

Mais Lidos

  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • Os algoritmos ampliam a desigualdade: as redes sociais determinam a polarização política

    LER MAIS
  • “Os discursos dos feminismos ecoterritoriais questionam uma estrutura de poder na qual não se quer tocar”. Entrevista com Yayo Herrero

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

16 Dezembro 2022

Das 20,6 milhões de empresas ativas no Brasil, 8,4 milhões são lideradas por mulheres. Desse total, 84,7% tocam o negócio sozinhas, o que representa um total de 7,1 milhões de mulheres empreendedoras. O levantamento inédito é da Serasa Experian.

A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.

A pesquisa levou em conta a representatividade por gênero, idade, CPF, CNPJ, porcentagem de participação, localização, porte, faturamento e tempo de abertura da empresa. O resultado indicou que quatro em cada dez empresas mulheres são sócias majoritárias ou donas da empresa.

As mulheres entre 20 e 39 anos de idade também se mostram mais arrojadas que os homens na abertura de empresas. Nessa faixa etária, as mulheres no comando chegam a 36,3%, enquanto os homens somam 32,1%. Empresas com até dois cinco anos de atuação são dirigidas majoritariamente por mulheres – 28,8% contra 25,3%. Motivos que levam mulheres a empreender são a conquista da independência financeira e a flexibilidade de tempo.

Os ramos com mais mulheres à frente dos negócios, segundo o Serasa Experian, são comércio de confecções (10,7%), serviços de higiene e embelezamento pessoal (10,5%), serviços de alimentação (10%), comércio varejista de gêneros alimentícios (4,7%).

 

O maior número de mulheres empreendedoras, por região, está concentrado no Sudeste (51,1%), seguido do Nordeste (17,7%), Sul (17.4%), Centro-Oeste (9,1%) e Norte (4,5%). Por Estado, paulistas aparecem em primeiro lugar (27,8%), seguidas das cariocas (10,6%) e das mineiras (10,3%).

 

A pesquisa foi divulgada em 23 de novembro.

Leia mais