27 Outubro 2022
"Repudiamos veemente os ataques covardes a Dom Aldemiro e a tantas outras vozes que se erguem na defesa do Reino de Deus, dos valores ensinados por Jesus de Nazaré! Nossa defesa é por direitos e não por privilégios; é por vida plena para todas as pessoas. Nossa opção preferencial é pelos pobres e repudiamos a manutenção da necropolítica e desse sistema que mata", denunciam diversas entidades na Carta Aberta pela Profecia.
Nota Pública – Carta Aberta pela Profecia (Continuamos aceitando novas adesões até 18h - horário de Brasília, de 27/10/2022 – quinta-feira – de Organizações, Coletivos, Pastorais e Movimentos). Para assinar a carta, acesse aqui.
“[...] que a sociedade se oriente para a prossecução
do bem comum e, a partir deste objetivo, reconstrua incessantemente a sua ordem
política e social, o tecido das suas relações, o seu projeto humano”.
(Fratelli Tutti, 66).
Neste domingo, dia 23 de outubro de 2022, ocorreu na Basílica de Nossa Senhora Aparecida a Romaria pela paz, vida plena e democracia, realizado pelo Conselho Nacional do Laicato no Brasil em conjunto a organismos, pastorais e movimentos. Essa romaria atende ao chamado do Bom Pastor a ser sal da terra e luz do mundo, numa resposta profética em meio as trevas da incerteza, do ódio e da intolerância. É a luz da fé, da ética e do comprometimento social e político por justiça social que a profecia se concretiza em nossas vidas e na vida de nosso país.
Mas num domingo de romaria, de devoção a Nossa Senhora Aparecida e de profunda oração, recebemos estarrecidos/as a notícia de que Dom Aldemiro Sena dos Santos, bispo da Diocese de Guarabira/PB, foi covardemente agredido verbalmente, na sacristia da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Luz, sede diocesana, após a celebração da Santa Missa. Não há justificativas plausíveis para um ataque covarde a um pastor da Igreja de Cristo.
“Digo-vos: se estes se calarem, clamarão as pedras!”
(Lc 19, 40)
Dom Aldemiro fez uma orientação aos/as católicos/as sobre as eleições. Baseado no magistério do Papa Francisco, sobretudo na Encíclica Fratelli Tutti, recordou a verdadeira política, em seu sentido para o bem comum, e a quem escolher pra votar neste segundo turno, tendo em vista sempre os feitos que beneficiaram os pobres. Ele finalizou citando Dom Pedro Casaldaliga: “Na dúvida, fique do lado dos pobres”. Essa é a escolha profética que Dom Aldemiro convidou a poção do povo de Deus na diocese de Guarabira a fazer!
Repudiamos veemente os ataques covardes a Dom Aldemiro e a tantas outras vozes que se erguem na defesa do Reino de Deus, dos valores ensinados por Jesus de Nazaré! Nossa defesa é por direitos e não por privilégios; é por vida plena para todas as pessoas. Nossa opção preferencial é pelos pobres e repudiamos a manutenção da necropolítica e desse sistema que mata.
Não vamos desanimar, sejamos nós os sinais de esperança! É o momento de encantar a política: professar e vivenciar nossa fé no verdadeiro messias, numa construção coletiva de união nacional.
Recife,
24 de outubro de 2022
Subscrevem a nota:
1. Comissão Pastoral para Ação Sociotransformador do Regional Nordeste 2
2. Escola Fé e Política Pe. Humberto Plummen (Regional Nordeste 2)
3. Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Camara – CEFEP
4. CIMI - Conselho Indigenista Missionários – Regional NE 2
5. Com. Missionária – Vicariato de Paulista – PE
6. Oficina de Oração e Vida
7. Sindicato Servidores Municipal de Abreu e Lima (PE)
8. Pastoral Carcerária Regional
9. Pastoral Carcerária do Estado da Paraíba
10. Pastoral dos Migrantes
11. Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2
12. Pastoral Ambiental – Arquidiocese de Olinda e Recife
13. Pastoral da acolhida
14. Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese do Rio de Janeiro
15. Pastoral da AIDS
16. Cáritas Diocesana de Pesqueira (PE)
17. Escola de Fé e Politica Pe. Sabino Gentili – Arquidiocese de Natal (RN)
18. Escola de Fé e Politica Maninha Xukuru Kariri – Diocese de Palmeira dos Índios (AL)
19. Escola Diocesana de Fé e Política Zilda Arns – Diocese de Caicó (RN)
20. Escola Fé e Política Dom Pedro Casaldaliga - Arquidiocese de João Pessoa/PB